Para os fãs do MCU, as mortes de Tony Stark e Natasha Romanoff podem ter sido os momentos mais tristes da adaptação, no entanto, para o codiretor Joe Russo, o momento mais trágico acontece logo na abertura da filme.
Quando Clint Barton aparece feliz na companhia de sua família nas primeiras cenas, logo a sensação de felicidade dá lugar ao desespero quando ele percebe que seus filhos e sua esposa viraram pó diante de seus olhos. Para Joe Russo, esse foi o momento mais difícil de gravar
“Tenho quatro filhos e é uma cena muito trágica para abrir um filme. É uma das poucas cenas do filme que realmente me faz chorar quando assisto, porque penso na minha própria família. E então você pensa sobre o que aconteceria com você, como pai. Você se tornaria muito autodestrutivo.”, revelou o cineasta à Empire.
Anteriormente, havia sido revelado que a cena faria parte do corte de ‘Vingadores: Guerra Infinita’, mas os responsáveis pelo filme decidiram em adiar o momento para ‘Vingadores: Ultimato’ como uma forma de reintroduzir o Gavião Arqueiro com um peso maior na trama.
‘Vingadores: Ultimato‘ continua em exibição nos cinemas.
O elenco grandioso conta com Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Don Cheadle, Paul Rudd, Brie Larson, Karen Gillan, Danai Gurira, Bradley Cooper e Josh Brolin, entre outros.