De acordo com a Folha de São Paulo, o Sindicato dos Artistas e Técnicos do Rio vai processar a Globo, por causa do baixo valor pago aos atores pelas reprises de suas novelas.
Ao site, Hugo Gross, presidente da Sated/RJ declarou que “a Globo vem tratando a categoria com muito desdém os profissionais que fizeram a emissora ser campeã de audiência”. Ele destacou os “direitos irrenunciáveis” desses profissionais e confirmou que a instituição irá “lutar com unhas e dentes” ao lado dos artistas.
Nesta semana, o ator Matheus Solano havia comentado sobre a situação. Ele, que foi um dos protagonistas da novela ‘Viver a Vida‘, que voltará a ser reprisada, declarou: “Quanto será que o canal Viva vai faturar [com a reprise de ‘Viver a Vida’]? E nós, os intérpretes? Direito autoral não é favor.”
Solano não tem contrato fixo com a Globo desde o ano passado.
Em apoio ao seu colega de trabalho, o ator Sérgio Marone declarou: “Novelão! Que também fez sucesso por causa dos atores. Quanto será que os atores vão ganhar com essa reexibição? Por que o canal Viva vai faturar bastante.”
Em comunicado oficial sobre a repercussão inicial da polêmica, a Globo se limitou a dizer que “efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais […] de acordo com os contratos celebrados de cada um.”