Se há algo que James Wan sabe fazer, são filmes de terror. E uma de suas produções mais famosas é o aclamado, instigante e aterrorizante ‘Invocação do Mal’.
A produção, inspirada em uma história real, acompanha a família Perron, formada por um casal e cinco filhas, que se muda para a pequena cidade de Harrisville, nos Estados Unidos. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar Ed e Lorraine Warren, famosos investigadores paranormais, para cuidar do caso – mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero.
Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.
O longa-metragem é considerado como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos e ajudou a eternizar a carreira de Patrick Wilson e Vera Farmiga no cenário cinematográfico – visto que ambos reprisariam os papéis protagonistas mais algumas vezes. Além da aclamação crítica, a produção fez um estrondo de bilheteria, arrecadando quase US$320 milhões nas bilheterias mundiais e deixando vários fãs sem dormir à noite.
Em 2023, o primeiro capítulo da saga completa dez anos desde seu lançamento e, para celebrarmos seu aniversário, preparamos uma breve lista trazendo algumas curiosidades de bastidores.
Confira:
- Oito gerações de famílias viveram e morreram na casa antes dos Perrons se mudarem. Andrea Perron sugeriu que alguns dos espíritos das famílias nunca partiram. As mortes incluíram dois suicídios documentados, um envenenamento, um estupro e assassinato de uma menina de 11 anos, dois afogamentos e quatro homens que morreram congelados.
- Wilson e Farmiga viajaram para Connecticut para se encontrar com a verdadeira Lorraine Warren antes das filmagens.
- Wan modelou a fotografia e a atmosfera do filme com base nos filmes de terror antigos dos anos 1970.
- O estado de Rhode Island não exige que os vendedores de imóveis divulguem histórias documentadas de atividades criminosas de um local (muito menos supostas assombrações paranormais e sobrenaturais) a compradores em potencial. É por isso que os Perron não sabiam do que havia acontecido antes de adquirirem a propriedade.
- Em um dia, Wan estava trabalhando no roteiro tarde da noite. Ele tinha acabado de adotar um novo cachorrinho, que começou a olhar para um lado vazio da sala e a rosnar agressivamente. Wan afirmou que a cabeça de seu cachorro seguiu algo por toda a sala, mas ele não viu nada.
- Para se preparar para o papel de Carolyn Perron, Lili Taylor assistiu e fez pesquisas sobre o clássico ‘O Exorcista’.
- ‘Invocação do Mal’ marcou a terceira colaboração entre Wan e Wilson. A dupla já havia trabalhado junto em ‘Sobrenatural’ e ‘Sobrenatural: Capítulo 2’.
- As mesmas três notas tocadas no piano deste filme também podem ser encontradas em um filme chamado ‘Essência da Maldade’, de 1973.
- Joey King, que interpretou Christine, disse que contraiu uma doença no sangue durante as filmagens e, assim que terminaram o filme, a doença no sangue desapareceu. Segundo uma entrevista com Howard Stern em 2020, a doença era trombocitopenia imune e pode durar apenas algumas semanas antes de desaparecer por conta própria.
- No final do filme, Lorraine desliga o telefone e diz a Ed que um padre quer discutir um caso em Long Island. Esse caso é o caso Amityville, que serviu de base para o filme ‘Terror em Amityville’, de 1979.