O Deadline divulgou que a Warner Bros. Discovery pretende vender alguns dos títulos do catálogo da HBO para a rival Netflix.
Caso seja finalizado, o acordo vai marcar a primeira vez em quase uma década que os programas da HBO serão exibidos em um serviço de streaming rival nos EUA.
O primeiro título que fará parte do acordo é a comédia ‘Insecure‘, que durou cinco temporadas na HBO e terminou em dezembro de 2021.
Até o momento, diversos outros títulos ainda não mencionados estão sendo discutidos como parte da proposta.
Ao que parece, os veteranos da HBO encararam a ideia como um tiro pela culatra, mas a equipe corporativa optou por seguir adiante por considerar o acordo como uma boa estratégia financeira.
Ainda assim, especialistas enfatizam que o acordo não está fechado e pode não ser levado adiante, mas, independentemente disso, marca uma grande mudança de estratégia no cenário de assinaturas de streaming.
Entende-se que os programas devem ser distribuídos de forma não exclusiva, o que ainda permitiria que eles fossem transmitidos na Max (atual serviço de streaming da Warner) ao mesmo tempo em que seriam transmitidos pela Netflix.
O CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, sinalizou no início de seu mandato que está aberto para renunciar à exclusividade e licenciar o conteúdo para aumentar os resultados financeiros do estúdio.
Vale lembrar que, no início deste ano, a Warner Bros. Discovery vendeu os direitos de exibição de títulos como ‘Westworld‘ para plataformas de streaming gratuitas, como Roku e Tubi.
A própria ‘Insecure‘ está sendo exibida em uma emissora a cabo da Warner Bros. Discovery nos EUA, a OWN.
Em 2014, a HBO já tinha fechado um acordo com a Amazon Prime Video para licenciar séries como ‘Família Soprano’, Deadwood, ‘Six Feet Under’ e ‘The Wire’.
No entanto, esse acordo foi fechado antes da Amazon produzir suas próprias séries originais e se tornar uma rival no ramo do streaming.
No geral, a estratégia de Zaslav é monetizar o conteúdo que já estava sendo destinado a sair do catálogo, já que a Max pretende criar novos conteúdos exclusivos ao longo dos próximos meses.
Dessa forma, em vez de simplesmente descartar conteúdo, a Warner Bros Dscovery visa colocar os antigos títulos da Max na Netflix para lhes garantir uma exposição adicional, alcançando uma nova audiência global.