‘The Last of Us’ já se tornou uma das melhores séries dos últimos anos e, além da ótima narrativa e da impecável adaptação dos jogos, trouxe uma representatividade significativa e necessária para a comunidade LGBTQIA+ no cenário mainstream.
Ellie, que é interpretada por Bella Ramsey (uma pessoa não-binária), é uma das personagens principais da trama e, além disso, é uma jovem garota lésbica, que possui uma atração pela sua amiga Riley, interpretada por Storm Reid.
Reid comentou em entrevista à EW que não está “preocupada com os comentários” LGBTQfóbicos, e que a série tem a proposta de contar histórias importantes.
“Como Bella [Ramsey] disse quando o episódio 3 foi lançado: se você não gosta, não assista”, disse a atriz. “Estamos contando histórias importantes. Estamos contando histórias das experiências das pessoas, e é para isso que eu vivo. É isso que faz uma boa narrativa, porque estamos contando histórias de pessoas que estão ocupando espaço no mundo.”
Bella Ramsey já havia comentado sobre o assunto em outra entrevista, afirmando que as pessoas que não gostaram da representatividade da série “vão ter que se acostumar.”
“Eu sei que as pessoas vão pensar o que quiserem. Mas eles vão ter que se acostumar com isso. Se você não quer assistir ao programa porque tem histórias gays, porque tem um personagem trans, isso é com você e está perdendo. Não vai me deixar com medo”, comentou Remsey em entrevista à GQ.
Lembrando que o próximo episódio vai ao ar no dia 5 de março.
A produção é estrelada por Pedro Pascal (Joel) e Bella Ramsey (Ellie).
A trama se passa vinte anos após a destruição da civilização moderna. Joel, um sobrevivente grosseiro, é contratado para contrabandear Ellie, uma garota de 14 anos, para fora de uma zona de quarentena opressiva. O que começa como um pequeno trabalho logo se torna uma jornada brutal e dolorosa, já que ambos devem atravessar os EUA e depender um do outro para sobreviver.
A produção abarcou nada menos que 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, com 118 críticas publicada. Dentre os vários elogios, o consenso entre a crítica internacional é que ‘The Last of Us’ é uma das melhores releituras de videogames de todos os tempos.
Confira os principais comentários:
“Não é nem remotamente controverso chamar [a série] da melhor adaptação de videogames já feita” – BBC.com.
“Uma adaptação espetacular que deve encantar os novatos e enriquecer aqueles já familiarizados com a jornada de Joel e Ellie” – IGN Movies.
“Facilmente a melhor adaptação de um videogame para live-action” – JVS Media & Production.
“‘The Last of Us’ se torna tão cativante nos momentos de quietude quanto nos assustadores – e talvez ainda mais quando foca em quem são essas pessoas em vez dos perigos que elas enfrentam” – Rolling Stone.
“Posso apostar que ‘The Last of Us’ será um dos melhores shows de 2023″ – Decider.
Crítica de Temporada | ‘The Last of Us’ é uma espetacular e impecável adaptação da HBO
A série é baseada na franquia de jogos que leva o mesmo nome e que nasceu no PlayStation 3 e atualmente recebeu no PlayStation 5 uma nova versão do primeiro jogo, com gráficos e jogabilidade aprimorados. O jogo é desenvolvido pelo estúdio Naughty Dog, considerado um dos maiores sucessos da Sony.
O elenco ainda conta com Gabriel Luna, Merle Dandridge, Nick Offerman, Anna Torv, Merle Dandridge, Nico Parker, Jeffrey Pierce, Con O’Neill, Murray Bartlett, Natasha Mumba e Storm Reid.
Peter Hoar (‘Demolidor’), Kantemir Balagov (‘Uma Mulher Alta’), Ali Abbasi (‘Sheiley’), Jasmila Zbanic (‘Quo Vadis, Aida’), Craig Mazin (‘Chernobyl’), Neil Druckmann (criador do jogo), Liza Johnson (‘Barry’) e Jeremy Webb (‘The Umbrella Academy’) fazem parte do time de diretores.
A série foi criada por Mazin (‘Chernobyl’), que também serve como roteirista e produtor executivo da adaptação ao lado de Druckmann.