sexta-feira, abril 26, 2024

Tenet e as Superproduções AINDA prometidas para 2020

É verdade que o ano 2020 não aconteceu e gerou um grande prejuízo a inúmeras indústrias pelo mundo. Mas enquanto vários estabelecimentos já abriram suas portas novamente, devidamente adaptados à nova realidade, a sétima arte precisou se acomodar em outras plataformas – majoritariamente nos inúmeros canais de streaming para assistirmos em casa. A discussão sobre a volta dos cinemas é quente – muitos se posicionam fervorosamente contra, enquanto outros concordam em aderir de forma cautelosa. No ínterim, alguns inclusive viram nos saudosos drive inns uma solução momentânea.

Para os grandes estúdios as alternativas pareciam, até então, ser apenas duas: adiar seus blockbusters para 2021 (onde grande parte debandou) ou lançar projetos esperadíssimos para serem assistidos diretamente nos lares dos fãs – como foi o caso com Mulan (a ser lançado na plataforma Disney+), SCOOBY – O filme (animação da Warner lançada em streaming em maio), o recente Bill & Ted: Encare a Música e o vindouro Escolhida (com Janelle Monaè), que encontraram na internet suas salvações. E ainda temos produções compradas rapidamente para o lançamento no colosso Netflix, vide Red Notice (com The Rock, Gal Gadot e Ryan Reynolds) e Mank, filme dirigido por David Fincher, que visa o Oscar – possibilidade feita real após os sucessos de O Irlandês, A História de um Casamento e Dois Papas no ano passado.

No entanto, para o bem ou para o mal, duas superproduções foram responsáveis por uma terceira possibilidade: o enfrentamento da pandemia e o lançamento de uma superprodução nos cinemas – obviamente seguindo todas as regras do “novo normal”. Estamos falando de Tenet e Os Novos Mutantes. Assim, resolvemos nesta nossa nova matéria apresentar todas as superproduções ainda programadas para estrear no fatídico 2020, que resolveram comprar o barulho ao invés de debandarem como a maioria para 2021, para você conhecer e quem sabe se programar. Isto é, até algum deles resolver amarelar e correr para 2021 também. Aguardemos. Enquanto isso, vem conhecer, e não esqueça de comentar e se cuidar.

Tenet

O diretor Christopher Nolan atingiu um patamar conquistado por poucos na indústria: ser um nome autoral confiável em uma superprodução. Seus filmes mesclam o melhor dos dois mundos: cinema de autor com conteúdo numa roupagem de blockbuster. Assim, é claro que criou uma mitologia em torno de sua carreira. Talvez por isso tenha se posicionado tão ferrenhamente contra a possibilidade de um adiamento ou lançamento em vídeo de sua nova obra, Tenet. Sua nova superprodução estreou em grande parte do mundo no último fim de semana de agosto, e tem estreia nos EUA programada para o dia 3 de setembro, chegando por aqui uma semana depois, em 10 de setembro. E você, vai encarar o longa nas telonas?

PS. Depois do fechamento desta matéria tivemos a confirmação de que Tenet foi novamente adiado, desta vez para o dia 15 de outubro.

Os Novos Mutantes

Diferente do item acima, este derivado do universo de X-Men da Fox parece já ter “nascido morto”. Sua data original era ainda para 2018, mas refilmagens e adiamentos assombraram a produção. A coisa não melhorou quando a FOX foi vendida para a Disney, e os fãs vislumbravam um lançamento direto no streaming Disney+, o que teria sido uma melhor solução. Mas os executivos bancaram um lançamento nos cinemas – ocorrido ao redor do mundo no último fim de semana de agosto – e o longa viveu para se tornar um fracasso de crítica, tendo inclusive sua estreia no Brasil engavetada.

Mulher-Maravilha 1984

Não deixe de assistir:

Outro filme que sofreu com a pandemia, esta continuação do sucesso de 2017 era uma das grandes apostas da Warner/DC para 2020. E seu lançamento original seria no meio do ano. Algumas informações sobre seu roteiro começaram a por em questão sua qualidade – somados ao visual (talvez duvidoso) da vilã. Seja como for, a diretora Patty Jenkins, a estrela Gal Gadot e o estúdio bancaram o barulho e estão indo em frente com a data de 2 de outubro nos EUA, e a previsão do dia 15 do mesmo mês no Brasil.

PS. Com o adiamento de Tenet, a Warner optou por remover Mulher-Maravilha 1984 de sua data (agora ocupada pelo longa de Christopher Nolan) e adiá-lo para o dia 5 de novembro.

Viúva Negra

Por um caminho similar e tortuoso passou também a principal heroína da rival Marvel. Se Mulher Maravilha 1984 era o grande lançamento da Warner/DC, sua contraparte seria provida por Viúva Negra, a grande personagem feminina da Disney/Marvel – o que faria de 2020 o palco de um duelo feminino colossal. O Covid se meteu de bicão e estragou a festa das moças. A Marvel optou por adiar Os Eternos, mas se manteve firme sobre o primeiro veículo solo da musa Scarlett Johansson numa superprodução da casa. A pandemia, no entanto, terminou aproximando a data das estreias das heroínas, com Viúva Negra prometida para o fim de outubro no Brasil, no dia 29, uma semana antes do lançamento nos EUA.

Sem Tempo para Morrer

O maior agente secreto do cinema é outro que está disposto a enfrentar a pandemia. O 25º filme da franquia 007 e o 5º protagonizado pelo astro Daniel Craig – que anuncia sua última participação nos filmes -, inicialmente Sem Tempo para Morrer era prometido para abril, algo inusitado para os filmes do espião (nos últimos tempos sempre estreando no fim do ano). O Covid foi responsável por devolver 007 à sua data de costume. O mais longo filme da franquia (com 2h43min) está programado para o dia 19 de novembro no Brasil, chegando um dia depois nos EUA.

Duna

Uma das produções mais esperadas de 2020 – em especial para este que vos fala – é esta reimaginação do clássico literário da ficção, que já foi levado às telonas em 1984, num fracasso dirigido por ninguém menos que o cult David Lynch. Agora, pelas mãos de Denis Villeneuve, um cineasta igualmente prestigiado, chega a versão da Warner – que promete uma superprodução mais palatável ao grande público, recheada com um dos melhores elencos de anos recentes. Até o momento Duna manteve sua data original de 18 de dezembro nos EUA e ao redor do mundo.

Soul

Um dos filmes que mais sofreu com o fechamento às pressas dos cinemas devido à pandemia do Covid foi Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, da Disney/Pixar – que fez uma carreira mais curta ao redor do mundo tendo sido lançada em março. Agora, os estúdios parceiros pretendem colocar outro produto nos cinemas, com a ideia de que permaneça mais tempo em cartaz. Estamos falando da promissora animação Soul, que aborda música, vida e morte. O filme tem estreia programada para o dia 20 de novembro nos EUA e mundo, e no Brasil chega somente em 7 de janeiro de 2021, época das férias escolares do pequenos.

A Lenda de Candyman

A lista não estaria completa sem um filme de terror de grande apelo que igualmente tivesse peitado o risco de lançamento nas telonas. Enquanto colegas como Invocação do Mal 3 e Escolhida foram respectivamente adiados para 2021 ou optado por um lançamento em streaming, esta sequência espiritual da franquia iniciada em 1992 segue em frente, mostrando que Jordan Peele, o produtor, é mais um dos grandes nomes do cinema (ao lado de Nolan e Villeneuve) a bancarem uma estreia nas telonas. A Lenda de Candyman é prometido pela Universal para o dia 16 de outubro, bem a tempo para o halloween.

Morte no Nilo

Ainda bem que as críticas mornas do novo Assassinato no Expresso do Oriente (2017) não colocaram um ponto final no “Agatha Christie-verse” planejado pelo diretor Kenneth Branagh, onde ele interpreta o genial detetive Hercule Poirot. Na verdade, acreditamos mais que seja por causa da compra da Fox pela Disney, que sempre coloca suas aquisições para gerar dinheiro. Assim, um novo elenco estelar encabeçado por Gal Gadot e Armie Hammer desfila em tela num texto de Christie dirigido por Branagh. E a data da nova investigação do detetive é o dia 22 de outubro no Brasil, e no dia seguinte nos EUA.

Free Guy: Assumindo o Controle

Enquanto Deadpool 3 se vê momentaneamente embargado devido à aquisição da Disney, Ryan Reynolds vai se garantindo nesta nova superprodução que mistura ação e comédia. Bancada pela FOX/Disney – vejam só – a obra mistura O Show de Truman e Matrix, num universo de vídeo game, que ainda remete a Jogador Número 1. Por enquanto, a data de 10 de dezembro é mantida aqui no Brasil, chegando no dia seguinte nos EUA.

Animações

Além de Soul, outras duas superproduções animadas fincam o pé em 2020, sem alterar sua data (por enquanto). A primeira, falando em Ryan Reynolds, é Os Croods 2, continuação do sucesso sobre uma família da era das cavernas, que demorou absurdos sete anos para sair do papel. Talvez estivessem esperando pelo roteiro certo. Seja como for esta animação da Dreamworks, com as vozes de Reynolds, Emma Stone e Nicolas Cage tem estreia prometida para a véspera de natal nos EUA e Brasil.

Outra produção animada para toda a família que não arredou o pé de 2020 é Super Conectados, da Sony Animation, mesmo estúdio da franquia de sucesso Hotel Transilvânia. Super Conectados traz uma história em família, sobre uma jovem e seus pais, a caminho de sua faculdade, precisando lidar com uma “revolução das máquinas”, com a tecnologia ganhando vida e disposta a acabar com a humanidade. O filme é prometido para o dia 8 de outubro no Brasil e 23 do mesmo mês nos EUA.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS