[AVISO DE SPOILER]
A segunda temporada de ‘Wandinha’ chegou oficialmente ao fim, e agora os criadores da série, Alfred Gough e Miles Millar, explicaram a decisão de desenvolver uma história de origem para a Coisa, um dos personagens mais marcantes da Família Addams.
“Não existia uma história de origem da Coisa”, explicou Gough em entrevista ao Deadline. “O que é ótimo sobre a Família Addams é que, realmente, não há uma mitologia fixa ou uma tradição consolidada, além do seriado clássico, que foi onde os personagens ganharam nomes. E, claro, temos os quadrinhos do Charles Addams, mas eles nem sequer nomeavam os personagens. Era apenas ‘A Família Addams’. Para nós, isso é como uma tela em branco perfeita para mergulhar fundo nesses personagens e descobrir novas possibilidades. As pessoas sempre nos perguntam: ‘De onde veio a Coisa?’ ou ‘Vocês vão contar a origem da Coisa?'”.
‘Wandinha’: Showrunners explicam decisão de explorar o passado de icônico membro da Família Addams
Durante a segunda temporada, descobrimos que a Coisa é, na verdade, a mão decepada de Isaac Night (vivido por Owen Painter), ex-colega de quarto e melhor amigo de Gomez Addams (interpretado na juventude por Lucius Hoyos) durante os tempos de Nevermore.
Na trama, décadas antes dos eventos principais da série, Isaac manipulou um jovem Gomez para que ele alimentasse uma máquina supostamente criada para “curar” sua irmã Françoise (Frances O’Connor) da maldição Hyde, omitindo o fato de que o processo mataria Gomez. Morticia (vivida por Gwen Jones na juventude) interveio para salvar Gomez, cortando a mão de Isaac e provocando uma explosão que o matou. O incidente também tirou permanentemente os poderes de Gomez. A onda de energia liberada pela máquina destruiu o corpo de Isaac, mas reanimou sua mão decepada, que, mais tarde, seria acolhida pela família Addams como a Coisa.
“Parecia uma ideia natural e um ótimo MacGuffin para a temporada”, acrescentou Millar. “Foi interessante acompanhar alguns comentários do público. Pensamos que era algo bem evidente desde o primeiro momento em que [Isaac / Slurp] aparece, quando vemos uma mão saindo da terra. Achávamos que essa era a grande dica. Mas muita gente não percebeu e ficou surpresa com a revelação no final. Muita gente exclamou: ‘Meu Deus! Estava bem na nossa cara o tempo todo!'”.
Millar ainda destacou o peso emocional da cena: “Esse é o verdadeiro coração da série, o clímax emocional da temporada. É o momento em que a Coisa se separa do passado e, cambaleando, retorna à sua verdadeira família. Parecia algo para o qual estávamos caminhando desde o início. Tim [Burton] dirigiu esse episódio lindamente, e achamos que o impacto emocional é bem forte quando isso acontece. É curioso, porque estamos falando de uma mão decepada, algo que, em tese, nem deveria emocionar, mas funciona”.
O showrunner também comentou como essa trama ajudou a resolver uma dúvida recorrente entre os fãs: por que Gomez é o único membro da família que não tem poderes?
“Essa foi uma das perguntas que surgiram na sala dos roteiristas”, disse Millar. “Falamos sobre como, em um mundo de párias, o Gomez se encaixava. Por que ele estudou em Nevermore? E então surgiu a ideia: ‘E se ele tivesse poderes… e os tivesse perdido?’ A partir daí, tudo se encaixou nesse momento do clímax que vemos em flashback”.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:
A série é um mistério investigativo e sobrenatural que traça os anos de Wandinha como estudante na Escola Nunca Mais, enquanto ela tenta dominar sua habilidade psíquica emergente, frustrar uma monstruosa matança que aterrorizou a cidade local e resolver o mistério sobrenatural que envolveu seus pais há 25 anos – tudo isso ao mesmo tempo em que mergulha em complicados relacionamentos sociais.
O elenco também conta com Catherine Zeta-Jones, Luís Guzmán, Isaac Ordonez, Emma Myers, Hunter Doohan, Percy Hynes White e outros.
