Wes Anderson, o aclamado diretor de cinema, será homenageado com o prêmio Glória ao Cineasta no Festival de Veneza deste ano. (via THR)
Além de ser homenageado, Anderson também já confirmou sua presença no evento para exibir seu curta-metragem ‘The Wonderful World of Henry Sugar‘, inspirado na obra do renomado escritor Roald Dahl.
O prêmio Glória ao Cineasta é dedicado a diretores que fizeram uma grande contribuição para o cinema mundial. A cerimônia de entrega acontecerá em 1º de setembro, justamente antes da exibição de sua nova produção.
Alberto Barbera, diretor do Festival de Veneza, destacou o estilo autêntico de Anderson.
“Wes Anderson é um dos poucos diretores cujo estilo único e inconfundível pode ser reconhecido com apenas um quadro”, disse Barbera. “O seu universo remete a uma estética infantil e visionária, dominada por tons pastel e pela meticulosa elaboração de sequências estritamente simétricas, povoadas por sonhadores desajustados, incuravelmente românticos e alegres. Os mundos que ele cria são plausíveis e, ao mesmo tempo, completamente imaginários e fictícios, sustentados por um humor surreal e um gosto desconcertante pelos infortúnios de famílias desajustadas, pais ausentes e mães imperturbáveis. Seu cinema excêntrico e altamente idiomático é sempre perfeitamente divertido e agradável.”
Lembrando que o novo longa do diretor, ‘Asteroid City’, chega aos cinemas nacionais em 10 de agosto.
No Rotten Tomatoes, a produção conquistou com 74% de aprovação, com nota 7/10 baseada em 309 reviews.
Veja os principais comentários:
“Wes Anderson retorna com um de seus filmes mais deslumbrantes, ricos e autorreflexivos até hoje, trazido à vida por um elenco de todos os tempos” – Little White Lies.
“Embora pareça leve como um suflê, é uma comida mais substancial do que Anderson tem servido recentemente” – London Evening Standard.
“É uma coisa muito boa para os fãs do cineasta, que adoram a narrativa idiossincrática de Anderson, o elenco peculiar e o design de produção obsessivo” – Toronto Star.
“Asteroid City lembra que Anderson continua sendo o que sempre foi, apesar do que os irmãos da IA podem fazer você acreditar: completamente inimitável” – Daily Telegraph.
“Anderson visita novas fronteiras com um contato imediato de grau peculiar, mantendo sagacidade, capricho e sabedoria astuta em equilíbrio flexível” – Total Film.
O longa é descrito como uma meditação poética do significado da vida. A história gira em torno de uma deserta cidade estadunidense em meados de 1950 e foca em uma convenção chamada Junior Stargazer, que reúne estudantes e pais ao redor do pais para uma competição escolar.
O estelar elenco é formado por Jason Schwartzman, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Jeffrey Wright, Tilda Swinton, Bryan Cranston, Ed Norton, Adrien Brody, Liev Schreiber, Hope Davis, Stephen Park, Rupert Friend, Maya Hawke, Steve Carell, Matt Dillon, Hong Chau, Willem Dafoe, Margot Robbie, Tony Revolori, Jake Ryan, Grace Edwards, Aristou Meehan, Sophia Lillis, Ethan Lee, Jeff Goldblum e Rita Wilson.
O filme recebeu a classificação Rated-R nos EUA, o que significa que somente poderá ser visto por maiores de 17 anos. O detalhamento da restrição indica apenas “Breve nudez gráfica”. O diretor, os produtores e a distribuidora do filme devem recorrer para tentarem abaixar a alta classificação visando uma melhor bilheteria.
O longa é baseado em uma história criada por Anderson e Roman Coppola.