Março é marcado pela comemoração do Dia da Água, o bem mais precioso do Planeta Terra e responsável direto pela sobrevivência da raça humana. A cada ano que passa, a água se torna mais valiosa, pois é um recurso finito. Além disso, ela compõe aproximadamente 70% do nosso planeta. Diante de tanta importância, nada mais normal que ela desperte a curiosidade e o fascínio de tanta gente. Por conta disso, o CinePOP selecionou 10 animações disponíveis nos streamings que falem sobre a água ou em que o elemento tenha um papel fundamental na trama. Confira!
Uma das histórias mais amadas da Pixar, Procurando Nemo é um daqueles clássicos imortais. Praticamente um “Busca Implacável” animado, o filme conta a história de Marlim, um peixe-palhaço, que atravessa o oceano inteiro para tentar resgatar seu filho, Nemo, que foi “sequestrado” por um mergulhador australiano em seu primeiro dia de aula. No caminho, ele conhece Dory, uma peixinha que sofre de perda de memória recente, que serve como um tipo de “guia” para ele. Enquanto a dupla enfrenta os perigos do mar aberto, Nemo é levado para um aquário de onde precisa escapar para não virar mascote de uma garotinha sem noção.
Onde assistir: Disney+
Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar
Lançado em 2008, “Ponyo” é uma animação fantástica dos Estúdios Ghibli que conta a história da amizade entre Sousuke, um menino que mora no litoral, com Ponyo, um “Peixinho Dourado”, que é, na verdade, a filha de um mago dos oceanos. Ela estava presa em uma garrafa quando foi encontrada pelo menino e acabou ficando comovida com o ato altruísta dele de salvá-la. Ela desenvolve muito carinho por Sousuke e usa da magia do oceano para se transformar em uma menina de verdade. No entanto, isso desperta a fúria de seu pai, o que coloca toda a cidade em risco.
Onde assistir: Netflix
Atlantis: O Reino Perdido
Vindo de uma época meio sombria, na qual a Disney não conseguia mais emplacar um grande sucesso nas telonas, Atlantis: O Reino Perdido chegou sem fazer muito alarde, mas foi conquistando o público ao longo dos anos. A história faz uso de um cenário submarino repleto de veículos e armas steampunk para dar aquele ar de filme antigo. O longa é protagonizado por Milo, um linguista que é chamado para traduzir um mapa para o reino perdido de Atlântida. Acompanhado de um grupo de militares e mercenários, ele vai por água abaixo em uma aventura inesquecível.
Onde assistir: Disney+
Lançado sem grandes expectativas, Rango foi um grande sucesso. Produzido pela Nickelodeon, o longa é um faroeste de primeira sobre um lagarto metido a ator cuja aventura começa depois dele cair de seu aquário no meio da estrada. Vagando sob o sol quente, ele chega a um cidadezinha onde a lei não é respeitada e passa por uma grave crise hídrica. Interpretando um grande xerife, o lagarto se compromete a trazer a água de volta para os cidadãos sedentos.
Onde assistir: Netflix
A Era do Gelo 2: O Degelo
Sequência do fenômeno de crítica e bilheteria da Blue Sky, A Era do Gelo 2 é um filme que aborda o derretimento das calotas polares e o efeito que esse aquecimento global causa no mundo pré-histórico. Com o aumento do nível dos oceanos, novas ameaças, como os répteis aquáticos, surgem para aterrorizar a vida de Manny, Diego e Sid. Porém, com a “diáspora” para locais que não estejam alagados, o trio principal acaba conhecendo novos amigos, a mamute Ellie e os gambás gêmeos, Crash e Eddie.
Onde assistir: Disney+
Fruto daquela época em que a DreamWorks buscava sempre fazer paródias em seus filmes, O Espanta Tubarões é praticamente um filme de máfia feito para o público infantil. Isso porque ele fala sobre Oscar, um peixe malandro que trabalha em um lava-baleias, mas que sonha em ser rico e famoso. Sua chance aparece quando ele acidentalmente é visto na cena do assassinato de um tubarão filho do chefão da máfia submarina, Don Lino. Ele passa a ser conhecido como Matador de Tubarões e vira um herói local. No entanto, quando a máfia vai atrás dele para se vingar, as coisas começam a sair do controle do peixinho.
Onde assistir: Telecine
Favorito de muitos quando o assunto é Disney, A Pequena Sereia é uma daquelas histórias que ultrapassam gerações e encantam públicos de todas as idades. Baseado no conto de Hans Christian Andersen, o filme é estrelado pela sereia adolescente Ariel, um jovem princesa apaixonada pelo mundo da superfície, cujo maior desejo é fazer parte desse mundo. Cansada de apenas colecionar as bugigangas que ela consegue com a gaivota Sabichão, Ariel vai até a Bruxa do Mar, Úrsula, para fazer um acordo: trocar sua voz por pernas e a capacidade de respirar fora d’água. Porém, caso não queira virar bolhas, ela precisa conseguir um beijo de amor verdadeiro do príncipe. Será que dá tempo?
Onde assistir: Disney+
Pokémon Ranger e o Lendário Templo do Mar
O nono filme da franquia Pokémon marca a transição da reagião de Hoenn para Sinnoh. Ele fala sobre os Pokémon Rangers, um tipo de “Ativistas” do mundo Pokémon, que lutam pela preservação ambiental dos mares desse universo. A trama gira em torno de um misterioso ovo que surge no oceano e começa a alterar o comportamento dos Pokémon aquáticos. Um vilão quer pegá-lo para sua coleção, mas um Ranger chega antes e leva o tal ovo para seu trailer. Lá, Ash e seus amigos estão bebendo água depois de serem resgatados no deserto. Então, durante a noite, May cria uma conexão com o ovo, que leva sua mente para uma visão do castelo submarino de Kyogre. Se fosse para definir esse filme em uma palavra, ela seria: DOIDEIRA. Além de se passar praticamente todo na água, ele trata dessa questão do ativismo, das grandes corporações e tem até mesmo um momento meio “Se Eu Fosse Você” com a Equipe Rocket.
Onde assistir: Telecine
Moana – Um Mar de Aventuras
Vindo na leva de Frozen, essa animação é toda ambientada no mundo aquático. Na trama, Moana é a filha do chefe da tribo de uma ilha que nutre uma relação de respeito com o mar. Cansada da vida monótona da ilha, ela sonha em sair mar afora utilizando sua habilidades que vem desde pequena. Tudo muda quando ela conhece o semideus Maui, que vai colocá-la em um confronto ancestral dele com uma entidade marítima ameaçadora. Juntos, eles recuperam os poderes de Maui e descobrem que os poderes de Moana escondem algo importantíssimo.
Onde assistir: Disney+
Uma das melhores adaptações de série televisiva para os cinemas de todos os tempos, o primeiro filme do Bob Esponja é uma aula de como fazer humor, aventura e diversão sem perder as características da série que encantou gerações nas televisões de todo o mundo. Inicialmente planejado para ser o episódio final da animação, o longa agradou tanto a série acabou tendo centenas de episódios a mais depois dele. Na trama, o vilão Plankton rouba a coroa do Rei Netuno e incrimina o Senhor Siriguejo. Saindo em defesa do Patrão, Bob Esponja se oferece para recuperar o artefato em troca da vida do chefe. Então, junto ao amigo Patrick, eles partem numa viagem engraçadíssima pelos confins do oceano.
Onde assistir: Amazon Prime Video