sexta-feira, abril 26, 2024

Seleção da Bélgica lança uniforme em homenagem ao ‘Tintim’

A Adidas enfim revelou os uniformes das seleções que vão jogar a Eurocopa 2024. De uma vez só, a fornecedora de materiais esportivos mostrou ao mundo as camisas que Alemanha, Itália, Espanha, País de Gales, Hungria, Escócia e Bélgica vão utilizar nos jogos deste ano. Apesar desta edição da ‘Euro’ ser disputada na Alemanha, o destaque da vez vai para a Seleção Belga. Isso porque seu segundo uniforme presta uma homenagem incrível a um ícone dos quadrinhos do país e da Cultura Pop mundial: o jovem jornalista Tintim.

Criado em 1929 pelo quadrinista belga Hergé, o personagem estreou no dia 10 de janeiro de 1929, no jornal Le Vingtième Siècle. Mais especificamente, no caderno infantil do jornal, chamado de Le Petit Vingtième. Sob o título de As Aventuras de Tintim, as histórias em quadrinhos acompanhavam um jovem e destemido repórter, que rodava o mundo investigando casos misteriosos e recheados de perigos. Tudo isso ao lado de seu fiel cachorrinho, Milu.

Por ser um repórter, Tintim estava sempre envolvido em casos internacionais atuais das décadas em questão. Por exemplo, ele acompanhou missões da Segunda Guerra Mundial e até mesmo da Corrida Espacial. Por isso, não demorou para que As Aventuras de Tintim se tornasse uma HQ de popularidade absurda no continente europeu.

Nos quadrinhos, o jornalista usa uma camisa social branca, calça marrom e um suéter azul claro por cima da camisa. Para recriar esse visual, a Adidas apostou numa camisa azul clarinha com gola polo branca. O calção é marrom e os meiões brancos. Só não ficará 100% fiel porque cada jogador usará suas chuteiras de cor definida por suas respectivas patrocinadoras.

O mais curioso disso tudo é que o atual craque da ‘ótima geração belga’ é o meia Kevin De Bruyne. Aos 32 anos, o atleta é um dos astros do Manchester City, atual campeão de tudo, incluindo a Champions League e o Mundial de Clubes da FIFA.

Ídolo no lado azul de Manchester, De Bruyne é comparado pelos torcedores do clube ao Tintim. Não apenas por ser belga, mas também por conta de seu famoso topete ruivo, tal qual o personagem dos quadrinhos.

O curioso, porém, é que justamente quando sua seleção decide homenagear o personagem, Kevin decidiu mudar de penteado e ostenta agora cabelos mais longos, se distanciando do visual de Tintim. Infelizmente, vai demorar um pouco para que os fãs e torcedores possam ver o craque belga usando o uniforme que homenageia seu sósia. Isso porque De Bruyne não foi convocado para os amistosos da Bélgica contra Irlanda e Inglaterra. O treinador Domenico Tedesco justificou a ausência dizendo que Kevin está jogando com um pequena lesão na região da virilha. Então, Domenico optou por não chamá-lo para que possa se recuperar e estar à disposição da Bélgica na época da Eurocopa, que começa em junho deste ano.

O belga Kevin De Bruyne é chamado carinhosamente de Tintim pelos torcedores do Manchester City. Reprodução/ DAZN.

Além dos quadrinhos, As Aventuras de Tintim virou franquia, sendo adaptada em séries animadas, peças teatrais e até mesmo filmes de cinema. O primeiro deles, Tintim e o Mistério do Tosão de Ouro, foi um live action lançado em 1961. Produzido em uma parceria entre França e Bélgica, o longa teve o belga Jean-Pierre Talbot como protagonista. A sequência, novamente protagonizada por Jean-Pierre, foi Tintim e as laranjas azuis, uma produção franco-espanhola lançada em 1964.

Não deixe de assistir:

A primeira adaptação cinematográfica animada da franquia aconteceu em 1972, quando França e Bélgica se uniram novamente para levar adiante as aventuras do jovem repórter. O longa em questão foi Tintim e o Lago dos Tubarões.

Mas a adaptação que mais repercutiu por aqui foi a revolucionária animação As Aventuras de TintimLançado em 2011, esse filme era um sonho antigo de Steven Spielberg, que adquiriu os direitos de adaptação do personagem nos anos 80, pouco depois da morte de Hergé. Para trazer esse projeto à vida, Spielberg assumiu a direção e contou com os produtores Peter Jackson (O Senhor dos Anéis) e Kathleen Kennedy (Star Wars) investindo no longa. Não fosse o bastante, o roteiro ainda foi escrito por Edgar Wright (Todo Mundo Quase Morto), Steven Moffat (Doctor Who) e Joe Cornish (Homem-Formiga), e a trilha sonora composta pelo lendário John Williams.

Spielberg queria fazer uma nova adaptação em Live Action, mas Peter Jackson havia encantado o mundo com a magia da captura de movimento e convenceu o diretor de que ele teria mais possibilidades ao fazer uma animação 3D por meio dessa técnica. O resultado foi um visual que deixou o público embasbacado, já que havia momentos em que a fidelidade dos personagens era tão grande que parecia mesmo um filme Live Action.

Apesar de ter feito uma boa bilheteria, o filme não chegou nem perto de bater as expectativas de arrecadação. Com isso, os planos para uma trilogia foram engavetados, mas não cancelados. Ainda existe a possibilidade, mesmo que remota, de que Peter Jackson assuma a direção do segundo capítulo.

Quanto ao uniforme da Bélgica, o presidente da Real Associação Belga de Futebol definiu o Tintim como um “ícone” do país e disse torcer para que a bravura do personagem seja representada por seus jogadores em campo.

As Aventuras de Tintim está disponível para aluguel no Amazon Prime Video. Já a Eurocopa 2024 acontece entre 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS