Surpreendendo a todos, a aguardada sequência ‘Top Gun: Maverick’ causou uma grande comoção entre a crítica internacional e conquistou nada menos que 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, com altíssima nota 8.30/10 baseada em 111 postagens.
Mas isso não é tudo: a ótima recepção por parte dos especialistas também permitiu que o filme se tornasse o mais bem avaliado da prolífica carreira de Tom Cruise no agregador de reviews, que reprisa o papel titular e que conquistou inúmeros aplausos – sendo ovacionado durante cinco minutos depois da exibição do filme no Festival de Cannes.
A encargo de comparação, o filme original, lançado em 1986, amargou apenas 57% de aprovação.
No Metacritic, outro agregador de reviews bastante conhecido, o longa conquistou uma pontuação de 81/100, indicando “aclamação universal”. Os especialistas rasgaram elogios para a condução da obra e para as performances, consagrando-o como uma melhora considerável em relação ao título anterior.
Confira os principais comentários:
“Um filme muito melhor que seu predecessor – e muito melhor do que precisava ser” – TIME.
“Veja na maior tela possível. E então veja de novo” – Times.
“Uma sequência de tirar o fôlego e que desafia a lógica” – RogerEbert.com.
“Você vai rir, chorar, suspirar, e seu coração vai acelerar” – The Sun.
“‘Top Gun: Maverick’ é uma peça radiante de pop-art e talvez seja o pináculo dos legados de sequências” – In Review Online.
Lembrando que o filme chega aos cinemas nacionais no dia 21 de maio.
Depois de mais de 30 anos servindo a marinha como um dos maiores pilotos de caça, Pete “Maverick” Mitchell (Cruise) continua na ativa, se recusando a subir de patente e deixar de fazer o que mais gosta, que é voar. Enquanto ele treina um grupo de pilotos em formação para uma missão especial que nenhum “Top Gun” em vida jamais participou, ele encontra Bradley Bradshaw (Miles Teller), que tem o apelido de “Rooster”, o filho do falecido amigo de Maverick, o oficial Nick Bradshaw (Anthony Edwards), conhecido como “Goose”.
Enfrentando um futuro incerto e lidando com fantasmas de seu passado, Maverick confronta seus medos mais profundos em uma missão que exige sacrifícios extremos daqueles que serão escolhidos para executá-la.
Dirigido por Kosinski e com roteiro de Christopher McQuarrie e Peter Craig, o filme estrela Tom Cruise, Miles Teller, Val Kilmer, Kelly McGillis, Jennifer Connelly, Glen Powell, Monica Barbaro, Thomas McKenzie, Charles Parnell, Jay Ellis, Bashir Salahuddin, Danny Ramirez, Jon Hamm e Ed Harris.