‘Velocidade Máxima 3’ vem aí? Saiba quais filmes também completam 30 anos e poderiam ter boas sequências-legado

Este ano, o blockbuster ‘Velocidade Máxima’ completou 30 anos de seu lançamento. Pode parecer que foi apenas mais um filme de ação, mas é preciso lembrar que naquela época, superproduções como esta tinham apenas um pouco mais de uma década de existência. ‘Velocidade Máxima’ ajudou a construir o que temos hoje em questão de cinema entretenimento, espetáculo, repleto de adrenalina.

Tão especial quanto seu aniversário foi a comemoração. Durante o evento Beyond Fest, realizado em Los Angeles, ‘Velocidade Máxima’ recebeu uma exibição especial comemorativa de três décadas. Mas não apenas isso, após o filme, os astros Keanu Reeves e Sandra Bullock, ao lado do diretor Jan de Bont, estiveram presentes no evento e participaram de um debate de 50 minutos após a exibição do longa.

Durante a conversa, e as perguntas e respostas, a dupla se mostrou interessada em fazer ‘Velocidade Máxima 3’, estando abertos à possibilidade. Foi o que bastou para os fãs começarem a sonhar com o novo filme – em uma Hollywood bastante interessada em revisitar títulos do passado, vide os recentes sucessos de ‘Um Tira da Pesada 4’, ‘Os Fantasmas Ainda se Divertem’, ‘Twisters’ e ‘Top Gun: Maverick’.

Para entrar na brincadeira, resolvemos separar alguns títulos que também completam 30 anos de lançamento em 2024 e que mereciam sequências-legado. Confira abaixo.

Velocidade Máxima

Começamos com o filme que motivou essa matéria. O sucesso de ‘Top Gun: Maverick’ é o maior exemplo de que se um eventual ‘Velocidade Máxima 3’ fosse feito da maneira certa, com produtores e um diretor certo, seria o mais novo sucesso de Hollywood. No entanto, para se realizar uma sequência-legado é necessário acima de tudo que seus protagonistas continuem em alta em Hollywood. E possam dar conta do recado.

Felizmente, as carreiras de Keanu Reeves e Sandra Bullock vão muito bem, obrigado. Bullock nunca saiu do topo, e Reeves viu uma nova onda de popularidade com o sucesso da franquia ‘John Wick’. Aliás, essa é a prova de que Reeves ainda dá conta do recado para cenas de ação. E quanto a Bullock, é só dar uma olhada no recente ‘Cidade Perdida’. É preciso lembrar também que ‘Velocidade Máxima’ já teve uma continuação, lançada em 1997, mas que contou apenas com a presença de Bullock. Aliás, a atriz desejaria esquecer. Se ‘Velocidade Máxima 3’ realmente acontecesse, poderia conter uma piadinha sobre o segundo, assim como ‘Um Tira da Pesada 4’ fez sobre o terceiro.

O Máskara

Os filmes que completam 30 anos pertencem ao ano de 1994. E nesse ano específico tivemos alguns dos filmes mais adorados não apenas da década de 1990, mas também da história do cinema. Porém, a maioria não é adequada para ter uma sequência-legado. Isso porque ou seus protagonistas não estão mais no topo de suas carreiras, ou são filmes que realmente não precisam de continuação. Nesse segundo quesito se encaixam os melhores filmes do ano: ‘Forrest Gump’, ‘Pulp Fiction’ e ‘Um Sonho de Liberdade’.

No meio desse lote, existe um filme incrivelmente divertido, que revolucionou na época com o uso de primorosos efeitos especiais, e serviu, mesmo sem saber na época, para impulsionar o gênero dos filmes de heróis. ‘O Máskara’ fez a carreira de Jim Carrey e apresentou Cameron Diaz ao mundo. Ou seja, o timing não poderia ser mais perfeito, porque Diaz acaba de sair de sua “aposentadoria” de 10 anos sem filmar, e Carrey recobrou sua popularidade com os jovens graças à franquia ‘Sonic’. Esse é o momento perfeito para ‘O Máskara 2’. Mas por favor, nada de um “filho do Máskara”, porque assim como ‘Velocidade Máxima’, ‘O Máskara’ já teve uma continuação que desejaríamos esquecer.

O Profissional

O Profissional’ é um dos filmes cult mais queridos dos últimos 30 anos. É também o primeiro trabalho da carreira de uma então adolescente Natalie Portman (a atriz tinha 13 aninhos na época). Na verdade, ‘O Profissional’ não necessita de uma continuação, pois tem um desfecho perfeito. Porém, não podemos negar que como fãs temos aquela curiosidade de saber o que se tornou a vida de Mathilda (Portman), 30 anos depois dos eventos que a abalariam para sempre.

Uma eventual continuação de ‘O Profissional’ precisaria seguir a personagem de Natalie Portman agora. Isso porque dos personagens principais, ela foi a única que restou. E seria interessante ver como uma adolescente que viveu tamanho trauma, mas teve um professor como Leon (Jean Reno) se adaptou ao mundo como uma adulta, quem sabe agora tendo sua própria família. Instiga também saber que Portman nunca foi a protagonista de um filme de ação e suspense. Seria interessante ver a estrela realizando este tipo de trabalho.

Ace Ventura

Voltamos para Jim Carrey. O ano de 1994 foi o divisor da carreira do ator, e o transformou em astro. Foram três filmes os responsáveis por isso: ‘Ace Ventura’, ‘O Máskara’ e ‘Debi e Lóide’. Dos três, na época, Carrey topou voltar apenas para ‘Ace Ventura’, que lançou uma continuação hilária logo no ano seguinte. ‘O Máskara’ e ‘Debi e Lóide’ tiveram sequência sem Carrey em 2005 e 2003, respectivamente. Há 10 anos, Carrey finalmente dizia sim para um novo ‘Debi e Lóide’, que chegava vinte anos após o original – e se tornou uma das comédias mais subestimadas dos últimos anos.

Sendo assim, mais do que qualquer outro ator, Jim Carrey deve ser muito grato ao ano de 1994. E que forma melhor de agradecer do que comemorando esses 30 anos de sucesso com uma sequência-legado para homenagear um de seus personagens mais marcantes. O mundo precisa de Ace Ventura novamente. Depois de um golfinho mascote de um time de futebol americano e um morcego branco na África, só resta saber que animal estará no centro da trama e onde ela se passará.

Quatro Casamentos e um Funeral

Não são apenas as sequências-legado de blockbusters que podem agradar os fãs, os filmes cult também são muito abraçados pelos cinéfilos. E sim, os filmes cult podem ganhar sequências-legado, a prova disso é a trilogia ‘Antes do Amanhecer’ e ‘Trainspotting’. Mais parecido com o primeiro item, ‘Quatro Casamentos e um Funeral’ foi um enorme sucesso britânico, colocou os nomes de Hugh Grant, Andie MacDowell, Richard Curtis e Mike Newell em outro patamar e foi parar no Oscar, indicado para melhor filme daquele ano.

O filme poderia seguir o exemplo de comédias românticas como ‘O Diário de Bridget Jones’ (que ganhará um quarto filme em 2025) e ‘Casamento Grego’ (que teve o terceiro filme em 2023). Hugh Grant está mais popular do que nunca graças a suas parcerias com Guy Ritchie, ao blockbuster ‘Wonka’ e ao terror vindouro ‘Herege’. Grant também estará no novo ‘Bridget Jones’. Richard Curtis e Mike Newell estão no auge de suas carreiras, e Andie MacDowell ainda está em atividade.

A continuação poderia inclusive contar com a presença da filha da atriz na vida real, Margaret Qualley, em alta atualmente em Hollywood. ‘Quatro Casamentos e um Funeral’ ganhou uma série de TV em 2019 com a graciosa Nathalie Emmanuel, que não fez tanto sucesso. Porém, a sequência-legado do original seria outra história.

Priscilla – A Rainha do Deserto

Outro filme cult que voltou aos radares graças a um espetáculo no teatro, que rodou o mundo e chegou até o Brasil. Assim como Beetlejuice, um musical na Broadway que se espalha com montagens pelo mundo pode ser o catalizador para Hollywood dar sinal verde para uma continuação tardia. É só mostrar para os executivos dos estúdios que o título continua relevante e que é capaz de arrastar multidões. ‘Priscilla’ é um longa cult australiano sobre um trio de drag queens, uma veterana e duas mais jovens, que saem pelas estradas com seu ônibus para realizar um sonho de vida. Nem precisa dizer que a obra é altamente representativa e à frente de seu tempo.

Priscilla’ até mesmo ganhou uma espécie de refilmagem americana não declarada no ano seguinte, com ‘Para Wong Fu, Obrigada por Tudo, Julie Newmar’, que colou Wesley Snipes, Patrick Swayze e John Leguizamo como o trio em drag. Em ‘Priscilla’, são Terence Stamp, Guy Pearce e Hugo Weaving as glamorosas. Os três ainda estão em atividade e o tema hoje é mais pertinente do que nunca. Seria interessante revisitá-los nesta fase da vida, com novas questões e dilemas, já possuindo uma comunidade estabelecida e muito mais abraçadas pela sociedade.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS