sexta-feira, maio 24, 2024

‘The Last of Us’, ‘Ted Lasso’, ‘Ruptura’, ‘O Urso’ e as Melhores Séries da Nova Década!

O cinema tem tomado golpes de todos os lados. Não está fácil. Além da pandemia, tivemos como um dos principais rivais das salas de exibição, o advento das plataformas de streaming, que por uma assinatura com preço acessível, o espectador tem ao seu dispor uma verdadeira filmoteca para se entreter. Mas não são apenas os filmes para serem assistidos em casa que se tornaram obstáculo para o grande público chegar aos cinemas, e sim outro conteúdo de grande preferência dos consumidores. Estamos falando das séries de TV.

Sim, essa história de material questionável na TV e que as melhores história iam para o cinema ficou bem para trás. O cenário de hoje é: os cinemas viraram palco para espetáculos grandiosos, e as boas histórias se encontram na TV, nas séries – que é onde se encontra verdadeiramente a criatividade. Isso porque os realizadores possuem mais liberdade para arriscar. Tendo como tópico justamente estes programas maravilhosos, resolvemos ranquear os 10 preferidos do grande público (usando como base o IMDB) nesta nova década. Ou seja, do ano de 2020 até hoje. Ah sim, não levaremos em conta séries documentais e nem animações – apenas programas em live-action. Confira abaixo.

10) O Urso (2022) –
Nota: 8.6/10

Começamos a matéria com o sucesso do canal FX, que no Brasil chega através da plataforma da STAR+ (da Disney). Os programas de culinária se tornaram um verdadeiro filão, afinal quem não gosta de comer, e comer bem? A sacada por trás desta série é que conta a história de um renomado chef chamado Carmy (Jeremy Allen White), que já frequentou as mais altas rodas da sociedade e trabalhou em restaurantes de prestígio. Após o trauma da morte do pai, com quem tinha um relacionamento difícil, ele decide assumir o restaurante que herdou, porém, o lugar é uma “pocilga”. Agora ele precisa reinventar o lugar, colocar ordem na casa e trazer seu refinamento para o estabelecimento. A série já foi indicada para 13 Emmys e a segunda temporada estreou recentemente, em junho de 2023.

09) Heartstopper (2022) –
Nota: 8.6/ 10

Outro programa cuja estreia foi em 2022, agora temos na lista uma produção da Netflix – a campeã do mercado no mundo. Aqui temos um drama romântico que usa como cenário um colégio, local onde dois adolescentes, Charlie (Joe Locke) e Nick (Kit Connor), se envolvem em uma grande amizade, mas começam a descobrir que esta relação talvez seja ainda mais forte do que apenas uma amizade – se desenvolvendo também para o romance. O seriado britânico é um enorme sucesso na Netflix, e um dos mais elogiados sobre a temática LGBTQI+. A série foi indicada a 2 prêmios BAFTA, e estreou no dia 3 de agosto deste ano sua segunda temporada, já tendo garantida a terceira também.

08) O Gambito da Rainha (2020) –
Nota: 8.5/ 10

Outra série da Netflix chega agora em oitava posição. Ao contrário das duas acima, essa aqui trata-se de uma minissérie, com começo, meio e fim, e que não terá continuação. Bem, ao menos é o que se sabe até o momento, já que é cada vez mais difícil Hollywood não dar sequência a enormes sucessos. O que acontece é que o programa é baseado no livro de Walter Tevis, e uma continuação teria que ser um roteiro original. Quem brilha é a talentosíssima Anya Taylor-Joy como Beth Harmon, uma menina órfã que se revela uma exímia jogadora de xadrez, chegando a disputar campeonatos mundiais. O sucesso da série fez despertar uma verdadeira febre pelo xadrez. A série estreou no auge da pandemia, em outubro de 2020, e ajudou muita gente a superar o isolamento. A minissérie ganhou nada menos que 11 prêmios Emmy.

07) Dopesick (2021) –
Nota: 8.6/ 10

Se você está se perguntando como ‘O Gambito da Rainha’, com nota 8.5, pode ter ficado mais bem posicionado do que programas com 8.6 de nota, saiba que o sistema de avaliação leva em conta também o número de votantes que cada produção recebeu, e sua popularidade. Agora chegamos à sétima posição com mais uma minissérie, essa da plataforma Hulu, que no Brasil está disponível na STAR+ também. Essa é a primeira série de 2021 a aparecer na lista, e conta a história da luta contra o vício em analgésicos opioide. No melhor estilo ‘Traffic’, vemos essa batalha sendo travada nas salas da diretoria de empresas farmacêuticas, na polícia contra as drogas e até o lado dos usuários. O elenco renomado conta com Michael Keaton e Rosario Dawson, entre outros. A minissérie ganhou 2 prêmios Emmy.

Não deixe de assistir:

06) The Offer (2022) –
Nota: 8.6/10

Outra minissérie, essa também de 2022, mas do streaming Paramount+, marcando a estreia de um programa da empresa na lista. E por que ‘The Offer’ é badalada, você pergunta? Porque se trata de um programa que mostra o surgimento de um dos filmes mais queridos, quiçá o mais querido, da história do cinema: ‘O Poderoso Chefão’ (1972). Aqui vemos a luta da Paramount e dos produtores para levar o livro de Mario Puzo para as telonas em uma superprodução, desde contratar o diretor Francis Ford Coppola, até escalar o astro Marlon Brando no papel principal, e todo o drama que cercou esta epopeia, numa recriação de época preciosa.

05) It’s a Sin (2021) –
Nota: 8.7/ 10

Segunda produção de 2021 na lista, mais uma minissérie britânica, e a primeira obra da HBO Max a chegar, marcando o início do Top 5. O motivo para tantas minisséries na lista, é que com as séries, um programa pode começar forte no gosto popular, mas decair conforme as temporadas seguintes. Já uma minissérie possui começo, meio e fim, se torando uma obra fechada mais fácil de agradar. O trocadilho com o título se propõe a relembrar um período sombrio no mundo, com o surgimento da epidemia da AIDS. Aqui acompanhamos um grupo de amigos gays, na Londres de 1981. Eles se deparam com a doença terrível que terminou matando muita gente, enquanto lutam para sobreviver, mas não desistem de suas liberdades, nesta comédia dramática. O programa ganhou 2 prêmios BAFTA.

04) 1883 (2021) –
Nota: 8.7/ 10

E adivinhe só… temos mais uma minissérie na lista. Essa é a segunda da Paramount+, e faz parte do universo de ‘Yellowstone’, criado por Taylor Sheridan – da qual fazem parte a própria ‘Yellowstone’ (2018-2023) e ‘1923’ (2022-2023). ‘1883’ foi a segunda a chegar, e contou a história da jornada da família Dutton, e sua travessia pelo Oeste, enfrentando grandes perigos em sua caravana. Quem estrela é Sam Elliott. A minissérie foi indicada para 3 prêmios Emmy.

03) Ruptura (2022) –
Nota: 8.7/ 10

Agora sim, voltamos para as séries, deixando as minisséries para trás, inaugurando o Top 3 da lista. Quem sobre ao pódio em terceira posição com medalha de bronze é ‘Ruptura’ (ou ‘Severance’), o primeiro programa da AppleTV+ a aparecer na lista. Não é por menos que esta série, que estreou em 2022, e promete uma segunda temporada (se a greve em Hollywood deixar), está tão bem posicionada, afinal trata-se de uma das histórias mais originais dos últimos tempos, seja das telinhas ou das telonas. Mistura de ‘Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças’ e ‘Quero ser John Malkovich’, a série já nasceu cult, mas ao mesmo tempo é extremamente divertida e misteriosa, com diversos enigmas que nos fazem grudar na tela. Na trama temos uma empresa suspeita que exige que seus funcionários deixem as lembranças de fora na porta do trabalho, e que não levem o que viveram no expediente para fora também. A série ganhou 2 prêmios Emmy.

02) Ted Lasso (2020) –
Nota: 8.8/ 10

Outra que surgiu bem no ápice da pandemia, em agosto de 2020, ‘Ted Lasso’ certamente fez todos que se aventuraram a assisti-la se sentirem melhor durante este período sombrio da humanidade. Esse é o segundo seriado da AppleTV+ e definitivamente o mais popular da casa. Acontece que a série é muito edificante, se tornando quase uma obra sobre autoajuda e positividade extrema. Isso porque o protagonista que dá título ao programa, papel de Jason Sudeikis, é um mar de otimismo e alto astral, mesmo que em determinados momentos possa parecer ingênuo e bobo. Sua bondade contagia todos, em um local hostil e não muito receptivo à sua atitude. ‘Ted Lasso’ contra sobre um treinador de futebol vindo dos EUA para treinar um time perdedor em Londres. A série já levou 11 prêmios Emmy e estreou sua terceira temporada em março de 2023. E quem será que tirou o primeiro lugar de ‘Ted Lasso’… você já sabe?

01) The Last of Us (2023) –
Nota: 8.8/ 10

Sim, queridos leitores, mal chegou em cena e ‘The Last of Us’ já levou a p@%&a toda, se tornando a série mais elogiada pelos fãs da década de 2020 (até o momento). O seriado se tornou um verdadeiro marco, já que também prova que produções baseadas em vídeo games podem ser muito boas, basta fazer da maneira certa. E tudo fica ainda melhor quando pensamos que o tema é um que está mais do que batido: o de realidades devastadas em um pós-apocalipse zumbi. Sim, a série consegue fazer dessa premissa o programa mais querido do público. A série da HBO Max estreou este ano e conquistou a medalha de ouro em primeiro lugar do pódio, não deixando espaço para nenhuma série da Amazon ou da Disney+. O programa foi indicado para nada menos do que 25 prêmios Emmy e já reservou sua segunda temporada.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS