O mundo do cinema é recheado de musicais incríveis, sejam eles originais ou adaptados de peças teatrais. E, sem sombra de dúvida, uma das produções de maior sucesso do gênero é ‘Grease – Nos Tempos da Brilhantina’.
Estrelado por John Travolta e pela saudosa Olivia Newton-John, a trama nos leva para a Califórnia no final dos anos 1950 e acompanha a história da boa moça Sandy e do metido Danny, que se apaixonam e aproveitam um verão inesquecível na praia. Quando voltam às aulas, eles descobrem que frequentam a mesma escola. Danny lidera a gangue dos T-Birds, um grupo que gosta de jaquetas de couro e muito gel no cabelo, e Sandy passa tempo com as Pink Ladies, lideradas pela firme e sarcástica Rizzo. Quando os dois se reúnem, Sandy percebe que Danny não é o mesmo por quem se apaixonou, e ambos precisam mudar caso queiram ficar juntos.
Com direção de Randal Kleiser em sua estreia diretorial, a adaptação do musical homônimo de Jim Jacobs e Warren Casey fez um sucesso gigantesco de bilheteria e de crítica, arrecadando mais de US$366,2 milhões mundialmente (contra um irrisório orçamento de US$6 milhões), além de ter conquistado uma indicação ao Oscar e cinco ao Globo de Ouro. Como se não bastasse, a popularidade do longa rendeu uma sequência estrelada por Michelle Pfeiffer e Maxwell Caulfield, bem como uma série pré-sequência intitulada ‘Grease: Rise of the Pink Ladies’, disponível no Prime Video.
Em 2023, ‘Grease’ completa 45 anos desde seu lançamento oficial nos cinemas e, para celebrar seu legado, preparamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores.
Confira:
- Jeff Conaway, que interpretou Kenickie na produção, estava tão apaixonado por Newton-John que ficava calado sempre que ela estava por perto. Mais tarde, ele se casou com a irmã de Olivia, Rona Newton-John.
- Enquanto filmava o número musical “Greased Lightning”, Conaway caiu acidentalmente, machucando as costas. O ator começou a tomar analgésicos, acabou abusando dos medicamentos prescritos e se tornou viciado em drogas até morrer em 2011, aos sessenta anos.
- “Hopelessly Devoted to You” foi escrita e gravada depois que o filme terminou. O contrato de Newton-John para Grease estipulava que ela deveria ter uma música solo. No entanto, ninguém tinha ideias para uma música para sua personagem, Sandy, até que o produtor de Olivia, John Farrar, apareceu com “Hopelessly Devoted To You” no meio das filmagens. O diretor Randal Kleiser não ficou totalmente convencido com a música no início e teve que criar uma cena totalmente nova para encaixá-la. Ela acabou sendo filmada e gravada depois que o filme terminou – eventualmente conquistando a única indicação ao Oscar do longa.
- O concurso de dança foi filmado durante o verão, quando a escola estava fechada. O local não tinha ar-condicionado e as portas ficavam fechadas para controlar a iluminação, fazendo com que a temperatura do prédio aumentasse consideravelmente. Em mais de uma ocasião, um figurante teve que ser retirado devido a problemas relacionados ao calor.
- Por um tempo, este foi o terceiro filme de maior bilheteria de todos os tempos, atrás de ‘Tubarão’ (1975) e ‘Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança’ (1977).
- A cena perto da ponte após a corrida de carros foi filmada em uma área cheia de lixo, e a água no chão estava estagnada e perigosa. Alguns membros do elenco ficaram doentes durante as filmagens.
- A cena musical final, “You’re the One That I Want”, foi filmada com a ajuda de um circo itinerante. Kleiser decidiu no dia seguinte que tomadas adicionais eram necessárias para close-ups. O circo havia deixado a cidade, então os designers de set foram chamados para construir réplicas de fundos que combinassem com a construção das atrações do circo para tomadas mais fechadas.
- Elvis Presley recusou o papel de Anjo da Guarda na cena “Beauty School Drop-Out”. Quando o produtor Allan Carr comprou pela primeira vez os direitos do filme, ele imaginou o Rei do Rock como Danny e Ann-Margret como Sandy (esta também tendo declinado participar do projeto).
- Henry Winkler, que se tornou uma sensação como “Fonzie” em ‘Happy Days’ (1974), foi considerado para o papel de Danny Zuko. Ele recusou o papel por medo de fica estereotipado no cenário cinematográfico.
- O elenco mascou cerca de cem mil chicletes durante as filmagens – chegando a cinco mil chicletes por dia.