O cineasta George Lucas abordou recentemente uma das maiores curiosidades dos fãs do universo ‘Star Wars’: por que o Mestre Yoda se comunica de forma tão peculiar, com a ordem das palavras invertida?
Segundo a Variety, Lucas revelou que o objetivo por trás da sintaxe incomum de Yoda era capturar a atenção do público.
“Porque, se ele falasse inglês normal, as pessoas não prestariam tanta atenção”, explicou Lucas. “Mas se ele tem um sotaque, ou se é difícil entender o que ele diz, as pessoas focam mais no que ele está dizendo”.
Lucas detalhou a função do personagem na narrativa: “Ele era basicamente o filósofo do filme. Eu precisava encontrar um jeito de fazer as pessoas realmente ouvirem — especialmente crianças de 12 anos”.
Mestre Yoda é um dos personagens mais icônicos da franquia ‘Star Wars’, tendo aparecido nos seis primeiros episódios da saga, com a voz original de Frank Oz.

A segunda e última temporada de ‘Andor’, a mais recente adição ao universo ‘Star Wars’, já está disponível para streaming no catálogo do Disney+.
Relembre o trailer:
Além de Diego Luna, o elenco conta com Genevieve O’Reilly, Adria Arjona (‘Esquadrão 6’), Denise Gough (‘Guerrilla’), Stellan Skarsgård (‘Chernobyl’), e Kyle Soller (‘The Titan’). Ewan McGregor também pode reprisar seu papel como Obi-Wan Kenobi, enquanto Andy Serkis volta como Snoke.
O’Reilly reprisa seu papel como a membro-chefe da Aliança Rebelde, Mon Mothma, personagem que representou pela primeira vez em ‘Star Wars: A Vingança dos Sith’ (2005) e depois em ‘Rogue One‘ (2016).
Nicholas Britell é responsável pela trilha sonora. Ele é conhecido por inúmeros projetos de grande aclame no cinema e na televisão. Ele recebeu duas indicações ao Oscar por seu trabalho em ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’ e em ‘Se a Rua Beale Falasse’. Além disso, conquistou um Emmy Award por sua magnífica trilha para o ovacionado drama ‘Succession’, onde trabalhou na primeira e na segunda temporadas. Seus outros créditos incluem ‘A Grande Aposta’, ‘Vice’, ‘Cruella’ e ‘Não Olhe para Cima’.

