sexta-feira, maio 24, 2024

Todos Queriam Continuações Destes Filmes que Completam 10 Anos – Mas Ainda Não Aconteceram!

A esta altura não existe mais dúvida que a palavra de ordem dos grandes estúdios de Hollywood é “IP”. E o que exatamente significa isso? Bem, a tradução seria “marca registrada”, ou seja, um título de sucesso para chamar de seu. Uma franquia. E os produtores não estão errados em querer apostar no seguro, afinal é o que mais da metade dos espectadores faz na hora de decidir o que escolher ver nas telonas. Entre o certo e o duvidoso, é melhor apostar no time que está ganhando. O resultado pode ser a falta de ideias originais, mas não se preocupe, ainda são produzidos mais filmes originais do que continuações e adaptações em Hollywood.

Pensando nisso, nessa nova matéria iremos olhar para algumas franquias em potencial, filmes que todos adoram e queriam ver suas histórias continuarem em sequências, mas que por alguma razão permanecem apenas com um único longa (ou dois), sem terem tirado do papel da tão almejada continuação. Pelo menos até o momento. Confira abaixo.

No Limite do Amanhã

Emily Blunt está com tudo atualmente. A atriz de 41 anos acabou de sair de sua primeira indicação ao Oscar por ‘Oppenheimer’ e já emendou com o elogiado ‘O Dublê’. Em breve ela chega como a voz de um dos personagens em ‘Amigos Imaginários’. E Tom Cruise dispensa apresentações. Os dois uniram forças em uma das ficções científicas de ação mais queridas do grande público nos últimos 10 anos. Falamos de ‘No Limite do Amanhã’, que mistura filme de guerra, invasão alienígena e filmes de paradoxos temporais.

Uma mistura assim não poderia dar errada. E ‘No Limite do Amanhã’ vem de fato prometendo uma sequência. No entanto, dez anos se passaram e por enquanto nada. Cruise é um homem muito atarefado e nos últimos anos tem se dedicado apenas à franquia ‘Missão: Impossível’. Mas os fãs querem vê-lo de volta como o covarde e atrapalhado Cage, e principalmente Blunt no papel mais badass de sua carreira, Rita – a “megera de ferro”.

Anjos da Lei 2

HD 22-jump-street wallpapers | Peakpx

Uma das poucas adaptações de uma série dos anos 80 para o cinema que deram realmente certo. Depois de tentativas frustradas com ‘Miami Vice’, ‘Esquadrão Classe A’ e ‘S.O.S. Malibu’, os sempre ótimos Phil Lord e Christopher Miller acharam ouro ao não levar ‘Anjos da Lei’ nem um pouco a sério, pegando a ideia absurda de policiais de aparência juvenil se infiltrando em escolas e resolveram escrachar tudo. O filme original foi uma das mais gratas surpresas de 2012, e ainda contou com a participação dos atores do seriado, como o próprio Johnny Depp.

A continuação não demorou a sair, em 2014 já víamos Channing Tatum e Jonah Hill de volta às suas rondas, desta vez em uma universidade. No fim de tal filme, a imaginação correu solta, com uma cena pós-créditos hilária, provocando uma verdadeira enxurrada de continuações que o filme poderia ganhar – quase como se os realizadores soubessem que não fariam um filme três. Por tempos também foi cogitado um crossover com ‘Homens de Preto’, por mais insano que possa parecer. Mas aqui vai uma ideia, tragam Tatum e Hill de volta, porém, desta vez eles serão os policiais veteranos no comando de uma nova turma de policiais juvenis.

RoboCop

O ‘Robocop’ original lá de 1987 é um filme revolucionário, dono de uma crítica social afiada, ultraviolento, que é claro se tornou uma das obras cult mais adorados daquela década. Suas continuações inevitáveis não lhe fizeram jus. O segundo, de 1990, é até legal, mas o terceiro, de 1993, colocaria um prego no caixão da potencial franquia por muitos anos. Ela só seria revivida em 2014, há dez anos, pelo nosso José Padilha, responsável pelos dois ‘Tropa de Elite’, expoentes do cinema policial e de ação aqui no Brasil.

Não deixe de assistir:

O que todos concordaram é que este remake é um dos mais interessantes já feitos. Sabendo que não podia concorrer com o original, o diretor seguiu por outro caminho, criando algo novo e diferente, mas que funciona por si só. Qual foi a surpresa então quando ficamos sabendo que o filme não havia sido bem-sucedido. A culpa foi muito creditada à data de lançamento, no dia dos namorados, em meio a uma das maiores nevascas recentes dos EUA. Prova de que os realizadores do estúdio não tinham muita fé no projeto. Assim, qualquer ideia de continuação morreu na praia, infelizmente. Agora é esperar um próximo reboot.

Relatos Selvagens

O mundo está bem longe de ser justo. E no mundo do cinema é a mesma coisa. Por exemplo, um dos melhores filmes dos últimos dez anos é o argentino ‘Relatos Selvagens’, formado por algumas pequenas histórias sobre nossas revoltas do dia a dia. O longa foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro, e embora não pedisse continuação, seria perfeito para isso. Seria só um exercício do diretor, os roteiristas e os realizadores bolarem mais um punhado de histórias histéricas sobre o mesmo tema. Contos não faltam.

Como se não bastasse, todos ficamos esperando o próximo trabalho do cineasta Damián Szifron, dono do roteiro também. Sabíamos que o diretor estava destinado à grandeza, e que Hollywood não demoraria para agarrar a chance de trabalhar com ele. Bem, estávamos equivocados – pois o sujeito demorou nada menos que nove anos para penetrar no mercado norte-americano, e o fez com um filme que não chamou nem um pouco atenção: ‘Sede Assassina’, com Shailene Woodley. Uma pena.

Corrente do Mal

Um dos melhores filmes de terror dos últimos anos, ‘Corrente do Mal’ é uma daquelas pequenas pérolas perfeitas, que é tão redondinho com seu começo, meio e fim, que não necessita de uma continuação necessariamente. Um dos mais bem-sucedidos herdeiros de ‘Halloween’ (1978), com sua ambientação inquietante, estudo de sombras e luz, e trilha sonora que reverencia John Carpenter (embora as tramas não tenham nada a ver), o diretor David Robert Mitchell se mostrou um talento nato.

Apesar de ter se perdido um pouco em sua própria ambição com ‘O Mistério de Silver Lake’, Mitchell agora promete uma sequência para seu filme mais querido. E de fato ‘Corrente do Mal’ só está na lista porque tirou essa sequência da cartola dez anos depois. Intitulado ‘They Follow’, ao invés de ‘It Follows’, o filme tem vinculado novamente Maika Monroe como a protagonista Jay, às voltas com a maldição passada através do sexo e deve ser lançado em 2025.

Operação Invasão 2

Cult por excelência, podemos pensar que os filmes ‘The Raid’ (no original) são produções asiáticas, pois se passam na Indonésia, são falados no idioma local e possuem atores de lá também. No entanto, tratam-se de coproduções americanas, comandadas pelo muito inglês Gareth Evans. Na trama do original de 2011, uma equipe tática da polícia invade um prédio a fim de prender um mafioso. Nem precisa dizer que o inferno chegará ao local. Esse é um dos melhores filmes de ação dos últimos 10 anos pelo menos, e inspirou de tudo um pouco, incluindo o reboot de ‘Dredd’.

A continuação, lançada há dez anos, não deixou a peteca cair, pelo contrário, elevou a ação e a trama em todos os sentidos. Aqui temos algumas das melhores coreografias de luta do cinema. Mas a pergunta que nunca calou é: esses filmes eram ‘John Wick’ antes de ‘John Wick’, por que não se tornaram uma franquia com mais filmes? Onde está o terceiro capítulo dez anos depois?

Operação Big Hero

Finalizando a matéria temos o primeiro “flop” da Marvel/ Disney após a grande fusão que trouxe o universo dos heróis mais famosos do mundo para a casa do ratinho Mickey. Quando comprou a Marvel, a Disney tratou de colocar sua propriedade para render dinheiro, assim saiu atirando para todos os lados. Uma das tentativas foi transformar um grupo B de heróis em uma de suas animações bastante conhecidas. Assim, nada de atores reais, ‘Operação Big Hero’ virou uma atração infantil.

Era para ter se tornado uma franquia, com continuações intermináveis, mas o destino não quis assim. Três anos depois, no entanto, se tornaria uma animação tradicional para a TV, na forma de uma série com três temporadas. Foi a forma da Disney salvar uma propriedade promissora.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS