terça-feira, abril 30, 2024

Tim Burton, Mel Brooks, Scorsese, del Toro e os grandes diretores que foram para as telinhas em séries de TV

Existe uma máxima que afirma que cada um dos três canais da dramaturgia é voltado para um determinado tipo de artista. Ou seja, o cinema é a mídia do diretor, a TV é a mídia dos roteiristas e o teatro é a plataforma dos atores. O último ainda pode se guiar por essa verdade, mas nos últimos tempos, presenciamos uma mudança em relação aos dois primeiros. O cinema cada vez mais se torna o canal dos produtores e os cineastas (que sempre preferiram trabalhar mais com seus escritores) se uniram aos roteiristas e migraram para a “nova televisão”.

Sim, a TV é hoje o refúgio para as mentes criativas, onde se pode ousar mais e deixar correr solta a imaginação. Muitos realizadores sempre tiveram dificuldade em cortar suas produções para que coubessem no formato de cinema (necessitando de filmes mais curtos para mais exibições ao longo do dia); mas com o advento das plataformas de streaming e o prestígio atual alcançado pelos seriados, não é preciso mais podar tanto as obras. Esse é o motivo pelo qual vemos cada vez mais grandes nomes de diretores de cinema trabalhando em séries e filmes para a TV. Nessa nova matéria iremos justamente lembrar com você alguns dos maiores cineastas que já trabalharam criando programas de TV recentes. Confira abaixo.

Tim Burton

O adorado cineasta gótico Tim Burton fez seu nome quando comandou o primeiro longa-metragem do Homem-Morcego para as telonas, com ‘Batman’ (1989). Com o sucesso, Burton logo se tornou um nome muito famoso, seguindo com produções como ‘Edward Mãos de Tesoura’ (1990) e ‘Ed Wood’ (1994). Os últimos filmes do diretor, no entanto, não lembravam mais o Burton raiz, graças a mandos e desmandos de produtores dos estúdios. Assim, o cineasta voltou-se para a TV a fim de recuperar seu prestígio e fazer as pazes com o sucesso. É claro que falamos de ‘Wandinha’, sensação da Netflix, que já tem sua segunda temporada confirmada. Burton produziu e dirigiu 4 dos 8 episódios.

Mel Brooks

Um dos diretores mais importantes para o gênero da comédia no cinema, Mel Brooks não realizava um filme desde que entregou ‘Drácula – Morto, mas Feliz’ em 1995. De fato, já nonagenário, imaginava-se que o cineasta permaneceria aposentado. Mais eis que recentemente surgiu o trailer de ‘A História do Mundo – Parte 2’, série da Hulu (Star+ no Brasil), que continuará  a antologia do diretor iniciada no clássico ‘A História do Mundo – Parte 1’ (1981), parodiando acontecimentos históricos muito conhecidos. A série, que estreia em março, traz Brooks nas capacidades de produtor e roteirista dos 8 episódios da primeira temporada, aos 96 anos de idade. E você, o que tem feito?

Guillermo del Toro

O vencedor do Oscar Guillermo del Toro lançou no final do ano passado sua primeira animação como diretor – ‘Pinóquio’ foi uma parceria com a Netflix no estilo stop-motion. Pegando o gancho, o diretor mexicano aproveitou também para dar uma de “Alfred Hitchcock do horror” e apresentar sua própria série de antologia assustadora, com ‘O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro’, cuja estreia ocorreu no fim de outubro de 2022. O cineasta criou a ideia, escreveu os episódios e produziu o seriado.

David Fincher

Não deixe de assistir:

Podemos dizer que o diretor David Fincher, dos cultuados thrillers ‘Seven’ (1995) e ‘Clube da Luta’ (1999), foi um dos primeiros a ver potencial na Netflix e com a empresa formar uma parceria de sucesso – antes mesmo de Adam Sandler. Isso porque Fincher é o produtor da badalada ‘House of Cards’, primeira produção original da plataforma a se tornar um verdadeiro fenômeno de público com os fãs, tendo estreado ainda em 2013. O drama político, que é adaptação de um programa britânico, também contou com a direção de Fincher em alguns episódios. Depois disso, o cineasta ainda renovaria os votos com a Netflix em ‘Mindhunter’ (2017-2019), outra série querida que fala sobre o estudo de agentes do FBI em relação aos serial killers – que novamente contou com produção e direção de David Fincher.

M. Night Shyamalan

O diretor indiano é outro que tem mais de uma série para chamar de sua no currículo. M. Night Shyamalan estreou nos cinemas como poucos realizadores, logo de largada recebendo indicações no Oscar para melhor diretor e melhor filme – ‘O Sexto Sentido’ (1999), ainda hoje seu filme mais unânime. A primeira incursão de Shyamalan pelas telinhas ocorreria em 2015, época em que voltava às boas com o sucesso com ‘A Visita’. A série ‘Wayward Pines’ tentou ser a nova ‘Twin Peaks’ e trouxe o cineasta nas capacidades de produtor e diretor para o programa da Fox. Em 2019, Shyamalan retornaria para a TV ainda mais forte, com parceria agora com a AppleTV+ em um dos carros-chefes para impulsionar a recente plataforma junto aos fãs. Trata-se de ‘Servant’, que atualmente está no ar em sua 4ª temporada e fala sobre a estranha relação de um casal chorando a morte de seu filho e uma babá. O cineasta igualmente produz e dirige o programa.

Jordan Peele

Podemos dizer que o sucesso obtido por M. Night Shyamalan com ‘O Sexto Sentido’ foi experimentado por Jordan Peele com ‘Corra!’ (2017), igualmente um primeiro trabalho de um realizador que ganhou prestígio mundial e chegou até o Oscar. Peele se difere, no entanto, ao ter pego para si um filão, preenchendo uma lacuna que se encontrava aberta. Jordan Peele se tornou famoso e um dos precursores do chamado “terror social”, que mistura crítica, sátira e sustos em seu discurso. O cineasta parece estar em todos os lugares atualmente, apesar de ter dirigido apenas 3 longas até o momento. Nessa rápida trajetória de sucesso, Jordan Peele remodelou o clássico dos anos 1950, ‘Além da Imaginação’ (The Twilight Zone) para os novos tempos, e lançou um programa moderno e relevante em 2019, nas capacidades de criador, produtor e roteirista.

Woody Allen

Até meados da década passada, digamos, o diretor Woody Allen era sinônimo de cinema cult, e apelava diretamente aos cinéfilos “cabeça” com seus dramas e comédias. Os fãs de cinema mais velhos tinham imenso prazer em correr toda vez que saía um filme novo de Woody Allen nas telonas. De uns tempos para cá, no entanto, o octogenário cineasta se viu em meio a tantas polêmicas, acusações e controvérsias numa época sensível a certos temas na qual vivemos, que terminou se tornando persona non grata nas mesmas rodinhas de cinéfilos onde reinava. Hoje, a maioria evita falar de Woody Allen – e o realizador precisou dar um tempo em suas produções lançadas anualmente. Antes dessa má sorte se abater sobre ele, o diretor ainda conseguiria lançar ‘Crise em Seis Cenas’, sua primeira série de TV, fruto da parceria com a Amazon Prime Video, que estreou em 2016. Como de costume, Allen escreveu, dirigiu e protagonizou os seis episódios do programa.

Martin Scorsese

Terminamos a lista com o lendário Martin Scorsese. O diretor sempre preferiu o cinema, mas nos últimos anos se viu obrigado a aderir às plataformas de streaming a fim de conseguir financiamento para suas produções. Não que estes filmes não sejam igualmente exibidos nos cinemas (mesmo que de forma mais breve) antes de estrearam nos streamings, evitando assim a pressão de performar boas bilheterias. Scorsese já fez parceria com a Netflix (‘O Irlandês’) e esse ano estreia seu filme ‘Assassinos da Lua das Flores’ com a AppleTV+.

Antes de tudo isso, porém, Scorsese havia marcado também em séries de TV. A primeira foi uma produção da HBO (antes da era dos streamings), com o épico mafioso ‘Boardwalk Empire’ (2010-2014), que contou com produção e direção de Scorsese (em 1 episódio). Depois foi a vez de ‘Vinyl’ (2016), série sobre os bastidores da indústria fonográfica de Nova York na década de 70, com produção de Scorsese e Mick Jagger – também da HBO. O cineasta está por trás também da adaptação de seu longa ‘Gangues de Nova York’ (2002), na forma de uma série de TV, a qual irá dirigir, atualmente em fase de pré-produção.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS