O ator Ian Somerhalder, eternizado pelo papel de Damon Salvatore em ‘The Vampire Diaries’, explicou recentemente o motivo de ter se afastado da atuação. A decisão foi diretamente influenciada pela forma como a paixão dos fãs pela série se tornou algo tóxico.
Em entrevista à CBR, o ator revelou que a obsessão de alguns fãs o deixou “enojado e frustrado”.
“Eu era o maior fã de Delena [casal entre Damon e Elena] até perceber que o fandom tinha a capacidade de se voltar contra as pessoas e se tornar realmente, realmente cruel”, disse Somerhalder. “Eu pensava: ‘Isso é uma série de ficção com personagens fictícios. Não podemos ser cruéis com pessoas reais'”.
Para Somerhalder, essa experiência mudou sua visão sobre os fãs: “Eu não gosto de ver as pessoas sendo más umas com as outras. Isso é um câncer tóxico para a sociedade”.
Ele ressaltou que, embora seja “ótimo se emocionar com uma série”, “não está certo machucar outra pessoa por causa do seu entusiasmo ou amor por aquilo”.
A toxicidade do fandom também se alimentava da vida real. Somerhalder namorou a co-estrela Nina Dobrev entre 2010 e 2013, e a showrunner Julie Plec já havia comentado que os fãs começaram a misturar a vida real com a ficção.
Astros de ‘The Vampire Diares’ se reúnem em foto e vídeo ENIGMÁTICOS; Confira!
O ator classificou o “shippar” casais fictícios ou pessoas reais como algo perigoso.
“As pessoas se opõem veementemente a qualquer coisa diferente do que elas imaginam”, explicou. “Com o advento das redes sociais, as pessoas passaram a despejar uma quantidade exorbitante de ódio no universo só porque não estão felizes com o rumo de uma história na TV”.
A experiência foi um ponto de virada para Somerhalder. “[Mas] aprendi muito sobre a sociedade. É um dos motivos pelos quais eu deixei a televisão e me tornei um empreendedor”, concluiu.
Ian Somerhalder fala sobre golpe em fãs brasileiros e diz que nunca esteve envolvido
