sábado, abril 27, 2024

‘Terrifier’ é fichinha! Veja 10 Filmes de Terror que Fizeram o Público PASSAR MAL

Nas últimas semanas, o segundo filme da cinessérie de terror ‘Terrifier’ chegou aos cinemas americanos, e está dando o que falar. Por trazer cenas explícitas de mortes e sangramentos graficamente chocantes, o filme fiz vários espectadores norte-americanos passarem mal nas salas de cinema, com alguns precisando ser entendido por unidades médicas por lá mesmo.

Infelizmente, pelo menos para os amantes do gênero de horror, ainda não temos a confirmação de quando o longa chegará aos cinemas brasileiros, no entanto o primeiro pode ser conferido em plataformas de streaming e através de aluguel digital – seja no Looke ou mesmo no YouTube e iTunes.

E pegando carona nesse acontecimento que impressionou e deixou muita gente curiosa em querer conferir a produção, separamos aqui 10 (dez) filmes que também causaram reações tão pesadas ou mais intensas quanto essas de ‘Terrifier 2’.

Lembrando que focamos basicamente em filmes que se enquadram dentro do terror, pois títulos de outros estilos também conseguiram gerar esses desconfortos. Claro, também vamos contar onde vocês podem assistir as obras citadas.

Psicose (1960) – Star+

Pessoas ficarem aterrorizadas nos cinemas a ponto de passar mal não casos que não começaram há pouco tempo, pois lá na década de 1960, o mestre Alfred Hitchcock fez com que muita gente gelasse a espinha com o maior clássico do suspense, ‘Psicose’. Jornais da época relataram que, a conhecida cena do chuveiro, do qual Marion Crane (Janet Leigh) é assassinada por Norman Bates (Anthony Perkins), gerou tamanho desconforto que pessoas desmaiaram e saíram correndo das salas após conferir o horror passado em tela.

O Exorcista (1973) – HBO Max

Não deixe de assistir:

Outro clássico do gênero, ‘O Exorcista’, foi um dos filmes percursores do estilo a trazer efeitos especiais mega realistas. Além de alguns acreditarem que tudo aquilo que foi filmado era verdade, existem diversos relatos que falaram de espectadores passando mal durante as primeiras exibições do longa, ali na década de 1970. Eram ouvidos choros, gritos e alguns chegavam até a desmaiar. Ainda hoje, a obra-prima de William Friedkin segue aterrorizante.

A Bruxa de Blair (1999) – Star+

Também apostando na ideia de que as filmagens se tratavam de casos reais, porém usando isso como meio de marketing, onde fitas haviam sido achadas com jovens que desapareceram em uma floresta, ‘A Bruxa de Blair’ aterrorizou por muitos anos os sonhos de quem conferiu o longa na época.

Por trazer o artifício do estilo found footage, onde não a plasticidade não é preocupação, dando assim um ar documental, tudo que era visto no longa parecia realmente ter acontecido e deixava o público impressionado. Avisos de que os espectadores que fossem ver o filme poderiam passar mal, acabaram servindo como chamariz para atrair plateias no mundo todo.

V/H/S (2012) – Amazon Prime Video

Foi relatado por veículos de imprensa, como o Dailymail, que durante a exibição de ‘V/H/S’, no festival de Sundance de 2012, ambulâncias foram chamadas para atender algumas pessoas que passaram mal devido as imagens vistas no filme. A produção é na verdade um juntado de curtas, com contos que variam entre aparições demoníacas, criaturas mitológicas como vampiros e casos de espírito. Na sessão, um homem passou mal durante e sofreu ataques epiléticos, como diz um dos autores do título, Simon Barrett.

Boa Noite, Mamãe (2014) – Apple TV

‘Boa Noite, Mamãe’ ganhou recentemente uma refilmagem americana com Naomi Watts, e não por acaso, pois o filme austríaco de 2017, onde dois irmãos gêmeos não reconhecem a mãe após ela passar por uma cirurgia de reconstrução facial, deixou as pessoas que viram muito chocadas. Na trama, as crianças passam a ter atitudes extremamente violentas contra a mulher, o que fez até duas pessoas desmaiarem em uma sessão, segundo fala o próprio diretor do longa, Severin Fiala: “Esse é o melhor elogio que recebemos até agora”. E aí, tem coragem de conferir?

Grave/Raw (2016) – Esteve disponível na Netflix e Amazon Prime Video

Após sofrer bullying na faculdade, com os alunos colocando fígado de coelho para comer, uma garota que era vegetariana se torna uma canibal e passa cometer horríveis atrocidades, revelando assim um segredo familiar que era mantido a sete chaves. O longa escrito e dirigido pela francesa Julia Ducournau foi exibido no Festival de Toronto e fez diversas pessoas passarem realmente mal durante a sessão. O filme traz lasceração explicita, membros decepados e muito, muito sangue! O que fez algumas pessoas não aguentarem e paramédicos serem chamados às pressas.

Desespero (2011)

Novamente no Festival de Toronto, o longa ‘Desespero’ foi exibido, este que apresenta três cozinheiros que ficam presos em um manicômio durante uma tempestade e são atacados pelas pessoas internadas, vivendo um verdadeiro pandemônio, com sujeitos pra lá de bizarros. A experiência fez duas pessoas desmaiarem, com uma cena em que mostram os cozinheiros sendo presos em um fogão e depois queimados ainda vivos, causando um desconforto impressionante. Quem se habilita a ver?

Jogos Mortais 3 (2006) – Star+ | HBO Max | Amazon Prime Video

A franquia ‘Jogos Mortais‘ sempre foi conhecida por ter muito gore, violência gráfica extrema e até é acusada de apelar com isso. Quando o terceiro filme da série foi lançado em 2006, algumas pessoas nem sequer conseguiram terminar de ver o longa, abandonando assim as salas de cinema.

O chefe do serviço de emergência britânico chegou a pedir que as pessoas avaliassem se realmente seriam capazes de assistir ao filme, já que, em apenas um dia, três ambulâncias foram chamadas para socorrer alguns espectadores que acabaram desmaiando ou sentindo náuseas durante a sessão. Provavelmente, esse é o filme mais chocante da franquia, que deve ganhar em breve o seu décimo capítulo.

Annabelle 2 (2017) – HBO Max

Esse caso é um dos melhores, pois, em uma sessão de ‘Annabelle 2‘ no Piauí, aqui no Brasil em 2017, uma mulher se disse possuída após assistir ao segundo filme da boneca mais assustadora do cinema. Ela começou a passar mal, se jogar no chão e começar a gritar. Nos EUA, também houve relato de que muitas pessoas passaram a apresentar comportamentos fora do comum, chegando ao ponto de serem socorridas para o hospital, após desmaios repentinos. O segundo filme conseguiu apagar o fraquíssimo longa original e hoje a franquia continua viva.

Invocação do Mal 2 (2016) – HBO Max

Obviamente, James Wan não poderia ficar de fora da lista, já que algumas das franquias que ele criou gerou filmes que já foram citados aqui, como ‘Jogos Mortais‘ e ‘Anabelle‘. No segundo longa da sua franquia de terro de maior sucesso, ‘Invocação do Mal 2‘, em uma sessão na Índia um sujeito morreu na cidade de Tiruvannamalai. Na situação específica, ele passou mal após tomar um susto e faleceu antes mesmo da ambulância chegar no cinema. Até o momento, este deve ser o caso mais extremos, pois provavelmente o indiano deveria ter problemas cardíacos.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS