A impactante trajetória da fotógrafa e ativista suíço-brasileira Claudia Andujar será o tema central de ‘The Outsider’ (A Estrangeira). O longa-metragem nacional marcará a estreia da cineasta Sandra Delgado na direção de projetos de ficção em longa-metragem. A produção ganha ainda mais relevância nos bastidores com o envolvimento de Wagner Moura, que além de assinar a produção executiva do filme, fará uma participação especial no elenco.
De acordo com a Variety, ‘The Outsider’ acompanhará a jornada de Andujar desde sua sobrevivência ao Holocausto até seu trabalho histórico na fotografia e no ativismo, utilizando sua arte como uma ferramenta de luta pelos direitos humanos e pela sustentabilidade.
Grande parte de sua obra foi dedicada às populações vulneráveis no Brasil, sendo fundamental para impulsionar a demarcação de terras indígenas e viabilizar campanhas de vacinação na região amazônica. Atualmente, suas imagens integram os acervos permanentes do Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York, e da Tate, no Reino Unido, além de contar com uma galeria inteiramente dedicada à sua produção no Instituto Inhotim.
A diretora Sandra Delgado, reconhecida por projetos como ‘Maria: A Lenda Fora da Lei’, também tem formação em fotografia e dedica mais de duas décadas ao estudo minucioso da obra de Andujar. Para garantir o rigor histórico de sua estreia na ficção, a cineasta desenvolve o roteiro ao lado de dois consultores fundamentais:
- Carlo Zacquini: Missionário italiano e amigo próximo de Andujar, que colaborou diretamente com ela em campanhas contra a violência sofrida pelo povo Yanomami;
- Ana Maria Machado: Renomada antropóloga brasileira, cuja pesquisa foi essencial para conectar a cultura e a língua Yanomami ao projeto cinematográfico.
Falando sobre sua inspiração para o projeto, Delgado afirmou que o principal motor foi o “afeto” por Andujar e “uma profunda admiração por sua obra”.
A diretora complementou suas intenções com o longa: “Minha esperança é que este filme apresente ao público a trajetória de vida, arte e ativismo de Claudia Andujar, ao mesmo tempo em que oferece um olhar crítico sobre as consequências devastadoras do desenvolvimento predatório no Brasil”.
A diretora criativa da Maria Farinha Filmes, Estela Renner, endossou o entusiasmo com o projeto, afirmando que a equipe ficou impressionada com a forma como “as palavras de Sandra Delgado ecoam a qualidade transcendente da fotografia de Claudia”.
Comentando sobre o roteiro do novo longa, Wagner Moura afirmou que o texto foi “construído com raro cuidado, resultado de décadas de pesquisa sobre a trajetória de Claudia Andujar e sobre como sua arte contribuiu para a demarcação de terras indígenas”.
O ator e produtor celebrou o caráter social da obra: “O cinema que une uma figura poderosa a uma luta urgente é o tipo de cinema que mais me emociona. Essa é uma história urgente e infelizmente ainda muito atual. É um filme que mal posso esperar para assistir”.






