domingo, abril 28, 2024

Uma das melhores SEQUÊNCIAS do cinema faz 20 anos em 2024; Veja curiosidades!

Em 2001, a DreamWorks dava início a uma das franquias animadas mais adoradas de todos os tempos – ‘Shrek’. E, após um tremendo sucesso de crítica e de bilheteria, a saga ganhou um segundo capítulo que, em diversos momentos, conseguiu inclusive superar o longa-metragem original.

Na trama, Shrek e Fiona acabaram de voltar da lua de mel e vivem felizes em sua casa no pântano. O casal recebe um convite dos pais da princesa, que querem conhecer o novo genro, para um jantar no castelo. Eles ficaram sabendo que Fiona havia se casado com o seu verdadeiro amor, mas o que eles ainda não sabem é que este amor é um ogro mal-educado de mais de 300 quilos, que conta com um burro falante como melhor amigo.

Além do retorno de Mike Myers, Cameron Diaz e Eddie Murphy, o elenco de dublagem original contou com o talento inegável de nomes como Antonio Banderas, Julie Andrews, John Cleese, Rupert Everett e Jennifer Saunders (esta dando vida a uma das maiores vilãs animadas do século).

Conquistando 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e arrecadando US$935,3 milhões ao redor do mundo, ‘Shrek 2’ foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes e ao Oscar de Melhor Animação (perdendo a estatueta para ‘Os Incríveis’). Em 2024, o filme completa vinte anos desde seu lançamento nos cinemas e, para celebrá-lo, preparamos uma breve lista com várias curiosidades de bastidores para você conferir.

Veja abaixo:

  • ‘Shrek 2’ se tornou a primeira sequência da história do cinema a ser indicada ao Oscar de Melhor Animação.
  • Na fábrica da Fada-Madrinha, interpretada por Saunders, alguns funcionários estão colocando garrafas de poções mágicas em uma correia transportadora. Uma das garrafas está marcada com o rótulo Fiagra, uma brincadeira com a palavra Viagra – que mantém o nível de humor ambíguo da franquia.

  • Além de dublar o Gato de Botas na versão original, Banderas também dublou o personagem nas versões em espanhol do filme.
  • Cleese e Andrews, que interpretaram o Rei Harold e a Rainha Lillian, respectivamente, gravaram boa parte de suas cenas juntos. Essa prática é bastante incomum no momento de produção de um filme animado, considerando que cada ator grava suas falas separadamente.
  • Originalmente, o Gato de Botas foi arquitetado como um personagem britânico. Entretanto, os criadores sentiram que ele ficaria muito parecido com Lorde Farquad, o antagonista do primeiro filme, e resolveram transformá-lo em um personagem espanhol.

  • Na montagem da perseguição policial, a câmera acompanha um “bronco branco”, uma referência direta à infame perseguição policial de J. Simpson em um Ford Bronco branco. A montagem segue o padrão estético da clássica série ‘Cops’, de 1989.
  • À época de seu lançamento, ‘Shrek 2’ conquistou a maior abertura para um filme original animado, ultrapassando a estreia de ‘Procurando Nemo’ em 2003 (com US$70,2 milhões).
  • Na cena em que Shrek e Burro conhecem o Gato de Botas pela primeira vez, o Gato emerge do centro das vestes de Shrek e sibila. Essa é uma referência direta ao icônico filme sci-fi ‘Alien – O 8º Passageiro’, quando o xenomorfo rasga o peito de Kane (interpretado por John Hurt) na famosa cena do jantar.

  • Os produtores alegam que, quando decidiram colocar um pôster de Justin Timberlake acima da cama da Princesa Fiona, não tinha ideia de que Diaz, que dubla a personagem, tinha começado a namorar o cantor na vida real. Curiosamente, Timberlake ganhou um papel em ‘Shrek Terceiro’, interpretando Arthur Pendragon.
  • Quando Mongo, o biscoito de gengibre gigante, é atingido por uma bola flamejante durante a cena de invasão do castelo do Rei Harold, seu rugido é o mesmo dado pelo Godzilla japonês.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS