Um dos filmes mais aguardados da temporada do Oscar finalmente chegou aos cinemas brasileiros hoje! Tendo estreado lá fora ainda em novembro do ano passado, o longa em que Kristen Stewart dá vida à Princesa Diana chega nessa quinta às salas de exibição do país para o deleite dos cinéfilos. Vem conhecer 10 curiosidades sobre esta produção:
10 – Crepúsculo
Sim, essa eu fiz questão de colocar aqui, embora muita gente já saiba: sim, a princesa Diana é interpretada em ‘Spencer’ por ninguém menos que Kristen Stewart, a Bella de ‘Crepúsculo’. Para aqueles que encheram a boca para falar da apatia da atriz na saga dos vampiros, vem dar um confere nesse filme aqui e entender como ela atua bem.
9 – Diretora e roteirista
É verdade que desde ‘Crepúsculo’, Kristen Stewart não tem feito taaaantos papéis assim, apenas uma coisa ou outra que lhe interesse mais, como ‘As Panteras’, em 2019. Entre um trabalho e outro, Kristen também dirigiu um filme! Intitulado ‘Come Swim’, o curta foi produzido em 2017, escrito e dirigido por Kristen e foi exibido nos festivais de Sundance e de Cannes daquele ano.
8 – Indicação ao Oscar
Às vésperas de completar 32 aninhos, Kristen Stewart pode receber sua primeira indicação ao Oscar, e como Melhor Atriz. Nada mal para alguém cujo estrelado teve início numa franquia teen ganhando prêmios de Melhor Beijo, né?
7 – Adiamento de estreia
Tendo sido exibido pela primeira vez no Festival de Veneza em setembro de 2021, o longa estava programado para estrear nas salas brasileiras no final de novembro do ano passado. Então, por conta do aumento dos casos de covid ao redor do mundo, o filme acabou tendo sua estreia adiada para 3 de fevereiro aqui no Brasil, mas, felizmente, a produção foi antecipada e chegou hoje às salas brasileiras, dia 27 de janeiro. Oba!
6 – Nome de solteira
Embora o longa seja baseado nas angústias da Princesa Diana, ao contrário do que se pode esperar o longa é intitulado ‘Spencer’, que nada mais é do que o sobrenome de solteira de Diana. O sobrenome vem da linhagem paterna de sua família.
5 – Gravado durante a pandemia
Acreditem se quiser, mas o filme foi gravado durante a pandemia! As gravações começaram no final de janeiro de 2021 e terminaram em abril daquele ano.
4 – Múltiplos países
Embora Lady Di seja a Princesa de Gales, da realeza britânica, ‘Spencer’ foi gravado em diversos países. A primeira locação aconteceu na Alemanha, na Schlosshotel Kronberg. Após um mês o set foi transferido para a Inglaterra, quando entra em cena Jack Farthing no papel do Príncipe Charles.
3 – Aplausos
Em sua estreia mundial, no Festival de Venice, ‘Spencer’ recebeu três minutos ininterruptos de aplausos da plateia. O mesmo aconteceu na exibição para a imprensa no Rio de Janeiro, em novembro de 2021. Pudera: é um filme intenso, com uma atuação de Kristen Stewart digna para se aplaudir de pé!
2 – Channel
Um dos aspectos que mais chamam a atenção no longa é a acurada semelhança de boa parte do figurino – especialmente o de Diana – com o que foi usado na realidade pela verdadeira Lady Di. Para o filme ‘Spencer’, boa parte dos vestidos da protagonista foram customizados pela marca francesa Channel.
1 – Baseado em história real
Ainda que Diana tenha sido uma pessoa pública e que particularidades de sua vida privada tenham vazado para a imprensa (o que contribuiu para a sua trágica morte), o que Diana realmente sentia e pensava nas semanas que antecederam sua morte ainda é um mistério ao grande público. Entretanto, já se sabe que meses antes do acidente de carro Diana estava sofrendo com mania de perseguição, paranoia, ansiedade e outros transtornos psicológicos – e é nesse aspecto que ‘Spencer’ enraíza seu argumento. Além de trazer essa característica da realidade, a personagem Maggie (Sally Hawkins) teria sido inspirada em uma pessoa real, uma verdadeira dama de companhia de Diana, entrevistada pelo roteirista Steven Knight, mas que preferiu se manter anônima.