O ícone do pop contemporâneo Lady Gaga está enfrentando uma acusação de plágio de seu hit vencedor do Oscar, “Shallow”, do filme ‘Nasce Uma Estrela’.
A acusação foi feita pelo cantor e compositor Steve Ronsen, que alega que Gagag utilizou uma progressão de três notas de sua canção “Almost”, lançada em 2012. As informações são do site Page Six. Ronsen e seu advogado estão pedindo por uma indenização de milhões de dólares.
Gaga, por sua vez, contratou Orin Snyder para defendê-la no caso. Ele declarou que “o Sr. Ronsen e seu time estão tentando ganhar dinheiro fácil às custas de uma artista de sucesso. É algo vergonhoso e errado. Eu aplaudo Gaga por ter coragem e integridade de se postar a favor de artistas que fazem sucesso e que se veem enfrentando tais alegações”.
A equipe legal de Gaga também diz que as duas músicas não se assimilam em nada, visto que a progressão é utilizada em diversas outras produções fonográficas. De fato, os acordes são utilizados também pela banda Kansas em sua memorável rendição “Dust In the Wind” – que, seguindo a mesma ideia, poderia processar Ronsen.
Em 2019, “Shallow” tornou-se a música mais premiada da história ao faturar mais de trinta prêmios. A canção, escrita por Gaga, Mark Ronson e Andrew Rossomando, levou para casa o Oscar de Melhor Canção Original, bem como o Globo de Ouro, o BAFTA e dois Grammy Awards.