De acordo com o Puck News, diversos estúdios estão em negociações para evitar a perda do direito de imagem doméstico de suas propriedades.
A Warner Bros briga para manter o direito de imagem doméstico de ‘A Hora do Pesadelo’, ‘Os Fantasmas se Divertem’ e ‘A Pequena Loja dos Horrores‘, entre outros títulos.
Já a MGM pode perder os direitos sobre a franquia ‘Robocop‘, cujo último filme foi lançado em 2014.
A encerramento de propriedade sobre direitos autorais faz parte da Lei de Direitos Autorais de 1978, que ampliou o tempo de aquisição sobre determinadas obras.
De acordo com a lei, os criadores que transferiram seus direitos autorais para outra pessoa ou entidade podem recuperá-los após 28 anos.
No entanto, desde a criação da lei, os estúdios argumentam com sucesso que após a venda de uma propriedade, a empresa passa a ser a detentora intelectual da obra, impedindo o criador original de influenciar criativamente em seu próprio trabalho.
Por outro lado, a lei estabelece que se um estúdio não produzir novos conteúdos relacionados às franquias adquiridas em tempo hábil, elas podem ser postas à venda a qualquer momento.
No caso da Warner e a disputa pelos títulos mencionados, vale lembrar que uma sequência de ‘Os Fantasmas se Divertem‘ vem sendo discutida há anos, mas sem atualizações significativas.

‘A Hora do Pesadelo‘ não teve uma nova edição desde o fracassado reboot estrelado por Jackie Earle Haley em 2010.
E, atualmente, o protagonista original, Robert Englund, está velho demais para querer reprisar o papel. Então o futuro dos filmes é incerto.
‘A Pequena Loja dos Horrores‘ teve duas adaptações nos cinemas: em 1960, do diretor cult Roger Corman, e em 1986, dirigido por Frank Oz.
Um reboot também foi anunciado em 2018, mas segue sem sair do papel.
Em relação a ‘Robocop’, a MGM já anunciou uma série focada na ascensão do vilão Dick Jones como executivo da OCP, uma organização de segurança privada que admnistrava a polícia de Detroit.
Além disso, também há planos para uma sequência direta do filme de 1987, intitulada ‘Robcop Returns’.
Mesmo assim, ambas as produções ainda não entraram em produção oficial, o que pode acabar resultando num engavetamento.
O artigo também descreve o encerramento de direitos como uma bomba-relógio para os estúdios, que se apoiam cada vez mais em obter lucros através de sequências, derivados e remakes em vez vez de apostarem em ideias originais.
Dependendo dos acordos individuais feitos pelos criadores das propriedades, a Warner e outros estúdios podem estar prestes a renegociar ou perderem o direito sobre determinadas franquias.
Caso não haja atualizações sobre o desenvolvimento dos projetos anunciados, isso pode acabar com os planos de sequências, remakes e derivados por um bom tempo até que outros estúdios se interessem pelas propriedades.