domingo, abril 28, 2024

Tom Cruise, Keanu Reeves e Spike Lee em Clássicos Nostálgicos dos anos 80 para Curtir na Amazon Prime Video

Grande parte dos assinantes dos variados serviços de streaming da atualidade correm atrás dos grandes lançamentos das plataformas. E sem dúvida um dos mais interessantes é a Amazon Prime Video, que não demora muito a dar a seus assinantes grandes sucessos do cinema, de forma tão rápida que às vezes nem conseguimos colocar em dia a quantidade de oferta. Recentemente, o streaming disponibilizou obras como ‘Creed 3’, ‘Até os Ossos’, ‘Esquema de Risco’ e ‘Terrifier 2’; e as novidades não param de chegar. Isso é ótimo.

No entanto, existe outra parcela do público, que tem forte apreço pelos filmes do passado, em especial em tudo o que diz respeito às décadas de 80 e 90. Esses nostálgicos apaixonados pelo período gostam de ver e rever inúmeras vezes os filmes com os quais cresceram. Justamente por isso diversos canais do Youtube hoje possuem especialidade na nostalgia e em produções das citadas décadas – em especial os anos 80. Aqui no CinePOP também somos aficionados por esses anos inesquecíveis, e adoramos peneirar para saber quais produções da época nossos streamings favoritos estão disponibilizando. Assim, reunimos na Amazon Prime Video mais um lote de filmes nostálgicos e muito queridos dos fãs, lá dos anos 80, para indicar para você. Confira abaixo.

Fuga de Nova York (1981)

Cult é pouco para definir esse filme. Com direção de um dos realizadores mais queridos da década de 80, John Carpenter, essa foi a grande investida do cineasta para sair do gênero do terror, que o havia consagrado com obras como ‘Halloween’ (1978) e ‘Fog’ (1980). Aqui, Carpenter bolava um projeto ambicioso, que misturava ação e ficção científica, no estilo de um faroeste moderno e futurista. Fora isso serviu para apresentar Kurt Russell em um de seus personagens mais icônicos da carreira, o durão caolho Snake Plissken, um ex-militar renegado, que passou a odiar qualquer forma de disciplina governamental.

Ele é trazido de volta à força e chantageado para que resgate o presidente dos EUA, afinal só ele pode concluir essa missão. Acontece que a ilha de Manhattan em Nova York foi transformada em uma grande prisão a céu aberto, onde os “indesejáveis” são “desovados” e passam a viver sob suas próprias leis. Pense no pior cenário imaginável. É para lá que nosso herói está indo. Nem precisa dizer que a Amazon marcou um golaço ao disponibilizar o filme. E que você tem que correr para assistir.

Vidas Sem Rumo (The Outsiders, 1983)

O astro Tom Cruise nunca deixou os holofotes e ano passado entregou o fenômeno ‘Top Gun: Maverick’, que, é claro, continua seu primeiro grande sucesso lá atrás de 1986. Esse ano, Cruise volta com mais um ‘Missão Impossível’, o sétimo. Antes de tudo isso, no entanto, Tom Cruise era só um jovenzinho de 21 anos e dentes tortos, quando teve a oportunidade de trabalhar com ninguém menos que o consagrado Francis Ford Coppola, saído de alguns dos filmes mais elogiados de todos os tempos – ‘O Poderoso Chefão‘ (1972) e sua sequência (1974), talvez você já tenha ouvido falar. Mas Cruise não estrela sozinho, muito pelo contrário, é parte de um elenco de rapazes muito promissores, como Ralph Macchio (o eterno Daniel San de ‘Karatê Kid’ e ‘Cobra Kai’), o saudoso Patrick Swayze, C. Thomas Howell, Matt Dillon, Rob Lowe e Emilio Estevez. O filme de drama sobre gangues de rua rivais é baseado no livro de S.E. Hilton e marcou época. ‘Vidas Sem Rumo’ está completando 40 anos em 2023, e o presente é da Amazon para nós.

Faça a Coisa Certa (1989)

Se você não conhece muito bem a filmografia do cineasta Spike Lee, a Amazon oferece a oportunidade perfeita com esse que é sua obra quintessencial. Se você não for assistir a mais nenhum outro filme do diretor, precisa pelo menos assistir a este. Importantíssimo por suas questões sociais, ‘Faça a Coisa Certa’ marcou época e infelizmente continua atual. Um barril de pólvora prestes a explodir, temos conflitos raciais em um bairro pobre de Nova York, numa época do ano extremamente quente, para alterar ainda mais os ânimos. Assim, entre negros, coreanos e italianos, as diferentes raças se misturam e tentam conviver. O discurso que o diretor traz à pauta foi o que fez dele um realizador extremamente influente e elogiado.

Não deixe de assistir:

Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída (1981)

Por falar em filmes questionadores e inquietantes, essa produção alemã cult marcou época, sendo considerada um dos filmes mais pesados da década de 80. Baseado numa história real, o filme mostra uma adolescente se tornando viciada em drogas fortes, como a heroína, na Alemanha da década de 70. Uma verdadeira viagem ao inferno que mostra o quão nocivas podem ser as drogas e o universo de quem as usa. Impactante é pouco para definir esta obra. Quando a produção fez 40 anos, voltou aos holofotes em diversos veículos especializados e chegou a ser relançada nos cinemas, para ver como se comporta aos olhos de hoje. A Amazon traz a oportunidade para todos que não conhecem ou os que quiserem lembrar.

Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987)

Agora saímos de um filme perturbador para um bem mais alto astral e que marcou época em suas reprises na Globo e sua trilha sonora inesquecível. Considerado um “filme de menina”, não teve uma jovem sequer que não fosse apaixonada por este longa na época, tendo crescido nos anos 80 e 90. Certamente as da minha rua não desgrudavam os olhos da produção em incessantes reprises. Um dos filmes mais marcantes da carreira do então jovem astro Patrick Swayze (ele aqui de novo em outro filme), o saudoso ator vive Johnny Castle, um instrutor de dança em um resort para ricos nos arredores de Nova York nos anos 60. No local ele conhece a menina de classe alta “Baby” Houseman (papel de Jennifer Grey), que logo se apaixona pelo sujeito mais velho, levando os pais à loucura. Muitos podem não ter se dado conta na época do contexto social e da questão de classe implícitos, muito em voga hoje, que diferencia os funcionários e os hóspedes. No meio dessa divisão surge um amor marcante. Com direito a música e dança.

Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica (1989)

O astro Keanu Reeves conseguiu dar a volta por cima em sua carreira ao dizer sim para o papel do matador “aposentado” John Wick, que precisa voltar à ativa ao buscar vingança, desencadeando assim uma matança sem igual, que já dura quatro filmes. Muito antes disso, Reeves estrelava uma comédia amalucada, que seguia os passos do sucesso ‘De Volta para o Futuro’ ao trazer uma trama de viagem no tempo. Ao invés de um jovem em um carro esporte, dois adolescentes em uma cabine telefônica. É claro que ‘Bill & Ted’ não possui um terço da fama do blockbuster citado, mas mesmo assim se tornou cult, gerou um desenho animado e uma continuação em 1991. Aliás, demonstrando que é mesmo um sujeito muito legal, Keanu Reeves retornou ao papel décadas depois, ao lado de Alex Winter, para um novo round como Bill e Ted em 2020. A Amazon presenteia os fãs com os três filmes da franquia em sua filmoteca. E nós agradecemos.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS