Dirigido por Gabriel Martins (‘No Coração do Mundo’), o filme nacional ‘Marte Um‘ já foi exibido em 35 festivais internacionais e foi premiado como Melhor Longa-Metragem no OutFest, no Black Star e no San Francisco Film Festival.
Nesta quarta-feira, 23, foi o campeão do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em cerimônia que ocorreu na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
O filme recebeu o prêmio de melhor longa-metragem de ficção e venceu mais sete categorias, incluindo direção, fotografia, roteiro original, montagem e som.
‘Marte Um‘ já está disponível para ser assistido no streaming da Globoboy.
Vale lembrar que o filme também conquistou 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Das 29 críticas publicadas até o momento, todas são positivas.
Entre os comentários, os críticos elogiaram a forma como Martins conduz a história de seus principais personagens, fazendo com que o espectador se apegue à história a partir do ponto de vista de cada um deles.
Confira as análises:
“‘Marte Um’ aprofunda cada um de seus quatro personagens principais, construindo suas histórias com elegância em um todo familiar comovente. Todos relacionáveis, imperfeitos e encantadores à sua maneira, eles se antagonizam sem que ninguém perca sua humanidade.” – IndieWire.
“Ao apresentar lentamente as preocupações individuais de cada um dos quatro membros da família de uma maneira quase perfeita, Martins mergulha o espectador em sua história multifacetada e habilmente história de crescimento interpessoal.” – The Wrap.
“Inverter um clichê político é uma maneira do filme desconstruir agradavelmente as expectativas do público; retratar as pessoas como seres complexos em vez de meros tipos simbólicos é outra. Eles se somam a uma história sincera da vida.” – The Wall Street Journal.
“Uma celebração deliciosa e alegre dos laços inquebráveis que nos mantêm unidos nos momentos mais desafiadores – sejam eles políticos ou pessoais.” – San Jose Mercury News.
“Há muito o que gostar em ‘Marte Um‘. É uma peça convincente e relacionável sobre uma família cotidiana lidando com as lutas do dia-a-dia.” – Ready Steady Cut.
“Embora este seja um drama familiar, é acima de tudo um drama familiar brasileiro e, como tal, o diretor Martins nos leva a um ambiente único e distinto. Através dos olhos da família Martins, vemos a vida local e a celebração de uma maneira muito específica do Brasil.” – Reeling Reviews.
Confira o trailer:
‘Marte Um‘ é o segundo longa do cineasta, e tem, como um de seus temas centrais, a realização de um sonho infantil.
No filme, vemos o cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas), o caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico, e participar de uma missão que em 2030 irá colonizar o planeta vermelho. Morando na periferia de um grande centro urbano, não há muitas chances para isso, mas mesmo assim, ele não desiste. Passa horas assistindo vídeos e palestras sobre astronomia na internet.
Já fizemos nossa crítica, leia aqui.