A Warner Bros. Discovery (WBD) está oficialmente aberta a propostas de venda, segundo o Deadline. A empresa iniciou uma “revisão de alternativas estratégicas” após receber interesse não solicitado de “várias partes”, tanto para a aquisição da totalidade da WBD, quanto apenas da divisão Warner Bros.
O comunicado do conselho de administração da WBD surge após uma abordagem inicial da Paramount Skydance, de David Ellison, que antecipou o plano da WBD de se dividir em duas empresas públicas e independentes:
- Warner Bros.: Focada no streaming e nos estúdios, de rápido crescimento.
- Discovery Global: Focada no negócio de televisão linear, mais desafiador.
A oferta inicial do grupo de Ellison foi rejeitada por ser considerada muito baixa. Isso gerou especulações de que gigantes como Apple, Comcast e Netflix poderiam fazer uma proposta antes da separação ou tentar adquirir a Warner Bros. de forma isolada posteriormente. A Netflix, no entanto, já indicou que um acordo de sua parte é improvável.
O CEO da WBD, David Zaslav, confirmou a situação: “Não é surpresa que o valor significativo de nosso portfólio esteja recebendo maior reconhecimento por outros no mercado. Depois de receber o interesse de várias partes, iniciamos uma revisão abrangente de alternativas estratégicas para identificar o melhor caminho a seguir para desbloquear o valor total de nossos ativos”.
A Warner Bros. Discovery afirmou que, apesar de considerar ofertas, continuará buscando a divisão planejada para meados de 2026. Como parte da revisão, a empresa também avaliará uma estrutura de separação alternativa que permitiria uma fusão da Warner Bros. e um spin-off da Discovery Global para os acionistas.
O objetivo da WBD com essa manobra sempre foi maximizar o valor de seus ativos de estúdio e streaming como um negócio independente, liberado dos desafios das redes a cabo, cuja audiência tem diminuído.
Zaslav está replicando o manual da Comcast, controladora da NBCUniversal, que planeja desmembrar a maioria de suas redes a cabo no início do próximo ano em uma nova empresa chamada Versant. Uma maior consolidação na indústria de mídia é vista como inevitável.
Confira o comunicado oficial:
“Enquanto a Warner Bros. Discovery (a “Empresa”) (NASDAQ: WBD) continua avançando em sua separação anunciada anteriormente da Warner Bros. e da Discovery Global, seu Conselho de Administração anunciou hoje que iniciou uma revisão de alternativas estratégicas para maximizar o valor para os acionistas, à luz do interesse não solicitado que a Empresa recebeu de várias partes para toda a empresa e para a Warner Bros.
Por meio desse processo, o Warner Bros. Discovery Board avaliará uma ampla gama de opções estratégicas, que incluirão continuar avançando na separação planejada da empresa até a conclusão até meados de 2026, uma transação para toda a empresa ou transações separadas para seus negócios Warner Bros. e/ou Discovery Global. Como parte da revisão, a empresa também considerará uma estrutura de separação alternativa que permitiria a fusão da Warner Bros. e a cisão da Discovery Global para nossos acionistas.
“Continuamos a dar passos importantes para posicionar nossos negócios para ter sucesso no cenário de mídia em evolução de hoje, avançando em nossas iniciativas estratégicas, retornando nossos estúdios à liderança do setor e dimensionando a HBO Max globalmente. Demos o passo ousado de nos preparar para separar a empresa em duas empresas de mídia líderes distintas, Warner Bros. e Discovery Global, porque acreditamos firmemente que esse era o melhor caminho a seguir”, disse David Zaslav, presidente e CEO da Warner Bros. Discovery.
Zaslav acrescentou: “Não é surpresa que o valor significativo de nosso portfólio esteja recebendo maior reconhecimento por outros no mercado. Depois de receber o interesse de várias partes, iniciamos uma revisão abrangente de alternativas estratégicas para identificar o melhor caminho a seguir para desbloquear o valor total de nossos ativos.”
“Nossa decisão de iniciar esta revisão ressalta o compromisso do Conselho em considerar todas as oportunidades para determinar o melhor valor para nossos acionistas”, acrescentou Samuel A. Di Piazza, Jr., presidente do Conselho de Administração da Warner Bros. Discovery. “Continuamos acreditando que nossa separação planejada para criar duas empresas de mídia líderes distintas criará valor atraente. Dito isso, determinamos que tomar essas ações para ampliar nosso escopo é do melhor interesse dos acionistas.”
Não há prazo ou cronograma definitivo definido para a conclusão do processo de revisão de alternativas estratégicas. Além da transação de separação que já está em andamento, não pode haver garantia de que esse processo resultará na busca de uma transação ou outro resultado pela Empresa. A Warner Bros. Discovery não pretende fazer mais anúncios sobre a revisão de alternativas estratégicas, a menos e até que o Conselho aprove uma transação específica ou determine que uma divulgação adicional seja apropriada ou necessária”.
