terça-feira, abril 16, 2024

Saiba em que ordem assistir à franquia ‘Sobrenatural’

No início da década, em 2010, surgiu no cinema o primeiro filme de uma franquia cujo título, ‘Sobrenatural’, anunciava uma temática já bastante conhecida pelos fãs de suspense e terror. Porém, para a agradável surpresa de muitos, o primeiro filme se mostrou uma ótima opção do gênero. De lá para cá, três continuações foram lançadas nas telonas, só que elas não só dialogam entre si, como também avançam e voltam na linha temporal da trama, o que gera muita confusão para nós, pobres cinéfilos.

Para dar uma ajudinha aos nossos queridos leitores do CinePop, fizemos aqui um pequeno guia para ajudá-los a entender melhor como ‘Sobrenatural’ funciona, seguindo uma sugestão de ordem de como ver os filmes, e não a de lançamento. Cuidado! As explicações a seguir podem conter pequenos spoilers.

1 – ‘Sobrenatural 4: A Última Chave’ (2018)

O último filme, na verdade, seria o primeiro, por contar a história da personagem principal. Aqui podemos ter uma ideia de como Elise lidou com seus poderes mediúnicos, como teve que trabalhar para utilizá-los a seu favor e o quanto sofreu por isso. No tempo presente da protagonista, ela revisita sua antiga casa onde morou, em Five Keys, no México, a pedido de um rapaz que está sendo atormentado por presenças desconhecidas, e o fato de voltar ao seu antigo lar desencadeia uma série de memórias na velha Elise. Entretanto, o longa é um pouco confuso dentro dele mesmo, porque Elise tem diversos flashbacks da sua juventude, o que faz com que alguns elementos da trama se entrelaçassem, e a gente fique um pouco em dúvida se o fenômeno aconteceu no passado ou se no presente da protagonista. Neste filme, Elise também tem visões de certos episódios que somente ocorrem nos filmes 1 e 2, que, na vida dela, ocorreriam depois. É exemplo disso quando Elise está no outro mundo, abre uma porta e vê o pequeno Dalton, pouco antes de ele cair da escada.

2 – ‘Sobrenatural 3: A Origem’ (2015)

Terceiro filme lançado da franquia, não é exatamente uma continuação. A história se passa antes dos filmes lançados previamente no cinema, porém, na linha temporal da franquia, é a partir deste filme aqui que as coisas começam a acontecer. Esta história se passa na família de Josh – o pai. Na trama uma garota procura Elise (a mulher mediúnica, ao redor da qual a franquia roda), alegando que sua falecida mãe quer se comunicar com ela, só que daí um homem começa a persegui-la e Elise vai ajudá-la. Enquanto isso, no outro mundo, Elise cai numa armadilha da Velha de Preto (a mesma que aparece nos filmes 1 e 2, mas que, dentro do tempo do filme, ela não conhecia ainda). Na cena final, (re)aparece o demônio do filme 1. Esse filme funciona como um anúncio do que está por vir na franquia, por isso recomenda-se assisti-lo antes dos outros.

Não deixe de assistir:

3 – ‘Sobrenatural 1’ (2010)

Este filme fica, na linha temporal da trama geral, em terceiro lugar. Lembra do menino ao qual nos referimos em ‘Sobrenatural 4’? Pois bem, neste primeiro ‘Sobrenatural’ conhecemos a história desse menino, o Dalton, que cai da escada quando uma porta se abre sozinha e, ao acordar, dá de cara com uma figura sombria na escuridão. Só que daí Dalton não acorda mais, e seu pai, Josh, junto com a mãe, Renai, buscam a ajuda de Elise para salvar a alma do filho. Neste filme ocorre um evento significativo para a trama geral, o que impediria a produção de seguir em frente no formato apresentado.

4 – ‘Sobrenatural: Capítulo 2’ (2013)

Conforme falamos, por conta do evento significativo, a trama se desenrola por outro lado. Depois desse evento, a família de Josh decide mudar de casa, e eles passam a morar com Lorraine Lambert, a mãe de Josh. Porém, uma vez lá, eles percebem que suas vidas não voltarão ao normal, pois passam a enxergar uma mulher de branco andando pela casa. Na cena final ocorre um significativo encontro, que dá brecha para uma continuação a partir dessa vertente, porém, não há nada confirmado ainda, embora a atriz Lin Shaye tenha dito aqui que acredita numa continuação da franquia.

É claro que esta é apenas uma sugestão de sequência para assistir à franquia ‘Sobrenatural’, porque, no final das contas, quem decide a ordem é você, leitor-espectador. Até porque a sequência lançada nos cinemas é outra (filmes 3, 4, 2 e 1), e, levando em consideração a direção de James Wan (‘Aquaman’, ‘Jogos Mortais’), é bem possível que esse enredo se contorça e se entrelace ainda mais, caminhando para mais de uma direção ao mesmo tempo, afinal, as entidades sobrenaturais não são muito de seguir uma ordem direitinho, né non?

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS