A quarta temporada de Stranger Things chegou com os dois pés na porta, fazendo a alegria dos fãs – que não falam de outra coisa. A estreia foi no último dia 27, com o programa disponível ao público há pouco mais de duas semanas. Temos certeza que você já assistiu a todos os episódios, certo? Isto é, a todos os disponíveis. Acontece que ao contrário das três temporadas anteriores, desta vez a Netflix disponibilizou (assim como faz com alguns programas da casa) a nova temporada em duas fases. Os sete primeiros episódios já estão todos no ar – desta vez com duração maior (o sétimo chegando à marca de 1h38min de exibição). Mas os fãs ainda não puderam conferir o desfecho do novo ano. Os dois últimos serão lançados somente no dia 1º de julho. E aí sim, poderemos conferir o provável confronto entre Eleven e a turminha contra a criatura conhecida como Vecna, o vilão da vez.

Leia também: Stranger Things | Você Notou? A Quarta Temporada é pura ‘A Hora do Pesadelo’ (1984) – SPOILERS!

Para os que gostam de apreciar com calma uma série, a degustando, podem assistir sem pressa, já que falta praticamente um mês para a revelação final. Lembrando que Stranger Things já tem a quinta temporada prometida. E foi a nova temporada da série que inspirou esta nova matéria. Ao longo de seis anos, desde a estreia da primeira temporada, o espectador pôde acompanhar o crescimento e desenvolvimento da turminha de Hawkins, passando de crianças fofinhas até chegaram a esta temporada como adolescentes (alguns atores já estão com 20 anos na vida real). Desta forma, o que parece é que estamos nos reencontrando com velhos amigos, os quais visitamos de tempos em tempos.  Pensando nisso, resolvemos revisitar algumas destas turminhas de crianças da cultura pop, que certamente lembra nossa própria infância ao lado de amigos, e que se tornaram inesquecíveis em nossos corações. Confira abaixo.

Stranger Things



Começamos pela série que inspirou esta matéria. Stranger Things pega emprestado de vários produtos dos anos 1980 para criar seu próprio universo, já que o programa é centrado em tal época. Assim, um dos elementos usados pelos criadores foi um grupo de quatro amigos que são a definição de qualquer menino daquela década. Mike, Will, Lucas e Dustin são inseparáveis. Isto é, até Will desaparecer na primeira temporada, indo parar no mundo invertido, e motivando toda a trama do seriado. Além do quarteto, também temos os coadjuvantes adolescentes, compostos por Nancy (irmã de Mike), Jonathan (irmão de Will) e Steve. Além dos adultos (variavelmente indispensáveis), Joyce e o xerife Hopper. Na segunda temporada, a série ganhou as bem-vindas adições de Max e seu irmão Billy. No ano seguinte foi a vez de Robin se juntar ao clubinho contra as forças malignas do mundo invertido. Este ano, o ladrão de corações é Eddie Munson.

Os Goonies

Aproveite para assistir:



Quando pensamos num grupo de amigos de infância se metendo em aventuras lendárias, é impossível não pensar primeiro em Os Goonies. Ainda muito influente, esta produção de Steven Spielberg segue inspirando muitos realizadores, assim como os irmãos Duffer, de Stranger Things. O longa marcou os anos 80, ao apresentar uma turma de meninos desbravadores, numa jornada muito digna. Mikey, o faminto Chunk (“Gordo” em português), o atrevido Mouth (“Bocão” em português) e gênio Data (“Dado” em português) estão para ser despejados de seus lares ao lado de suas famílias para a construção de um novo condomínio. Assim, decidem partir atrás de um tesouro pirata, enfrentando no percurso os criminosos da família Fratelli. Os adolescentes Brand, Andy e Stef, e o “mascote” Sloth se juntam a eles nesta jornada.

Conta Comigo


Por falar no “bocudo” Mouth, seu intérprete, o ator Corey Feldman, era uma das sensações dos anos 80. Ele viveu o pequeno Tommy Jarvis no terror Sexta-Feira 13: Capítulo Final em 1984, antes de se enveredar no ano seguinte em Os Goonies. Um ano depois, em 1986, esteve no elenco deste filme, se juntando a um novo grupo de meninos para uma aventura na infância. Apesar de não possuir elementos sobrenaturais, Os Goonies não deixa de ser fantasioso em seu retrato infantil de “Indiana Jones”. Mas quando falamos de Conta Comigo, a coisa muda de figura. Baseado no conto ‘The Body’ (O Corpo), de Stephen King, a história mostra os inseparáveis Gordie, Chris, Teddy e Vern se metendo em trilhos de trens, enfrentando delinquentes e conversando muito sobre a vida, a caminho de encontrarem o corpo de um menino morto – um boato local.

