Em um fechamento sem precedentes das redes de cinema (ou a redução da venda ingressos) ao redor dos Estados Unidos e do restante do mundo devido ao surto de Coronavírus, a Universal Pictures decidiu lançar seus filmes a domicílio e através de aluguel online a um preço de US$19,99. O anúncio será feito tanto nacional quanto internacionalmente (onde os longas-metragens estão sendo exibidos).
Dentre os títulos, podemos citar o sucesso de crítica ‘O Homem Invisível’ e ‘A Caçada’, bem como a adaptação do romance ‘EMMA.’ – que ainda não chegou no Brasil.
Além disso, com o panorama ainda sem previsão de ser estabilizado, a DreamWorks Animation (uma das subdivisões da Universal) também irá disponibilizar a sequência de ‘Trolls 2’ em domicílio a partir do dia 20 de abril. A animação seria o primeiro retorno da companhia durante o feriado da Páscoa. Aqui, o filme chegaria aos cinemas no dia 16 de abril, mas acabou sendo adiado assim como diversos outros títulos.
A decisão também vem devido ao fraco desempenho mercadológico da obra em questão, que abriu mais cedo em Singapura e na Malásia e arrecadou medíocres US$200 mil.
O período normal de transição dos produtos cinematográficos para VOD (video on-demand) é de aproximadamente 90 dias. Os títulos que não obedecem a essa janela não são reservados pelos circuitos nacionais – como a AMC, a Cinemark e a Regal nos Estados Unidos. A ideia da Universal Pictures, dessa forma, é permitir que seus lançamentos encontrem espaço local, visto que as circunstâncias deixaram os planos originais mais conturbados à medida que o país se planeja para uma quarentena preventiva.
“A NBCUniversal continuará a avaliar o ambiente à medida que as condições evoluem e irá determinar a melhor estratégia de distribuição em cada mercado”, diz a declaração oficial da companhia.