sexta-feira, março 29, 2024

Star Wars | A etimologia espacial de uma das maiores sagas do cinema

Enquanto produzia seu filme de estreia (a distopia futurista intitulada ‘THX 1138’), George Lucas havia revelado para seu compositor que gostaria de produzir uma versão cinematográfica do clássico seriado sci-fi ‘Flash Gordon’. Entretanto, em um constante vaivém, ele decidiu dar origem a um panteão único, que veio a se concretizar em 1977 com o lançamento de ‘Star Wars: Uma Nova Esperança’, contando a história do jovem Luke Skywalker e de suas aventuras para salvar a galáxia de um Império maligno e opressor comandado por Darth Vader.

Desde então, a saga intergaláctica alavancou uma legião de fãs, inúmeras sequências, prequências, spin-offs e produções seriadas que transformaram esse envolvente universo em um legado ambulante que influencia jovens realizadores até os dias de hoje – e que foi influenciado, é claro, pelo classicismo do monomito descrito por Joseph Campbell em sua obra ‘O Herói de Mil Faces’.

No dia de hoje (04 de maio), os fãs da franquia comemoram o Dia de Star Wars devido a um inteligente trocadilho – e, por mais que sejam seguidores incontestáveis do cânone dessa aventura irretocável, é possível que parte do gigantesco grupo não tenha muita ideia do que existe nos bastidores e na construção de cada protagonista e coadjuvante dos longas.

Por isso, o CinePOP preparou essa singela matéria especial que analisa o background etimológico dos personagens da franquia (ou seja, o significado de seus nomes), através de uma lista primeiramente preparada pela Babbel Magazine.

LUKE SKYWALKER

O corajoso herói vivido por Mark Hamill remonta aos tempos gregos e dialoga com Loukas, o homem de Lucania (região localizada na Itália). Diferente do que se possa imaginar, ele não carrega nenhum sentido mítico ou místico – o que faz sentido, considerando sua personalidade humilde apresentada no capítulo de estreia da série.

Entretanto, seu nome remonta também à palavra leukos, que significa luz – o que também faz sentido, visto que sua principal missão é lutar contra “o lado negro da força”. Vale lembrar que, antes de ganhar seu icônico sobrenome (que significa “peregrino do céu”), Lucas revelou que o protagonista evocaria o autoexplicativo Starkiller (matador de estrelas).

LEIA ORGANA

Lucas cresceu em meio a icônicos romances de ficção científica, que tiveram seu boom entre as décadas de 1920 e 1960. Não é surpresa, pois, que o cineasta tenha honrado um de seus ídolos, Edgar Rice Borroughs, ao nomear a personagem vivida por Carrie Fisher como a Princesa Dejah Thors, de ‘John Carter of Mars’.

Organa, por sua vez, se relaciona com os vocábulos orgânico e organismo, representando sua posição em prol da natureza em um momento de dualidade entre dois mundos completamente opostos entre si.

HAN SOLO

Não deixe de assistir:

Segundo vários dicionários etimológicos, Han é uma forma arcaica de um nome mitológico que aparece em diversas culturas mundiais e milenares: John (ou Hansel, João, Hans e Jean). Solo, por sua vez, é encarado como uma homenagem ao espião Napoleon Solo, charmoso protagonista de ‘The Man from UNCLE’ – série de TV estadunidense popular nos anos 1960.

CHEWBACCA

Uma das criações mais queridas do panteão intergaláctico tem uma história adorável por trás de sua fisionomia: o cachorrinho de George Lucas, um malamute do Alasca chamado Indiana. O nome, todavia, é bastante similar à tradução do vocábulo cachorro para a língua russa (escrita собака).

OBI-WAN KENOBI

Lucas nunca escondeu sua afeição pelo cinema asiático e, como muitos devem saber, pelo lendário Akira Kurosawa, apaixonando-se por sua estética e por suas habilidades narrativas extremamente narcóticas e suntuosas. Não é surpresa que sua gratidão tenha ganhado palco em ‘Star Wars’, seja com a palavra jedi (que tem origem na vestimenta dos dramas samurais conhecida como jidai-geki), seja com o mentor de Luke, Obi-Wan.

Um dos melhores personagens criados pelo diretor faz clara menção a Kurosawa: obi é uma faixa usada para amarrar o quimono, enquanto ken é a tradução japonesa para espada. Wan, por sua vez, é uma brincadeira com o título san, utilizado para se referir a alguém de mesma hierarquia (etária ou profissional, por exemplo).

YODA

Assim como grande parte da história que circunda ‘Star Wars’, o nome do mestre Yoda não tem uma origem certeira e é infundido com mistério que apenas acrescenta mais camadas de profundidade à sua construção. Uma das fontes mais plausíveis é a palavra em sânscrito para guerreiro (yoddha); outra, é o hebraico para sábio (yodea) – e ambas têm bastante coerência.

DARTH VADER

Bem como Yoda, o temível Darth Vader não tem uma raiz única: rumores indicam que o nome faz alusão ao holandês donker vader, que significa pai negro. Lucas, porém, afirmou que ele é uma combinação de duas frases poéticas: death water e dark father – mas a conexão não bate, visto que os primeiros rascunhos do roteiro não colocavam o vilão como pai de Luke Skywalker.

R2-D2 & C3PO

E mais uma vez Kurosawa é resgatado para a saga, mas dessa vez para a dupla de robôs conhecida como R2-D2 e C3-PO. Lucas afirmou em diversas entrevistas que os coadjuvantes foram baseados nos dois camponeses trapalhões do clássico ‘A Fortaleza Escondida’. R2-D2 também surgiu durante a montagem do filme ‘Loucuras de Verão’, em que seu assistente abreviou a frase “reel 2, dialog 2” para “r-2-d-2”.

KYLO REN

O vilão da nova trilogia, interpretado por Adam Driver, teve seu nome revelado nas HQs de ‘Star Wars’. Ren, na verdade, significa sabre de luz e, segundo o próprio personagem, ele vive segundo a natureza que a arma laser representa. Kylo, por sua vez, é de origem saxônica e significa céu.

REY

A protagonista vivida por Daisy Ridley é uma poderosa guerreira cujo nome tem basicamente tudo a ver com sua personalidade. Vindo do latim, o vocábulo é a tradução espanhola de rei que, por sua vez, vem da união entre rex e regere – alguém que lidera. A escolha não poderia ser mais perfeita; afinal, a personagem é Líder da Resistência que luta contra a ascensão dos Cavaleiros de Ren.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS