sábado, abril 27, 2024

Tributo a Matthew Perry | Além de ‘Friends’ – Conheça as SÉRIES que o Ator Protagonizou ou Participou

No dia 28 de outubro, o mundo ficou estarrecido com a notícia da morte do ator Matthew Perry, o eterno Chandler da série fenômeno ‘Friends’ (1994-2004). O programa foi um destes marcos geracionais, que continua até hoje sendo passado para os mais novos. Ou seja, ‘Friends’ fez parte da vida de quem ainda pegava os episódios com exibições inéditas na TV a cabo, para os que compravam os DVDs após o fim das temporadas, e hoje para os que o conferem no streaming – vinte anos após seu término. Sim, parece que foi ontem! E obviamente, Matthew Perry foi grande parte desse sucesso, sendo o seu Chandler o personagem preferido de muitos fãs.

Matthew Perry faleceu aos 54 anos, devido ao afogamento em sua grande banheira de hidromassagem. O ator começou sua carreira ainda no fim da década de 1970, e tinha um total de 57 créditos no elenco de filmes, séries, minisséries, curtas e filmes para a TV. Perry tinha 5 indicações aos prêmios Emmy, o Oscar da TV. Inegavelmente seu maior sucesso veio em 1994 quando foi contratado para viver Chandler Bing, um dos seis jovens amigos vivendo em Nova York, e enfrentando as dificuldades da vida profissional, em família e relacionamentos amorosos com muito bom humor durante os anos 90 e 2000.

Mas ‘Friends’ (que durou 10 anos no ar), não foi a única série estrelada por Matthew Perry. Aproveitando sua popularidade no citado programa, o ator inclusive tentou a sorte no cinema, onde protagonizou alguns filmes de renome – os quais você pode conferir no link da matéria abaixo. Nos anos 90, Perry faria participações especiais em alguns programas bem conhecidos, e seguiria nas próximas décadas aparecendo na TV. Depois do fim de ‘Friends’, ele (assim como grande parte do elenco) arriscaria em outros seriados. E é justamente sobre todos estes programas com o nome de Matthew Perry que falaremos nessa matéria. Confira abaixo.

Leia também: Tributo a Matthew Perry | Além de ‘Friends’ – Relembre os Filmes Estrelados Pelo Ator no Cinema

Home Free (1993)

Um ano antes de tirar a sorte grande ao ser escalado como um dos seis protagonistas do fenômeno ‘Friends’, Matthew Perry havia estrelado esta sitcom da Universal Television, com exibição da rede ABC, rival da NBC de ‘Friends’. O programa, no entanto, duraria apenas uma temporada com 13 episódios antes de ser cancelado. Na trama, Perry vive um jovem que mora com a mãe, até que sua paz é ameaçada pela chegada da irmã e seus dois sobrinhos no local.

The John Larroquette Show (1995)

No ano seguinte da estreia de ‘Friends’, Matthew Perry faria uma participação no episódio 21 da segunda temporada de ‘The John Larroquette Show’. A sitcom, muito popular nos anos 90, trazia o humorista John Larroquette como um alcoólatra em recuperação, trabalhando na administração de uma companhia de ônibus. A série durou 4 temporadas, de 1993 a 1996.

Caroline in the City (1995)

Não deixe de assistir:

Também conhecida no Brasil como ‘Tudo por um Gato’, a sitcom fez sucesso nos anos 90 em nosso país com suas exibições no canal Multishow da TV a cabo. O programa era impulsionado pela presença de Lea Thompson, a eterna Lorraine McFly, da trilogia ‘De Volta para o Futuro’, que protagonizava a série no papel título de Caroline, uma cartunista de sucesso vivendo em Manhattan. Curiosamente, Perry repetiria aqui seu papel de Chandler Bing no sexto episódio da primeira temporada – por serem ambas da rede NBC.

Os Simpsons (2001)

De 1997 a 2000, Matthew Perry se dividia entre as filmagens de ‘Friends’, que a esta altura estava no auge de sua popularidade, e investia em sua carreira no cinema, batendo ponto uma vez por ano com um lançamento nas telonas. Assim, uma nova participação na TV fora de ‘Friends’ só viria em 2001, com a dublagem em ‘Os Simpsons’, série animada que dura absurdas 36 temporadas. É claro que Perry não ficaria de fora. Sua participação ocorreria no primeiro episódio da décima terceira temporada, no especial de dia das bruxas.

Ally McBeal (2002)

Outra série de enorme sucesso no fim dos anos 90 e início de 2000, ‘Ally McBeal’ ainda mantém seu status de cult até hoje. Na trama, Calista Flockhart era a personagem título, na série que não era bem uma sitcom, e misturava os gêneros de programas de advogados com comédia romântica. A graça eram os “delírios acordados” da personagem, que geravam efeitos especiais de CGI. Nos episódios 16 e 17 da quinta temporada, Matthew Perry viveu o advogado de sucesso Todd Merrick.

West Wing (2003)

Conhecida no Brasil como ‘Nos Bastidores do Poder’, esse era um programa político da NBC que fez enorme sucesso no fim dos anos 90, e durou 7 temporadas com um total de 155 episódios. Na trama, o veterano Martin Sheen era quem protagonizava, no papel do presidente americano Josiah Bartlet. O intuito era mostrar o dia a dia dos funcionários da Casa Branca, que trabalham diretamente com o líder de uma das nações mais poderosas do mundo. O programa foi criado pelo vencedor do Oscar Aaron Sorkin. E Matthew Perry participou de 3 episódios, sendo dois na quarta temporada, e um na quinta.

Scrubs (2004)

Série cult de comédia que era muito popular no início dos anos 2000, ‘Scrubs’ mostrava o dia a dia dos residentes de um hospital que haviam se formado na faculdade de medicina, seu relacionamento com os médicos veteranos e os administradores do hospital. A graça, assim como em ‘Ally McBeal’, estava nos delírios do protagonista J.D., papel de Zach Braff, que sempre rendiam situações muito engraçadas. No mesmo ano do final de ‘Friends’, Matthew Pery participou da quarta temporada do programa.

Studio 60 on the Sunset Strip (2006-2007)

Essa foi a primeira série estrelada por Matthew Perry ao final de ‘Friends’. O ator investiria em outra sitcom produzida pela Warner e com exibição do canal NBC. O programa tinha prestígio, já que foi uma criação do mesmo Aaron Sorkin de ‘West Wing’, vencedor do Oscar por ‘A Rede Social’. A trama focava nos bastidores de uma comédia de sucesso na TV, e Perry, saído de uma na vida real, era o ator certo para estrelar. Coprotagonizando, nomes famosos como Amanda Peet, Sarah Paulson, Steven Webber, Bradley Whitford e D.L. Hughley. Apesar disso, o seriado teria fim após 22 episódios da primeira temporada.

Mr. Sunshine (2011)

Depois de ‘Studio 60’, Matthew Perry tentava novamente emplacar um programa cômico cinco anos depois. Em ‘Mr. Sunshine’, desta vez pela rede ABC, ele era Ben Donovan, o administrador de uma arena esportiva decadente em San Diego. Allison Janney e Andrea Anders também estavam no elenco. Assim como a anterior, ‘Mr. Sunshine’ permaneceu no ar somente por uma temporada, com menos episódios ainda, 13 no total.

The Good Wife (2012-2013)

A série da rede CBS foi um sucesso vencedor de 5 prêmios Emmy, e ficou no ar por 7 temporadas. Quem protagoniza é Julianna Marguiles, no papel da esposa de um procurador público, que é mãe e dona de casa. Porém, ela se sente motivada a retomar sua carreira como advogada. Matthew Perry fez participação especial em 4 episódios, dois na terceira temporada, e mais dois na quarta.

Go On (2012-2013)

No ano seguinte de ‘Mr. Sunshine’, Matthew Perry tentava de novo emplacar em um programa que “desse liga”. Sua aposta foi por ‘Go On – Seguindo em Frente’, da rede NBC, no qual interpretava um jornalista esportivo irreverente. O mote do programa, no entanto, era sua participação em um grupo de ajuda, já que não consegue seguir com sua vida após a morte da esposa. No elenco, a presença do Chris, de ‘Todos Odeiam o Chris’, Tyler James Williams. A série também ficou no ar somente por uma temporada, com 22 episódios.

Cougar Town (2014)

Os seis amigos da série ‘Friends’ se tornaram amigos na vida real também. Sendo assim, é claro que Matthew Perry iria dar um jeito de participar da nova série de sua “esposa Monica”, a atriz Courteney Cox. Com o fim de ‘Friends’, todos os amigos tentaram a sorte em outros programas de TV. O primeiro de Courteney Cox foi ‘Dirt’, sobre o mundo dos tabloides, que durou 2 temporadas. Sorte maior teve esse ‘Cougar Town’, que durou 6 temporadas e contou com a participação de Perry no quinto ano, no segundo episódio. Antes, Cox havia participado de um episódio de ‘Go On’ no ano anterior.

Web Therapy (2015)

O mesmo aconteceu aqui, com essa série de Lisa Kudrow, a eterna Phoebe. No programa criado pela própria, ela vive uma terapeuta que faz consultas de forma virtual. Kudrow arrumou um jeito de colocar todos os amigos como convidados em participações especiais no programa, com exceção de Jennifer Aniston. A participação de Matthew Perry ocorreu em 2 episódios do quarto e penúltimo ano da série.

The Odd Couple (2015-2017)

Esta foi a última investida de Matthew Perry como protagonista de uma série de TV. Depois de ‘Friends’, o ator tentou com ‘Studio 60’, ‘Mr. Sunshine’ e ‘Go On’, mas todas ficaram apenas na primeira temporada, sendo canceladas rapidamente. Foi a quarta tentativa que seria a mais bem-sucedida. Conhecido no Brasil como ‘Estranho Casal’, o seriado da rede CBS é a reimaginação do filme clássico de 1968 com Jack Lemmon e Walter Matthau, e já havia virado série em 1970 e 1982. A versão de Perry durou 3 temporadas.

The Good Fight (2017)

E se Matthew Perry havia participado em 4 episódios da série ‘The Good Wife’, é claro que não poderia ficar de fora de seu spin-off. Assim, o ator retornou em 2017 para mais 3 episódios no papel de Mike em ‘The Good Fight’. A série marcaria seu penúltimo trabalho nas telas.

The Kennedys After Camelot (2017)

Esse foi o trabalho de despedida de Matthew Perry, sua última aparição nas telas. Nesta minissérie política em 4 episódios, com coprodução do Canadá, o foco é a Primeira Dama Jacqueline Kennedy, interpretada por Katie Holmes no mesmo ano em que Natalie Portman era indicada por seu retrato da mesma personagem histórica no filme ‘Jackie’. Ela precisa lidar com a morte do seu marido, o presidente assassinado John F. Kennedy. Matthew Perry vive Ted Kennedy, advogado e senador que era o irmão mais novo do presidente e cunhado de Jackie. Essa foi a última atuação do saudoso Matthew Perry.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS