‘Matrix Resurrections‘ estreou dividindo opiniões entre os críticos e os fãs, mas a Warner Bros. ainda está apostando alto na franquia e quer um quinto filme da saga.
Segundo o Deadline, o estúdio já está trabalhando no desenvolvimento de ‘Matrix 5‘ e quer o retorno da roteirista e diretora Lana Wachowski. A novidade foi revelada pela CEO do estúdio, Ann Sarnoff.
Lana revelou recentemente que não tem planos para um novo filme, mas o estúdio já afirmou que seguiria em frente mesmo sem ela.
A abertura de ‘Resurrections‘ foi bastante tímida, arrecadando apenas US$ 69 milhões nas bilheterias mundiais em sua estreia e sendo visto por 3 milhões de espectadores na HBO Max dos EUA.
No começo da semana, o produtor James McTeigue, que também tralhou na trilogia original, revelou ao Collider que ‘Matrix Resurrections’ já estava em desenvolvimento quando decidiram convidar Lana para retornar à direção.
“Veja. Eu acho que quando você tem uma franquia com tanto potencial de fazer dinheiro, sempre há conversas sobre fazer mais. É da mesma forma que o universo Marvel se repete e se transforma a cada ano, ou você tem o Homem-Aranha, ou o Homem de Ferro, ou Thor. Sempre há potencial para atualizar esses filmes por causa da possibilidade de fazer dinheiro com eles.”
Ele continuou:
“Não se engane, porque não pensamos apenas no dinheiro. Só decidimos fazer porque houve uma ideia que valia à pena contar. A ideia estava lá, só precisávamos do diretor, quando Lana se voluntariou e disse: ‘Olha. Estou interessada em fazer esse outro filme’, é claro que escolheríamos quem deu início a tudo isso.”
Lembrando que o filme já está em exibição nos cinemas nacionais.
Assista a nossa crítica:
No Rotten Tomatoes, o novo filme abriu com 66% de aprovação, a partir de 77 críticas.
Até o momento, foram 51 positivas e 26 negativas.
O comentários do Chicago Sun Times ainda descreve o filme como um tributo ao passado que não consegue trazer ousadia ou uma trama inovadora. Por outro lado, o Globe and Mail diz que 2021 não poderia ser encerrado de forma melhor por conta da estreia do longa.
Felizmente, parece que o carisma de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss continua agradando como Neo e Trinity e esbanjam química ao longo da trama.
Confira as principais críticas:
“Embora a épica trilogia de ficção científica seja reiniciada depois de quase 20 anos de forma inteligente, ela não consegue sustentar a energia ou entusiasmo do original, transformando-se em algo cansativo e datado.” – The Film Yap.
“‘Matrix Resurrections‘ luta com seu legado e coloca uma autoconsciência existencial no verdadeiro estilo ‘Matrix‘. Só que desta vez, a diretora e co-roteirista Lana Wachowski ficou muito mais pessoal e sentimental, trazendo humor surpreendente para a mistura.” – Bloody Disgusting.
“‘Matrix Resurrections‘ poderia ter sido uma tentativa completamente cínica de nos fazer gastar dinheiro. Ou, tão ruim quanto, um exercício de arrogância [de Lana Wachowski]. Uau! Mas ela consegue se esquivar de todas essas balas.” – London Evening Standard.
“Por mais empolgante que sua chegada possa ser, ‘Matrix Resurrections‘ recria muitas das ideias do primeiro filme com apenas uma aparente autoconsciência como proteção contra sua falta de originalidade.” – WhatToWatch.
“‘Matrix Resucrrections‘ mostra que há mais do que apenas uma falha na Matrix. Esse filme nos dá a sensação de que todo o servidor está fora do ar.” – Detroit News.
“‘Matrix Resurrections‘ parece tentar aproveitar o sucesso da trilogia original, assim como aconteceu em ‘Star Wars: O Despertar da Força‘, cruzando a linha entre a nostalgia e uma reinicialização que (provavelmente) dará início a uma série inteiramente nova de filmes.” – Insider.
“‘Matrix Resurrections‘ volta ao código-fonte integral que tornou o original tão cativante. E Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss são novamente um par com bastante química na tela.” – Movie Web.
‘Matrix’ foi lançado em 1999 e aclamado pelo mundo por conta dos efeitos visuais pioneiros. O original ganhou quatro Oscars e arrecadou 463 milhões de dólares em todo o mundo.
Seguiram-se duas continuações, ‘Matrix: Reloaded’ e ‘Matrix: Revolutions’, ambas lançadas nos cinemas em 2003.
Ao todo, a trilogia arrecadou US$ 1.6 bilhão de dólares para a Warner Bros Pictures.