A revista Variety publicou seu ranking definitivo de todas as produções do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), classificando da pior para a melhor. A lista inclui filmes e séries lançados até agora, com exceção de ‘Olhos de Wakanda’ que saiu agora.
O ranking exclui adaptações de quadrinhos que não foram produzidas pelo Marvel Studios, como as séries da Netflix (‘Demolidor’ e ‘Jessica Jones’), os filmes da Sony (‘Homem-Aranha’) e da Fox (‘X-Men’), além de séries de TV como ‘Agentes da S.H.I.E.L.D.’.
Confira o top 10 e siga o CinePOP no YouTube:
10 – ‘Loki’
A série criada por Michael Waldron, que foca no icônico vilão, abre o top 10. Com duas temporadas, a produção é elogiada pela jornada de redenção do personagem.
A Variety destacou: “‘Loki’ permitiu que seu personagem-título se transformasse em algo muito maior. Enquanto Loki navegava pela burocracia de monitoramento da linha do tempo da Autoridade de Variância de Tempo, Tom Hiddleston aprofundou sua atuação dissecando habilmente o narcisismo tóxico de seu personagem”.
A revista concluiu que, “em um universo dedicado ao heroísmo, esta foi uma das histórias mais emocionantes do UCM de todos os tempos”.
Sinopse: Após roubar o Tesseract, Loki começa a pular no tempo, chamando a atenção da Autoridade de Variância Temporal.
‘Loki’ está disponível no Disney+.
9 – ‘Thor: Ragnarok’ (2017)
Dirigido por Taika Waititi, com roteiro de Eric Pearson, Craig Kyle e Christopher L. Yost, o terceiro filme do herói é apontado como a revitalização da franquia.
A revista ressaltou: “Chris Hemsworth finalmente cortou o cabelo, mas o mais importante, ele ficou estranho, e tornou ‘Thor’ divertido novamente, já que o diretor Taika Waititi deu à franquia a sacudida excêntrica e estilosa de que tanto precisava.”
A Variety finalizou, dizendo que o filme é “a Marvel em sua forma mais citável (‘Ele é um amigo do trabalho!’) e reassistível”.
Sinopse: Thor descobre que seu pai, Odin, desapareceu e que sua irmã, Hela, a deusa da morte, está de volta. Preso em outro planeta, ele precisa correr para voltar a Asgard e impedir o Ragnarok, a destruição de seu mundo.
‘Thor: Ragnarok’ está disponível no Disney+.
8 – ‘Homem de Ferro’ (2008)
O longa que deu início ao UCM, dirigido por Jon Favreau e escrito por Mark Fergus, Hawk Ostby, Art Marcum e Matt Holloway, foi aclamado.
A Variety destacou a escalação de Robert Downey Jr. como Tony Stark, chamando-a de “uma das decisões mais importantes da história do cinema”. A revista também elogiou o filme por ter criado a fórmula do UCM, com “bom humor desconexo, uma tonelada de coração e um instinto para evitar qualquer coisa que se aproxime da auto-importância”.
Sinopse: O industrial bilionário Tony Stark é sequestrado e forçado a construir uma arma, mas em vez disso, ele cria uma armadura para escapar. Ao retornar, ele a aprimora para combater o crime.
‘Homem de Ferro’ está disponível no Disney+.
7 – ‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’ (2021)
Dirigido por Jon Watts, com roteiro de Chris McKenna e Erik Sommers, o filme que reuniu as três gerações do herói também foi aclamado.
A Variety pontuou que o longa “proporcionou o mesmo nível de suspiros dos fãs, aplausos e pipoca que ‘Ultimato’, e provou pela primeira vez desde o bloqueio que os filmes ainda poderiam evocar esse tipo de experiência”.
Sinopse: Após ter sua identidade secreta revelada, Peter Parker pede ajuda ao Doutor Estranho, mas o feitiço não sai como esperado. Ele e seus companheiros precisam enfrentar inimigos de todo o multiverso.
‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’ está disponível no Disney+.
6 – ‘X-Men ’97’ (2024)
A animação, criada por Beau DeMayo, alcançou uma posição alta no ranking e, apesar de não ser oficialmente do UCM, foi considerada uma das melhores produções do estúdio.
A revista elogiou a produção como uma “continuação moderna que supera todas as expectativas, com uma narrativa surpreendentemente madura, personagens ricamente realizados e animação superlativa”.
A Variety também a descreveu como “fascinante e profundamente política de maneiras que o UCM raramente é”.
Sinopse: Os mutantes do Instituto Xavier usam seus dons para proteger um mundo que os odeia, enfrentando organizações criminosas e supervilões que buscam exterminá-los. A série está disponível no Disney+.
‘X-Men ’97’ está disponível no Disney+.
5 – ‘Capitão América: O Soldado Invernal’ (2014)
Dirigido por Joe e Anthony Russo, com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely, a sequência do longa de Steve Rogers a abre o top 5.
A revista elogiou o filme por ser uma “homenagem aos thrillers políticos paranóicos da década de 1970”, destacando o desenvolvimento da relação entre Steve Rogers e Bucky Barnes e a contratação de Robert Redford para o papel de vilão.
Sinopse: Após os eventos de Nova York, Steve Rogers se adapta ao mundo moderno. Quando um colega da S.H.I.E.L.D. é atacado, ele se vê em uma rede de intrigas e precisa enfrentar um misterioso e inesperado inimigo: o Soldado Invernal.
‘Capitão América: O Soldado Invernal’ está disponível no Disney+.
4 – ‘WandaVision’ (2021)
Criada por Jac Schaeffer, a série ocupa a posição mais alta no ranking das séries do UCM.
A Variety destacou a experiência de assistir à série semanalmente, ressaltando o poder da “experiência comunitária (embora isolada)”, a revista observou como a série evoluiu de uma “homenagem peculiar às sitcoms clássicas” para uma “profunda exploração do poder do luto”.
‘WandaVision’ está disponível no Disney+.
3 – ‘Guardiões da Galáxia’ (2014)
Dirigido por James Gunn, com roteiro do cineasta e de Nicole Perlman, o filme abre o pódio.
A revista ressaltou como o longa deu destaque a personagens esquecidos, unindo “humor irreverente e profundas apostas emocionais na história de como o poder da amizade e o amor dos bangers dos anos 1960 e 70 podem derrotar o mal”.
A reportagem destacou a produção como um “filme completamente original que demonstra o que o UCM poderia fazer além de seu conjunto principal de super-heróis”.
‘Guardiões da Galáxia’ está disponível no Disney+.
2 – ‘Pantera Negra’ (2018)
Dirigido por Ryan Coogler, com roteiro dele e de Joe Robert Cole, o filme marcou o cinema por ser o primeiro longa de super-heróis liderado por um elenco negro.
A Variety enfatizou: “o primeiro filme de super-herói liderado por negros do UCM será lembrado como um momento cultural imponente, simbolizado pelo grito de guerra ‘Wakanda Forever’ e saudação de braços cruzados, bem como sua bilheteria de US $ 1,3 bilhão e histórica indicação ao Oscar de melhor filme”.
Sinopse: O príncipe T’Challa, herdeiro do trono de Wakanda, perde o pai e viaja aos Estados Unidos, onde tem contato com os Vingadores. O filme está disponível no Disney+.
‘Pantera Negra’ está disponível no Disney+.
1 – ‘Vingadores: Ultimato’ (2019)
Dirigido por Joe e Anthony Russo, com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely, o filme que encerrou a Saga do Infinito foi considerado o melhor do estúdio.
A revista apontou que o longa “aproveita ao máximo a história do UCM com um enredo de assalto no tempo”.
A Variety também destacou: “a épica batalha final, reunindo (quase) todos os personagens do UCM até hoje, oferece uma ladainha de recompensas narrativas emocionantes e arrepiantes que fizeram o público em todo o planeta explodir em aplausos ensurdecedores”.
Sinopse: Após Thanos eliminar metade da vida no universo, os Vingadores precisam lidar com a perda de seus entes queridos. Com Tony Stark perdido no espaço, Steve Rogers e Natasha Romanov lideram a resistência contra o titã louco.
‘Vingadores: Ultimato’ está disponível no Disney+.
