sexta-feira, abril 19, 2024

Vangelis, maestro de ‘Blade Runner’ e ‘Carruagens de Fogo’, morre aos 79 anos

O veterano maestro grego Vangelis morreu aos 79 anos, segundo a agência de notícias Athens News falou nesta quinta-feira (19). Vangelis é autor do tema do filme vencedor do Oscar de 1982, ‘Carruagens de Fogo‘, uma das trilhas sonoras mais conhecidas da sétima arte.

A Athens News disse que Vangelis morreu na noite da terça-feira (17), sem informar a causa da morte, e citou como fonte o escritório dos seus advogados.

Mesmo tendo feito muito sucesso na cena do rock progressivo europeu, no começo dos anos 1970, ele ficou desconfortável com as expectativas de um artista comercial e passou a trabalhar de forma reclusa em um estúdio de gravação em Londres, Inglaterra. Lugar onde escreveu a trilha sonora de ‘Carruagens de Fogo‘, a história do triunfo de um grupo de corredores britânicos nos Jogos Olímpicos de 1924.

O tema que lhe rendeu o Oscar e liderou as paradas por semanas foi, em parte, uma homenagem ao seu pai, que havia sido um entusiasmado corredor amador. Mas Vangelis minimizava a popularidade que ela recebeu e dizia que era “só mais uma música”.

Além de ‘Carruagens de Fogo‘, ele escreveu a música de vários filmes, como ‘Missing – o Desaparecido‘, do seu compatriota Costa-Gravas, e o thriller futurista de Ridley Scott, ‘Blade Runner‘ – provavelmente o grande marco da sua carreira.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS