A HBO MAX pegou todos de surpresa na manhã deste sábado (2) ao confirmar que TODAS as quatro temporadas de Todo Mundo Odeia o Chris estreia no catálogo em Outubro, com dia a ser divulgado. Os 88 episódios poderão ser conferidos pelos assinantes sem a necessidade de pagar um valor adicional. Antes, a série estava no Amazon Prime Video.
A adição veio em boa hora porque Janeiro de 2021 parecia ser o mês em que a plataforma menos trouxe novidades para os assinantes. Lançada em 2005 pela Paramount e posteriormente adquirida pela CW, a série teve quatro temporadas e, ao contrário do que algumas pessoas sugerem, fez sucesso nos Estados Unidos, porém nada comparado ao fenômeno que é no Brasil. A estreia do episódio piloto, por exemplo, registrou a terceira maior audiência da história da Paramount e manteve média de 4 milhões de espectadores. Já na CW, a audiência caiu, mas ainda assim se manteve relevante, com mais de 2 milhões de espectadores.
No Brasil, Todo Mundo Odeia o Chris foi adquirido pela Record em 2006 e desde então virou um espécie de “coringa” da emissora, já que sempre que é exibida, rende muita audiência, mais ou menos como era Chaves no SBT. Isso só comprova o sucesso da série no país.
E não é tão difícil de entender o porquê dela ter explodido aqui no Brasil: representatividade e humor cotidiano bem feito. De acordo com dados de 2019 recolhidos pelo IBGE, 56,10% da população brasileira se declara negra. Inversamente proporcional a esse número, somos bombardeados com elencos majoritariamente brancos em filmes, séries e novela. Então, séries com atores negros ocupando papéis de protagonista causam muita identificação para mais da metade da população brasileira. Além disso, a série aborda problemas muito familiares ao cotidiano dos brasileiros, como o racismo, o bullying, as dificuldades financeiras e muitos personagens carismáticos que estão tentando se virar na vida.
Fora, claro, a qualidade incontestável da produção. A série é ridiculamente bem dirigida, tem um elenco que dá a vida em tela, faz uso de uma trilha sonora espetacular e conta com uma caracterização perfeita. Como ela se passa nos anos 1980, houve um empenho incrível em recriar a atmosfera, a ambientação oitentista, que é conseguida com cenários, figurinos, referências e situações típicas da década favorita do entretenimento americano. Tudo isso foi reconhecido com indicações ao Emmy, ao Globo de Ouro e pelas outras 16 premiações das quais Todo Mundo Odeia o Chris saiu vencedora.
Ambientada nos anos 1980, Todo Mundo Odeia o Chris é baseada em casos reais da infância do humorista Chris Rock. Na trama, ele e sua família se mudam para Bed-Stuy (só doido vai), no Brooklyn, para começar uma nova vida. Lá, eles vivenciam as mais loucas e diversas experiências enquanto tentam viver normalmente.