It: Uma Obra-Prima do Medo

Por falar em Stephen King, essa é uma de suas histórias mais famosas. Antes de ficar conhecida como It: A Coisa, devido à recente e elogiada versão de 2017, uma minissérie de 1990 (lançada como um longo filme nas locadoras brasileiras) marcou toda uma geração. O livro foi lançado em 1986, no ano seguinte de Os Goonies, e contava a história do icônico “clube dos perdedores”, o grupo de amigos atormentados pela entidade nas formas de um palhaço conhecida como Pennywise, do qual faziam parte Bill, Richie, Beverly, Ben, Mike, Eddie e Stanley.

Os Garotos Perdidos

Como dito, Corey Feldman foi um jovem ator que reinou na década de 1980. Além dos três filmes citados acima, ele ainda esteve em Meus Vizinhos São um Terror (ao lado de Tom Hanks) e neste Os Garotos Perdidos, um dos mais queridos filmes de vampiros, não apenas dos anos 80, mas da história do cinema entretenimento. Quem protagoniza, no entanto, é o outro Corey, o falecido Corey Haim. Ator de filmes como A Hora do Lobisomem (1985) e Sem Licença para Dirigir (1987), aqui ele vive Sam, um menino se mudando com a mãe e o irmão mais velho Michael para uma nova cidadezinha, indo morar com o avô. No local, ele logo faz amizade com os irmãos Frog (Corey Feldman e Jamison Newlander), que estão convencidos de que a cidade de Santa Carla está infestada de vampiros, isso inclui os novos “amigos” de seu irmão mais velho.


E.T. – O Extraterrestre

Neste filme atemporal de Steven Spielberg, a turminha em questão é composta por irmãos em uma mesma família. O “líder da gangue” é o pequeno Elliott, o irmão do meio. É ele quem mais sofre com a separação dos pais. É ele também quem cria o maior elo com o pequeno visitante especial, que se perde do resto da tripulação de seu planeta e termina por passar uma temporada na Terra, descobrindo tudo o que o nosso mundo tem a oferecer, além de um sentimento de amizade inigualável. Podemos inclusive dizer que mesmo de forma breve, o pequeno E.T. fez parte desta turminha, que ainda inclui o mais velho Michael, os amigos dele agregados e o xodó da família, a pequena Gertie – papel de uma Drew Barrymore em miniatura.

Deu a Louca nos Monstros

Imagina como seria se Os Goonies enfrentassem alguns dos monstros mais clássicos do cinema em uma segunda aventura. Pois bem, não precisa mais imaginar, pois foi essa a proposta dos produtores neste Monster Squad, ou “Esquadrão dos Monstros”. Aqui também temos um grupo de meninos pré-adolescentes amigos, mas ao invés do fascínio por piratas e tesouros escondidos, a especialidade do clubinho desta galera são os monstros. Sean, Patrick, Horace e Eugene são o quarteto que forma o esquadrão dos monstros, que ainda conta com a intrusão da pequena Phoebe, e a adição de Rudy, o rapaz mais velho que serve de proteção. A surpresa deles é saber que em sua cidade, estão rondando criaturas como uma múmia, um lobisomem, um monstro-peixe, o monstro de Frankenstein e o próprio Drácula. E o pior, eles são a linha de defesa.

Super 8


Terminando a lista, aparece agora esta produção de 2011. Ao lado de Stranger Things, Super 8 é uma produção atual, que completa 11 anos de lançamento em 2022. Inclusive pode ser dito que Super 8 foi uma das influências para Stranger Things. A ideia de J.J. Abrams, que escreve e dirige o filme, era justamente homenagear as produções do fim dos anos 70 e dos anos 80, em especial as obras de Steven Spielberg. Misto de E.T., Os Goonies e Tubarão, o filme mostra os amigos Joe, Cary, Martin e Charles produzindo um filme amador com sua câmera super 8. Para isso, contam com a ajuda de Alice (papel de Elle Fanning). Era para ser um verão típico, não fosse um acidente de trem, que solta na cidade uma criatura monstruosa.

Não deixe de assistir: