Pode ser dito sem sombra de qualquer dúvida que o astro Tom Cruise deve sua carreira ao filme Top Gun – Ases Indomáveis (1986). O blockbuster surge como divisor de águas na carreira do ator, que então era um jovem de 24 anos saído basicamente de comédias e dramas adolescentes, como Negócio Arriscado e Vidas Sem Rumo. Mesmo tendo protagonizado o hoje cult de fantasia A Lenda (1985), de Ridley Scott, nada iriar preparar Tom Cruise para o sucesso de Top Gun, que com o orçamento de US$15 milhões da Paramount Pictures (e total apoio da marinha dos EUA), arrecadou mais de US$350 milhões mundiais, entrando para a história como um dos primeiros grandes sucessos do cinema de Hollywood. É dito inclusive que Top Gun serviu para impulsionar o alistamento de jovens americanos na marinha, que saíam das sessões de cinema empolgadíssimos e querendo servir.

O mais curioso disso tudo é pensar que Tom Cruise não estava interessado no projeto, precisando ser convencido pelo diretor Tony Scott e pelos produtores. Tudo o que bastou foi leva-lo para um passeio pelos céus a bordo de um dos caças que seu personagem pilota no longa para convencer Cruise, um aficionado por adrenalina, motos, carros e jatos velozes, a embarcar na viagem. Assim, todos ficavam felizes e o mundo ganhava não apenas o protagonista Maverick, como também um dos mais carismáticos e adorados astros do cinema mundial. Tudo graças a um filme de guerra, que destaca e enaltece como talvez nenhum outro o heroísmo dos pilotos norte-americanos. Mas antes de Cruise, outros (muitos outros) atores foram cogitados para o papel, entrando numa verdadeira disputa que envolveu simplesmente quase todos os jovens atores de renome da época. Conheça abaixo quais os atores que quase protagonizaram Top Gun antes de Tom Cruise.

Matthew Modine


Quem, você pergunta? A geração de hoje pode até não saber muito bem quem é o ator, mas saiba que na década de 1980 e até no início dos anos 90, Matthew Modine era um dos nomes mais promissores de Hollywood. E o ator era a primeira opção do estúdio e do diretor para o papel de Maverick, já que vinha de longas criticamente badalados como Asas da Liberdade, Mrs. Soffel – Um Amor Proibido e Em Busca da Vitória. Acontece que Modine já naquela idade jovem e tenra era um pacifista e não curtiu a ideia do roteiro de “glorificar” a guerra e trata-la como algo divertido. Assim, o ator recusou a oferta e saiu para estrelar um tipo diferente de filme de guerra, com Nascido para Matar, de Stanley Kubrick – filme que serve como crítica e denúncia dos horrores da guerra.


Charlie Sheen

Aproveite para assistir:



Hoje, um ator “maldito” em Hollywood devido a suas inúmeras polêmicas, tanto na vida pessoal, quanto nos bastidores da indústria, Charlie Sheen foi outro que começou sua carreira bem novinho ainda na adolescência e logo despontou para o sucesso. O ator vinha do cult de guerra e ficção Amanhecer Violento, e é dito ter sido um dos mais interessados em conseguir o papel de Maverick em Top Gun, fazendo uma forte campanha aos quatro ventos pelo papel. Sheen não conseguiu e foi estrelar sucessos adorados até hoje como Platoon e Wall Street – Poder e Cobiça. Em 1991, finalmente faria Top Gang – Ases Muito Loucos, a paródia de Top Gun.

John Travolta

O astro John Travolta é um piloto de avião licenciado na vida real e talvez isso tenha servido de motivação para os produtores visarem o astro para o papel protagonista. Travolta já era um nome de peso nessa época, e colecionava sucessos como Grease – Nos Tempos da Brilhantina e Embalos de Sábado à Noite em sua filmografia. Não se sabe exatamente por que a ideia de ter o ator no filme não foi para frente, mas o fato é que Travolta vivia uma maré de azar em meados da década de 80, dando bolas na trave consecutivas como Os Embalos de Sábado Continuam (a continuação de Embalos de Sábado à Noite), Embalos a Dois (a reunião com Olivia Newton-John, de Grease) e Perfeição (o filme sobre as academias de ginástica).


John Cusack

Um dos grandes nomes dos filmes adolescentes dos anos 80, John Cusack sempre figurava em todas as listas dos grandes estúdios para seus maiores filmes. Tudo bem que no período o ator não tinha um grande sucesso para chamar de seu, que possamos lembrar rapidamente. Mesmo assim, ele esteve em filmes como Garota Sinal Verde, Minha Vida é um Desastre e Viagem Clandestina. Assim, Cusack também era um nome visado para Top Gun, mas ao não conseguir o papel, saiu e foi estrelar seu maior sucesso no período, Digam o que Quiserem.

Kevin Bacon

Depois de estrelar Footloose – Ritmo Louco, o então jovem Kevin Bacon estava no topo do mundo. Mesmo que depois disso realmente não tenha feito algo que pudéssemos lembrar rapidamente durante o resto dos anos 80. Seja como for, Bacon foi um dos nomes cogitados para viver o protagonista em Top Gun. O ator, que começou a carreira em filmes como Animal House – Clube dos Cafajestes e o primeiro Sexta-Feira 13, seguiria para o romance Ela Vai ter um Bebê, e no início dos anos 90 para os cult O Ataque dos Vermes Malditos e Linha Mortal.

Matthew Broderick


Imagine como seria o filme de ação Top Gun se o protagonista Maverick tivesse o rosto debochado de Ferris Bueller em pessoa. Um filme completamente diferente, é claro. Matthew Broderick ficou conhecido nos anos 80 por filmes como Jogos de Guerra, O Feitiço de Áquila e Projeto Secreto: Macacos; mas seria para sempre imortalizado no clássico juvenil Curtindo a Vida Adoidado, lançado no mesmo ano de Top Gun. Assim, os fãs de cinema saíram ganhando duas vezes.

Michael J. Fox

Já pensou se depois de comandar a máquina do tempo num DeLorean, o baixinho Michael J. Fox seguisse para pilotar um caça F-14? Foi o que quase aconteceu, já que o astro do blockbuster De Volta para o Futuro era um dos atores cogitados para estrelar o sucesso da Paramount. Nesta época, é claro, o ator ainda fazia parte do elenco fixo da série de sucesso Caras e Caretas – programa que o colocou no mapa e só viria a terminar em 1989.

Nicolas Cage

Nicolas Cage foi do céu ao inferno como poucos atores em Hollywood. Isso porque depois de se transformar em astro de ação no fim dos anos 90, começou a fazer filmes a preço de banana na década passada e se afastou do prestígio que teve um dia. Mas, como Deus é bom o tempo todo, nosso querido Cage fez as pazes com os holofotes e começa a ensaiar um retorno, graças ao Peso do Talento (2022). O que poucos sabem ou lembram é que o sobrinho de Francis Ford Coppola começou ainda bem jovenzinho na década de 80 e foi um dos nomes cotados para o papel principal de Top Gun.


Robert Downey Jr.

Astro dos primórdios da Marvel, nosso eterno Homem de Ferro, Robert Downey Jr., foi o sujeito responsável por colocar as primeiras pedras na estrutura do que seria o MCU. E essa retomada foi muito bem-vinda ao ator, que passava maus bocados devido ao vício do álcool e das drogas. Limpo e disposto a reescrever sua história, Downey Jr. é um dos maiores exemplos de superação em Hollywood. Sua carreira iniciou ainda na década de 80, quando o ator era um adolescente. Parte de filmes como Mulher Nota Mil, De Volta às Aulas e O Rei da Paquera, o nome de Downey era um dos visados para Top Gun igualmente.

Sean Penn

Saindo de um garoto problema para outro, hoje o astro Sean Penn é uma personalidade consciente e bastante política, se agarrando e defendendo causas nobres. Mas nem sempre foi assim. Penn, um notório Bad Boy de Hollywood, declarou guerra desde cedo aos paparazzi que ousavam invadir a sua privacidade. A coisa só piorou quando o sujeito teve o que foi considerado um dos casamentos mais conturbados de celebridades, ao quebrar o pau entre quatro paredes com a material girl Madonna. Penn foi um dos finalistas para viver Maverick nas telonas, mas ao invés foi protagonizar Surpresa de Shangai com a então esposa rainha do pop – filme que rendeu um fracasso monumental.

Patrick Swayze


O saudoso Patrick Swayze, falecido em 2009, ficou imortalizado para sempre graças aos sucessos de Dirty Dancing, Ghost – Do Outro Lado da Vida e Caçadores de Emoção. Ele é outro astro juvenil desta lista, que começou a carreira ainda bem jovem em filmes como Vidas sem Rumo e Amanhecer Violento. Justamente por isso, era visado pelos produtores para estrelar Top Gun. As coisas nesta produção não deram certo, mas tudo se encaixou para Swayze e os fãs quando o ator foi estrelar Dirty Dancing logo em seguida, criando assim outro clássico adorado.

Tom Hanks

Fechando a lista, temos o xará de Tom Cruise, que muitos com certeza jamais associariam ao filme Top Gun. Pois bem, Tom Hanks foi outro dos atores cogitados para viver Maverick na superprodução da Paramount, você já imaginou como o filme seria diferente? Nesta época, o ator, que ainda não era o astro que temos hoje, ficou mais conhecido por suas comédias, como A Última Festa de Solteiro e Splash – Uma Sereia em Minha Vida. Depois de não ter conseguido a vaga, Hanks seguiu para protagonizar Quero Ser Grande, que se tornaria um dos filmes mais adorados dos anos 80. E finalmente, dez anos depois, Tom Hanks iria para a guerra em O Resgate do Soldado Ryan.

Não deixe de assistir: