Que as Séries de TV se tornaram produções de altíssimo nível de qualidade não é novidade para ninguém. Atualmente, tais programas caíram tão forte no gosto popular do grande público que chegam a rivalizar em preferência com as produções cinematográficas. O público de hoje, a chamada “geração Netflix”, deu seu aval para seriados que se tornaram verdadeiros fenômenos da cultura pop, tão inseridos em nosso dia a dia como os blockbusters foram no passado. Existe espaço inclusive para todo tipo de gênero nas telinhas, do romance ao terror, e até mesmo superproduções antes pertencentes apenas à tela grande. O escopo de algumas séries de TV não fica devendo nada ao cinema, é só dar uma conferida em programas como Westworld, por exemplo. Basta perceber que algumas das maiores franquias da sétima arte, vide Star Wars e o MCU, possuem produtos na TV – de muito sucesso, diga-se.
Estamos terminando o quinto mês de 2022, e já vimos os lançamentos de grandes produções para as telinhas, que se tornaram imensamente populares com os espectadores. Séries como Cavaleiro da Lua (da Marvel/Disney Plus), Pacificador (da DC/HBO Max), Reacher (da Amazon) e Halo (da Paramount Plus) estão entre as mais queridas e populares desta primeira parte do ano. Mas o fim de maio trouxe novidades seríssimas que chegam para conquistar o posto dos programas preferidos do ano. Pensando nisso, resolvemos listar para você as séries mais aguardadas que chegam ainda em 2022, para você já ir se preparando e se programar. Confira abaixo.
Stranger Things
A quarta temporada de Stranger Things finalmente está entre nós. O novo ano estreou na última sexta-feira, dia 27, e temos certeza que grande parte dos fãs já maratonou numa tacada só. Com episódios maiores, em torno de 1h20min, a nova temporada do seriado mais querido da Netflix, e um dos mais adorados de todos os tempos, chegou com uma proposta diferente. Desta vez, foram lançados sete dos nove episódios. Com os dois últimos, que encerram a temporada, programados só para o dia 1º de julho. Os fãs precisarão segurar a ansiedade para conhecer o desfecho da mais nova aventura de Eleven, Mike, Dustin, Lucas, Max e Will, agora todos já adolescentes na faixa dos 17 anos (na vida real, alguns já estão com 20 anos).
Obi-Wan Kenobi
Por muito tempo, a Netflix reinou absoluta no segmento das plataformas de streaming, gerando seus próprios programas e filmes originais. Ela ainda continua a número 1 do mercado, mas hoje possui concorrência pesada. Um destes canais que mais desafia seu domínio é a Disney Plus, que estreou chutando a porta com a oferta de algumas das maiores franquias da atualidade em seu acervo, vide todo o universo cinematográfico da Marvel e o universo de Star Wars. E quando falamos na aventura espacial criada por George Lucas, a Disney lança agora sua terceira série em live-action, após os sucessos de O Mandaloriano e O Livro de Boba Fett. Trata-se de Obi-Wan Kenobi, que estreia com a coragem de bater de frente com Stranger Things na mesma data. A série já tem seus dois primeiros episódios disponíveis, mas a ideia é lançar um por semana até completar os seis no dia 22 de junho. Na história, Ewan McGregor volta a vestir o manto do lendário jedi que viveu na trilogia prequel.
The Boys
E se Stranger Things é o seriado mais popular da Netflix, podemos dizer que The Boys ocupa o mesmo posto na Amazon, sua maior rival e a plataforma de streaming número 2 do mundo. Baseado nos quadrinhos de Garth Ennis sobre super-heróis incorretos e sociopatas como nunca antes apresentados, a ideia era brincar com o conceito de personagens bem conhecidos do público fazendo a pergunta: como seria se o Superman, a Mulher-Maravilha e o Batman tivessem falhas de caráter gravíssimas, como muitos de nós. A série chega ao seu terceiro ano apresentando novos personagens como Soldier Boy (Jensen Ackles) e a Condessa Escarlate (Laurie Holden). A estreia é no dia 3 de junho.
Ms. Marvel
Uma semana depois da que será a maior estreia de uma série da Amazon, a Disney chega no encalço. Depois do citado Cavaleiro da Lua, a Marvel prepara um dos seus maiores lançamentos do ano, em sua primeira série voltada ao público adolescente, que promete ainda ser um baile de representatividade. Ms. Marvel é a identidade de Kamala Khan, a primeira super-heroína paquistanesa da casa de ideias. Alguns fãs mais hard core já começaram a resmungar sobre uma possível mudança de poderes da personagem, vista nos trailers. Resta saber se isso será mesmo um grande problema para o aproveitamento do programa – que estreia no dia 8 de junho.
Westworld
Essa série da HBO (HBO Max agora) fez seu debute no mesmo ano de Stranger Things, e junto com o programa da Netflix se tornou um dos mais populares não apenas de seu respectivo ano de lançamento em 2016, mas da última década (pelo menos). Essa é uma adaptação de um filme cult antigo da década de 1970, que deu muito certo, e conseguiu elevar os conceitos apresentados na produção do cinema. Depois disso, o seriado lançou novas temporadas em 2018 e 2020, para assim como Stranger Things preparar seu quarto ano para 2022. Com estreia programada para o dia 26 de junho, a guerra entre máquinas e humanos é um dos grandes trunfos da plataforma para o ano.
Only Murders in the Building
O mês de junho será agitado para os fãs de bons programas televisivos, com as estreias muito badaladas de The Boys, Ms. Marvel e Westworld. Mas elas não serão as únicas. E o fim de junho ficará marcado também pela nova temporada de uma novata na área, mas que caiu muito no gosto dos fãs. Only Murders in the Building é originalmente uma produção da Hulu, a divisão da Disney nos EUA – que no Brasil tem a Star Plus como equivalente. Mistura de comédia com suspense, a série trouxe de volta aos holofotes os veteranos Steve Martin e Martin Short, os unindo à jovem Selena Gomez numa história investigativa. O segundo ano estreia no dia 28 de junho.
A Lista Terminal
Protagonista de franquias como Guardiões da Galáxia e Jurassic World, o ator Chris Pratt se tornou um dos maiores nomes do cinema na atualidade. Não bastasse isso, Pratt também é o novo menino de ouro da Amazon Prime Video, tendo estrelado o maior sucesso da casa em 2021, a superprodução A Guerra do Amanhã. O ator segue jogando no time da plataforma e protagoniza agora sua primeira série depois do estrelato. A Lista Terminal é um thriller de ação e drama, que traz Pratt como um oficial da marinha investigando o motivo de sua equipe de fuzileiros ter sofrido uma emboscada durante uma missão secreta do governo. A estreia é no dia 1º de julho.
Mulher-Hulk: Defensora de Heróis
Quem tem limites é município, a Marvel não. Assim o super estúdio de Hollywood já tem engatilhada sua terceira série de super-heróis para 2022, depois de Cavaleiro da Lua e Ms. Marvel. Quem chega agora à festa é a advogada Jennifer Walters, papel de Tatiana Maslany – do sucesso Orphan Black. Tudo muda na vida da protagonista quando ela sofre um acidente de carro e precisa receber transfusão de sangue de seu primo. O problema é que seu primo é ninguém menos que o Dr. Bruce Banner, alter ego do Incrível Hulk. Assim, Walters também se torna verdinha e superforte. O programa possui um cunho cômico. A estreia 17 de agosto.
A Casa do Dragão
Depois de junho, agosto será outro mês movimentado para os fãs de grandes séries pop. Acontece que depois de Mulher-Hulk, da Marvel, a HBO Max tira da cartola apenas o derivado de sua maior série de todos os tempos: Game of Thrones. E eles são bestas? Bestas somos nós, que já demos todo nosso dinheiro a eles. Uma coisa podemos ter certeza, tudo que fez muito sucesso, um dia voltará. E Casa do Dragão, ao que tudo indica, é apenas o primeiro derivado de GoT, passado 200 anos antes dos eventos apresentados no seriado original. Se o público comprar a ideia, certamente veremos novas expansões deste universo. A estreia é no dia 21 de agosto.
Andor
Fechando as grandes estreias nas telinhas do mês de agosto, depois de Mulher-Hulk e A Casa do Dragão, chega mais uma série da Disney Plus, essa centrada no universo de Star Wars. O interessante destes programas é entender onde eles estão inseridos dentro da linha temporal. Por exemplo, Boba Fett se passa logo após os eventos apresentados em O Retorno de Jedi (1983); enquanto Obi-Wan Kenobi foca na história do protagonista após os eventos de A Vingança dos Sith (2005). Neste novo programa, centrado em Cassian Andor (Diego Luna), a história ocorre antes dos eventos apresentados em Rogue One (2016). A estreia é no dia 31 de agosto.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder
Por falar em franquias de sucesso, um dos maiores fenômenos dos últimos 20 anos definitivamente foi a adaptação dos livros de Tolkien para as telonas, O Senhor dos Anéis. Tido, inclusive, como forte influência na criação de Game of Thrones. E apesar de serem produções da New Line, atualmente subsidiária da Warner, o novo produto deste universo não será uma produção da HBO Max. Por alguma razão a empresa “papou mosca” e os direitos terminaram por cair nas mãos da rival Amazon. A semelhança com A Casa do Dragão é que Os Anéis do Poder também se passará numa época completamente diferente do que foi mostrado nos filmes. A estreia ocorre no dia 2 de setembro.
Cobra Kai
Sem querer perder tempo, a Netflix resolve trazer a nova temporada de outro de seus programas mais populares, após a estreia do quarto ano de Stranger Things. O derivado de Karatê Kid, Cobra Kai, começou como um programa na plataforma paga do Youtube, o Youtube Red, mas quando o streaming não deu muito certo, ela migrou para a Netflix logo em seu segundo ano, em 2019 (a estreia foi em 2018). Assim seguiram duas novas temporadas somente no ano de 2021 – com a terceira lançada em janeiro do ano passado e a quarta em dezembro. O quinto ano das desventuras de Johnny, Daniel e toda a turminha dos anos 80 acontece no dia 9 de setembro.
Willow
E se Cobra Kai construiu algo inédito, sendo a continuação na forma de uma série de TV para uma franquia dos cinemas; a Disney chega agora pegando este filão com outra obra bem popular dos anos 80. Trata-se de Willow: Na Terra da Magia (1988), superprodução de aventura e fantasia, produzida por George Lucas, dirigida por Ron Howard e estrelada pelo então casal Val Kilmer e Joanne Whalley. O programa será focado no protagonista que deu título ao filme e à série, vivido pelo mesmo Warwick Davis – com a história centrada de 20 a 30 anos depois do longa original. A estreia ocorre no fim do ano, no dia 30 de novembro.
A Roda do Tempo
Filmes e séries de fantasia, magia e aventura estão de volta com tudo no gosto popular. Isso desde que O Senhor dos Anéis e Harry Potter pavimentaram o caminho do gênero de novo há 20 anos. Desde então tivemos séries como Game of Thrones e blockbusters como Animais Fantásticos. Esse ano, derivados de GoT e O Senhor dos Anéis estreiam na HBO Max e na Amazon, mas eles não serão os únicos. Ainda sem data definida, mas prometida para 2022, teremos a segunda temporada de A Roda do Tempo. Também da Amazon, a série é impulsionada pela presença da atriz indicada ao Oscar, Rosamund Pike, no papel principal como Moiraine, que parte em uma jornada perigosa através de um mundo onde a magia existe, mas não está acessível a todos. O programa é baseado numa série de livros de sucesso.
Secret Invasion
Terminando a lista com as séries mais esperadas que chegam ainda em 2022, a Marvel promete fechar o ano com a adaptação para as telinhas de uma famosa história dos quadrinhos: Invasão Secreta – que fala sobre a invasão da raça alienígena Skrull (apresentados em Capitã Marvel) ao nosso planeta. Por terem o poder de se transformar em qualquer um, eles já estão infiltrados entre nós, substituindo inclusive personagens bem conhecidos. Resta saber se o programa reservará participação de rostos conhecidos do MCU. O que sabemos é que contará com as presenças de Samuel L. Jackson, Cobie Smulders e Ben Mendelsohn, e com as adições de gente como Emilia Clarke e a Oscarizada Olivia Colman. A estreia ainda não foi definida, mas espera-se lançamento no fim do ano.