Os roteiristas Paul Tamasy e Eric Johnson, conhecidos por filmes aclamados como ‘O Vingador’ (The Fighter) e ‘O Dia do Atentado’ (Patriots Day), vão escrever um filme sobre a notável história do clube de futebol ucraniano Shakhtar Donetsk.
O projeto, anunciado pelo Deadline, contará a trajetória de resiliência do time que vive em exílio devido à guerra com a Rússia.
O filme focará na temporada de 2022 do Shakhtar, um ano de grandes desafios para o clube. Por conta da guerra, a FIFA permitiu que seus jogadores estrangeiros saíssem do time, em uma decisão sem precedentes. Apesar de todas as adversidades, o Shakhtar continuou a competir e a se destacar no cenário mundial, mesmo com a invasão russa em grande escala.
Christian Tureaud e Ren Trella são os produtores do filme, com Tamasy, Stuart Pollack, David Salzberg e Andy Raymer atuando como produtores executivos.
Em um comunicado ao Deadline, Paul Tamasy e Eric Johnson expressaram sua honra em contar a história.
“É tudo o que amamos em um filme: emocionante, inspirador, comovente e, acima de tudo, um relato fascinante do triunfo do espírito humano e da força duradoura de nossos valores mais preciosos: liberdade, compaixão e coragem”, disseram.
A dupla também comentou o simbolismo do nome do clube. “Shakhtar, que significa ‘mineiro’ em ucraniano, refletindo as profundas raízes do clube na região de mineração de carvão, tornou-se um símbolo de esperança para uma nação em um momento profundamente perigoso, ‘a luz na escuridão’, um lembrete de quem deveríamos ser. Nós somos o Shakhtar”, finalizaram.
Os produtores Tureaud e Trella afirmaram que, ao conhecerem a história do Shakhtar, sentiram que ela precisava ser transformada em filme.
“Estamos empolgados por Paul e Eric estarem escrevendo o roteiro. O trabalho deles é lendário, cheio de histórias verdadeiras fascinantes envolvendo esportes, guerra e eventos históricos. Quando soubemos do amor deles por ‘O Jogo Bonito’, sabíamos que era o destino”, acrescentou.
O CEO do FC Shakhtar, Sergei Palkin, também se manifestou sobre o projeto, dizendo que a “história única” do clube merece ser contada ao mundo.
“Desde 2014, quando fomos forçados a deixar nossa casa em Donetsk, nossa jornada tem sido marcada por desafios que nenhum clube de futebol deveria enfrentar”, concluiu. “Acredito que este filme não será apenas um grande filme; será uma homenagem às grandes pessoas que continuam a lutar por seus sonhos, seu clube e seu país”.
Fundado em 1936, o FC Shakhtar Donetsk é um dos clubes mais condecorados da Ucrânia, mas desde 2014, quando as forças pró-Rússia tomaram a região de Donbas, tem jogado suas partidas em diversos locais do país.
Atualmente, o time está sediado em Lviv, onde a presença de público nos jogos é limitada pelo tamanho dos abrigos antibombas. Em partidas internacionais, o clube joga na Polônia e na Alemanha, e as viagens, devido ao espaço aéreo fechado, chegam a durar até dois dias.
