Sean Penn consolidou seu nome na história do cinema ao vencer o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação como o Coronel Steven J. Lockjaw em ‘Uma Batalha Após a Outra’. Com a vitória, Penn tornou-se um dos poucos artistas a conquistar três estatuetas douradas em categorias de atuação, um feito alcançado por apenas oito pessoas na história da Academia.
Segundo o ComicBook, Penn é agora o quarto homem a atingir essa marca, juntando-se a nomes lendários como Jack Nicholson e Daniel Day-Lewis. Seus prêmios anteriores foram ambos como Melhor Ator principal, por ‘Sobre Meninos e Lobos’ (2004) e ‘Milk: A Voz da Igualdade’ (2009).
Ele agora compartilha o panteão dos grandes vencedores com:
- Katharine Hepburn (4)
- Meryl Streep, Jack Nicholson, Ingrid Bergman, Daniel Day-Lewis, Frances McDormand e Walter Brennan (3 cada).
Apesar do peso histórico da conquista, o ator não compareceu à cerimônia. O prêmio foi aceito em seu nome pelo ator Kieran Culkin, que comentou de forma enigmática que Penn “não pôde ou não quis” estar presente.
A ausência, embora notada, não foi uma surpresa total: o ator já havia faltado ao SAG Awards e ao BAFTA deste ano, premiações nas quais também saiu vencedor. Curiosamente, sua única aparição na temporada foi no Globo de Ouro, onde acabou perdendo para Stellan Skarsgård.
‘Uma Batalha Após a Outra’ está disponível no HBO Max.
