O ator Samuel L. Jackson revelou que há décadas se preocupa com questões relacionadas à inteligência artificial e à recriação digital de atores, e por isso se recusa a assinar contratos que permitam o uso de sua imagem “em perpetuidade” por estúdios ou produtoras.
Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, Jackson expressou suas preocupações sobre esse assunto em constante evolução. Enquanto discutia o uso de tecnologias de escaneamento e rejuvenescimento digital em produções cinematográficas, o ator destacou sua experiência com o diretor George Lucas durante as filmagens de ‘Star Wars: A Ameaça Fantasma‘.
“As pessoas começaram a pensar nisso agora? Eu tenho feito essas perguntas há muito tempo. O primeiro diretor que pediu para me escanear foi George Lucas, e eu fiquei desconfiado. George e eu somos amigos, então conversamos bastante sobre isso, e ele me explicou que era apenas uma questão prática: como ele tinha todas essas pessoas mais velhas no elenco, queria ter certeza de poder utilizar suas personagens nas sequências, mesmo se algo acontecesse com elas”, comentou Jackson.
Dentro do Universo Cinematográfico da Marvel, Jackson também relatou que cada mudança de visual de seu personagem Nick Fury foi acompanhada por sessões de escaneamento digital.
“Quando fiz ‘Capitã Marvel’, e eles iam me rejuvenescer digitalmente, um alarme acendeu na minha cabeça: ‘Eles podem fazer isso, usar o meu rosto, quando quiserem!’. Acho que pode ser algo preocupante, sim”, contou Jackson.
No que diz respeito aos contratos futuros, Samuel L. Jackson afirmou que adotará uma abordagem cautelosa.
“No futuro, atores devem fazer o que eu sempre faço: quando leio um contrato e vejo as palavras ‘podemos usar sua imagem em perpetuidade’, ou ‘em circunstâncias conhecidas ou ainda não conhecidas’, risco elas do papel. Não assino. É o meu jeito de dizer que não aprovo isso”, completou ele.
Samuel L. Jackson está de volta ao papel de Nick Fury na nova série da Marvel Studios ‘Invasão Secreta‘.
Lembrando que o episódio de estreia já está disponível no Disney+.
A produção está atualmente com uma porcentagem de aprovação de 73% baseada em 74 críticas no Rotten Tomatoes.
Confira algumas avaliações abaixo:
“‘Invasão Secreta’ mostra-se tão morna quanto parada.” – IndieWare
“Samuel L. Jackson parece tão farto da fórmula da Marvel assim como uma parte crescente do público.” – Daily Telegraph (UK).
“É divertido o suficiente. Afinal, esta é uma série da Marvel, o que significa que é um caso liso e polido que traz diversos Easter Eggs para os fãs saborearem.” – London Evening Standard
“Como um dos projetos mais maduros do MCU até hoje, ‘Invasão Secreta’ é um drama tenso e fascinante que presenteia seus atores com material de peso e encoraja seu público a olhar além do brilho do super-heroísmo.” – Empire
“No geral, ‘Invasão Secreta’ tem ideias que se contentam em provocar um ritmo que um filme da Marvel pode não permitir.” – Variety.
“Na maior parte, ‘Invasão Secreta’ é mais sombrio e até monótono do que se poderia esperar.” – The Hollywood Reporter
Além de Jackson e Ben Mendelsohn, a trama também conta com James Rhodes (Don Cheadle), Sonya Falsworth (Olivia Colman), G’iah (Emilia Clarke), Gravik (Kisngsley Ben-Adir), Maria Hill (Cobie Smulders), Everett Ross (Martin Freeman) e os misteriosos personagens de Carmen Ejogo e Killian Scott.