No início de novembro, foi anunciado que as gravações de ‘Star Wars: Rogue Squadron’ foram adiadas por tempo indeterminado.
Originalmente, o longa dirigido por Patty Jenkins deveria ter entrado em produção no início de 2022, com estreia prevista para dezembro de 2023, mas agora não há previsão para o lançamento.
E, de acordo com o jornalista Jeff Sneider, do The Ankler, o projeto está engavetado por ser “uma bagunça”.
Em entrevista para o podcast The Hot Mic, Sneider disse o seguinte:
“Ouvi algumas coisas sobre Patty Jenkins. Ouvi dizer que ela é um pesadelo. Sinto muito, eu odeio ser o cara que xinga uma mulher! Mas, ouça, eu também disse isso sobre inúmeros diretores do sexo masculino. Ouvi dizer que as ideias dela para ‘Mulher-Maravilha 3′ foram uma bagunça. Ouvi dizer o mesmo de ‘Star Wars: Rogue Squadron‘, é uma completa bagunça.”
Anteriormente, Matthew Belloni, ex-editor do The Hollywood Reporter, disse que Jenkins não estava satisfeita com os planos de alguns executivos da Lucasfilm para o filme.
Na época, Belloni disse que:
“Isso não é incomum em grandes produções, mas é um problema ridiculamente persistente na gestão de Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm. Os principais cineastas estão morrendo de vontade de fazer um filme de ‘Star Wars‘, até darem de cara com os obstáculos da microgestão e da burocracia dentro do estúdio.”
Ele continua:
“Fontes que trabalham em ‘Rogue Squadron‘ me disseram que Patty tem muitas diferenças criativas com o estúdio. Basicamente, o roteiro que ela aprovou passou por inúmeras alterações. Aconteceu o mesmo com os showrunners de ‘Game of Thrones‘ , David Benioff e Dan Weiss, que foram contratados para criar uma nova trilogia, mas desistiram. Também aconteceu com Rian Johnson, roteirista e diretor de ‘Os Últimos Jedi’, que foi contratado para comandar uma nova trilogia, mas o projeto continua arquivado.”
Por fim, ele defende a visão criativa de Jenkins, argumentando:
“Jenkins não está disposta a ceder, e ela tem outros projetos a caminho, como ‘Mulher-Maravilha 3′. Apesar dos problemas na Warner Bros, ela desfruta de mais liberdade criativa com eles.”
Alguns meses atrás, Jenkins havia revelado aos fãs da saga intergaláctica que o roteiro estava quase pronto:
“Será incrível. Trabalhei no projeto por seis meses antes mesmo de anunciá-lo, então estamos bem investidos nisso. Estamos terminando o roteiro, juntando a equipe, e tudo será incrível. Estou animada sobre a história e com o fato de sermos o próximo capítulo de ‘Star Wars’, que é uma grande responsabilidade e uma oportunidade incrível de explorar coisas novas”.
Em outra entrevista, dessa vez à Associated Press, a diretora comentou que a obra irá abrir uma nova era no panteão intergaláctico, abraçando elementos ainda não vistos na franquia.
“Estou apaixonada com esses três novos projetos no meu prato agora. Definitivamente tenho ‘Rogue Squadron’ como próximo e estou animada para ‘Mulher-Maravilha 3’. Os livros de Michael Stackpole e os videogames e tudo sobre ‘Rogue Squadron’ [têm] uma história incrível que é importante honrar. E, ainda, deve ser trazida a uma nova era, porque temos que contar uma nova história e tentamos mesclar o melhor de tudo. […] É um grande amontoado de coisas que tentamos juntar e manter como uma história simples”.
O longa vai acompanhar as missões da equipe de artilharia espacial introduzida em ‘Star Wars: O Império Contra-Ataca‘ (1980).
Matthew Robinson (‘Amor e Monstros’) também fica responsável pelo roteiro.
Assista ao primeiro teaser oficial abaixo:
— Patty Jenkins (@PattyJenks) December 10, 2020