sábado, abril 20, 2024

Sob Pressão: Plantão Covid – O Que Esperar do Especial da Globo?

Hoje estreia o especial da TV Globo de ‘Sob Pressão’, aclamada série de sucesso que, após três temporadas jogando luz na realidade do atendimento da saúde pública do Rio de Janeiro, inicialmente iria fazer uma pausa este ano, retomando as gravações apenas em 2021 por causa da agenda dos atores. Entretanto, diante da grande reviravolta que ocorreu em 2020 por conta da pandemia do corona vírus –  e levando em consideração que a série trata de uma equipe médica que luta diariamente para ajudar as pessoas –, produção e elenco entraram em acordo para gravar um especial sobre a pandemia que assolou o planeta neste ano. E é esse especial que começa a ser exibido amanhã na TV Globo.

Mas, o que podemos esperar desse especial?

1 – Linha Temporal Diferente

Como dissemos, esse especial de apenas dois episódios será um ponto fora da curva, e, portanto, não seguirá a linha temporal das três temporadas anteriores, até porque no último episódio tanto a Dra. Carolina (Marjorie Estiano) quanto o Dr. Evandro (Júlio Andrade) haviam se mudado para o interior do Amazonas, onde iniciariam os trabalhos no atendimento às populações ribeirinhas e indígenas – levando o foco da trama para outros locais de nosso país onde a saúde pública também é precária.

Então, no especial desse ano a linha temporal será a mesma do espectador: ano de 2020, mais especificamente no primeiro semestre, no primeiro mês da pandemia no Brasil, com todos os personagens no Rio de Janeiro e trabalhando nas mesmas posições hierárquicas com que estavam acostumados anteriormente no outro hospital.

2 – Personagens Antigos Retornam

Já foi divulgado que ao menos um personagem antigo irá retornar nesse especial: o Dr. Samuel (Stepan Nercessian). Embora na linha temporal da série o personagem tenha falecido por infarto, Dr. Samuel irá aparecer através das memórias do Dr. Evandro – o que não deixa de ser uma boa solução do roteiro para fazer participar desse especial um personagem tão importante e querido na trama.

Não deixe de assistir:

3 – Início da Carreira do Dr. Evandro

Nesse especial os espectadores serão presenteados com alguns flashbacks da vida do Dr. Evandro – mais especificamente sobre o início da carreira dele, quando o jovem Evandro se questiona os motivos pelos quais quer se tornar médico. Para interpretar o jovem estudante de medicina, foi escalado o ator Ravel Andrade, que é irmão de Júlio Andrade na vida real. Também nesse núcleo conheceremos a mãe do Dr. Evandro, Dona Penha (Fabiula Nascimento).

4 – Hospital de Campanha

Embora as três temporadas anteriores tenham tido cenas gravadas em um hospital real, em Cascadura, em ‘Plantão Covid’ a produção construiu uma réplica de um hospital de campanha dentro da área 4 do Projac, no Rio de Janeiro. Todos os objetos em cena eram desinfectados antes de serem utilizados pelos atores e a equipe foi reduzida pare evitar muita gente dentro do ambiente. Ainda assim, todos que ali dentro estavam utilizaram equipamento de proteção individual completo, incluindo a equipe que não aparecia em cena. Os respiradores, embora fictícios, faziam as medições reais dos batimentos.

5 – Baseado em Fatos Reais

Para elaborar um especial durante o caos que todo mundo estava vivendo, os roteiristas Lucas Paraizo e Marcio Maranhão se basearam em histórias reais vistas ou contadas por profissionais de saúde, tanto no Brasil quanto fora. Assim, os espectadores que acompanharam as notícias mundiais nos primeiros meses da pandemia poderão reconhecer histórias comoventes que partiram nosso coração lá em abril, como, por exemplo, os idosos em asilos que foram contaminados e, sozinhos, tiveram dificuldade de serem atendidos a tempo. Esse personagem idoso será interpretado por Marcos Caruso.

6 – Mesmas Dificuldades

Como vimos na vida real, a pandemia não fez melhorar o sistema público de saúde, pelo contrário: escancarou as enormes dificuldades que os profissionais de saúde enfrentam diariamente para fazer milagre com os pacientes. O mesmo desafio enfrentado pela equipe no hospital de Cascadura será encontrado nesse especial: falta de equipamento, de insumos, de equipe, de leitos, etc. A dura realidade do cotidiano de Evandro e Carolina será acentuada pelo vírus e os fará questionar a profissão e a vida.

7 – Evandro Vai se Arriscar

Alerta de spoiler! Mas o espectador atento já pode antever que o Dr. Estevão terá dificuldades de utilizar o EPI o tempo todo, especialmente o face shield (viseira protetora), por causa do óculos que embaça e a máscara que embaça a viseira. O resultado? Dr. Estevão, num impulso, irá tirar a proteção para tentar resolver um problema (bem a cara dele, né!?) e acabará se contaminando com o vírus, sendo posteriormente internado, com necessidade de respiradouro automático. Tenso, né?

8 – Emoções à Flor da Pele

A última temporada de ‘Sob Pressão’ foi extremamente emocionante, principalmente os últimos quatro episódios. Essa mesma pegada de emoção à flor da pele deverá ser o fio condutor do especial ‘Plantão Covid’, não só pelas histórias que iremos reconhecer, ocorridas na vida real, mas também pela bela homenagem que a série irá prestar aos médicos, mostrando o impacto que o covid teve na rotina da profissão e a enormidade do sacrifício que esses profissionais estão tendo que fazer para salvar vidas. Não percam o especial que estreia amanhã, 06/10, às 22hs na Tv Globo.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS