O texto abaixo contém SPOILERS!
‘Super Mario Bros – O Filme‘ conta várias figuras amadas da franquia de jogos, como Luigi, a Princesa Peach, o Cogumelo, um rebanho de Yoshis e muitos outros.
Ainda assim, o longa guarda uma surpresa após os créditos, provocando que, se houver uma sequência, os fãs vão receber muito mais referências aos jogos.
Os eventos do filme levam Mario, Peach e o Cogumelo por uma variedade de cenários para resgatarem Luigi, que foi sequestrado por Bowser.
No fim da trama, Mario consegue trazer Luigi de volta para sua casa no Brooklyn e ambos derrotam Bowser com a ajuda de Peach e Koopa.
Na cena pós-créditos, descobrimos que os esgotos do Brooklyn, cujos encanamentos formam passagens entre reinos, escondem um familiar ovo de Yoshi.
Antes que a cena chegue ao fim, o ovo começa a quebrar, indicando que a possível sequência deve acompanhar Mario em uma aventura com seu fiel companheiro.
Agora tudo depende da recepção financeira da animação.
Infelizmente, as avaliações dos críticos não são nada animadoras, pois o longa conquistou apenas 55% de aprovação no Rotten Tomatoes.
O consenso geral afirma que, apesar de ser divertida e colorida, a adaptação decepciona por causa do seu roteiro – que parece ter sido afetado pela curta duração do longa.
Separamos os trechos das principais críticas:
“Com uma premissa rasa e um enredo frenético, ‘Super Mario Bros’ é um filme tumultuado de 90 minutos, recheado de diversão colorida e inofensiva.” (Inverse)
“É um filme divertido, com um ótimo senso de humor e com um visual animado convincente. Com duração de 90 minutos – incluindo os créditos –, essa é uma aventura curta que termina antes de se tornar enjoativa.” (Entertainment Weekly)
“Filmes que trazem a proposta ‘carta de amor aos fãs’ não são fáceis de se fazer, mas essa adaptação consegue resgatar a energia do que mais amamos nos jogos.” (Flickering Myth)
“Esse filme é completamente inacessível para os espectadores casuais, que não são fãs dos jogos da Nintendo. E até mesmo os fãs irão ficar incomodados com a história inexistente e ofensiva desta adaptação.” (Beyond the Trailer)
“Todos os personagens são extremamente rasos e sem nenhum traço de personalidade.” (Seattle Times)
“Essa adaptação é como se o jogo da Nintendo tivesse ganhado vida. Os personagens, o universo e o espírito aventureiro foram fielmente retratados, mas os espectadores que estiverem esperando uma vibe parecida com ‘Uma Aventura LEGO’ podem ficar decepcionados.” (Nerdist)
“É uma aventura familiar curta o suficiente para impedir que os adultos fiquem entediados.” (The Atlantic)
Confira nossa crítica em vídeo:
Na animação, Mario (Raphael Rossatto) e Luigi (Manolo Rey) vão parar no famoso mundo dos cogumelos, governado pela princesa Peach (Carina Eiras), precisando defendê-lo das ameaças do icônico Bowser (Marcio Dondi). Durante a aventura, Mario irá reviver diversas cenas que o acompanham ao longo das últimas décadas, como dirigir um kart, passar por ambientes desafiadores, além de ter a companhia de outros personagens marcantes, como Toad (Eduardo Drummond) e Donkey Kong (Pedro Azevedo).
Aaron Horvath e Michael Jelenic entram como diretores.
A dublagem original conta com Chris Pratt como Mario, Anya Taylor-Joy como a Princesa Peach, Charlie Day como Luigi, Seth Rogen como Donkey Kong, Jack Black como Bowser e Keegan-Michael Key como Toad. Fred Armisen, Kevin Michael Richardson, Sebastian Maniscalco e Charles Martinet, voz original de Mario, Luigi, Wario e Waluigi, completam o elenco.