Em entrevista à Variety, o aclamado diretor Luca Guadagnino falou sobre a nova versão do clássico ‘Scarface’ pelo qual ficará responsável.
Guadagnino disse que, apesar das críticas a mais uma adaptação, ele promete que sua versão será “bastante atemporal”.
“O primeiro ‘Scarface’ de Howard Hawkes falava sobre a era das proibições. Cinquenta anos depois, Oliver Stone e Brian De Palma fizeram suas versões, que eram bastante diferentes do filme de Hawkes. Ambos podem ser colocados no patamar de suas peças esculturais. Se tudo der certo, a nossa, quarenta anos mais tarde, será digna de reflexões sobre um personagem que é paradigma de nossas compulsões por excesso e ambição. Creio que minha versão será bastante atemporal”.
Guadagnino é considerado um dos melhores cineastas contemporâneos, tendo ficado responsável por obras como ‘Um Mergulho no Passado’ e ‘Um Sonho de Amor’. Ele também comandou o controverso remake de ‘Suspiria’ e a série ‘We Are Who We Are’, que estreia em breve na HBO. Seu próximo projeto é o remake de ‘O Senhor das Moscas’ e a sequência do vencedor do Oscar ‘Me Chame Pelo Seu Nome’.
Para quem não sabe, a Universal Pictures tenta lançar o reboot há vários anos, mas diversos roteiristas e diretores abandonaram a produção.
Em 2011, David Ayer (‘Esquadrão Suicida‘) foi contratado para escrever o roteiro, que seria dirigido por David Yates (‘Animais Fantásticos’).
Após a saída de Yates, o próprio Ayer foi considerado para assumir a direção, mas também abandonou o posto por conta dos atrasos no desenvolvimento do projeto.
Anos mais tarde, os irmãos Ethan e Joel Cohen foram contratados como roteiristas, mas também se desligaram do reboot.
O projeto fará uma atualização do personagem para os dias de hoje. A história será centrada em um imigrante mexicano, que “através de uma campanha ambiciosa e implacável, corre atrás do ‘sonho americano’ – seja isto o que for nesta década.”.
O personagem deve se envolver com o cartel de drogas em Los Angeles.
O primeiro filme protagonizado pelo gângster com a cicatriz no rosto foi ‘Scarface – A Vergonha de uma Nação‘, dirigido por Hawkes e Richard Rosson em 1932. A inspiração para o roteiro foi o mafioso real Al Capone, que tinha o apelido de “Scarface”.
Palma usou o longa como inspiração para seu ‘Scarface‘, que teve Al Pacino no papel do protagonista. Escrito por Oliver Stone, o remake de 1983 é mais conhecido que o original e notório por sua violência. Nessa versão, o italiano Tony Camonte se tornou Tony Montana, um refugiado cubano.