A nostalgia é forte hoje como nunca anteriormente, e esse movimento saudosista chegou até o cinema e o audiovisual. Conforme vamos ficando mais velhos, apelamos ao sentimento seguro do passado, a nossa zona de conforto. É justamente por isso que quando falamos de cinema e séries, Hollywood tem investido nessa volta ao passado, resgatando produções e personagens que achamos que nunca mais veríamos. Ou melhor, apenas nos filmes antigos que amamos.
Para os atores e atrizes esse apelo funciona de forma igual, e esse movimento fez com que diversos astros do passado tirassem do armário um figurino muito familiar, de seus grandes personagens clássicos. Investindo em mais uma matéria nostálgica, aqui iremos dar uma olhada em algumas atrizes que faziam muito sucesso lá nos anos 80 e 90, e que voltaram recentemente a seus papeis mais marcantes. Vem conhecer essa lista memorável.
Winona Ryder
A certa altura de sua carreira, nos anos 90, Winona Ryder foi considerada a melhor atriz de sua geração, tendo os principais diretores da época, como Francis Ford Coppola e Martin Scorsese, a disputando para estrelar seus filmes. Ryder redescobriu a fama ao estrelar a série número 1 da Netflix, ‘Stranger Things’. Esse ano retornará pela primeira vez a um de seus personagens icônicos, dando vida novamente à Lydia na continuação ‘Os Fantasmas Ainda se Divertem’, o segundo filme de Beetlejuice.
Linda Hamilton
Sumida de produções mais significativas desde o fim dos anos 90, a atriz Linda Hamilton viu seu auge nas telas ao estrelar ‘O Exterminador do Futuro 2’ e chamar atenção por seu físico extremamente sarado ainda em 1991. É claro que a atriz já havia estrelado também o filme original, mas sua personagem Sarah Connor passava de vítima para uma mulher forte e guerreira, capaz de lutar e sobreviver por conta própria. Justamente por isso, Sarah foi ausência sentida em todas as demais continuações da franquia. Mas isso mudaria em ‘Destino Sombrio’, de 2019, que marcou a volta da icônica personagem e de uma Linda Hamilton mais velha e ainda durona.
Jamie Lee Curtis
‘Halloween – A Noite do Terror’, de 1978, foi o primeiro filme de destaque de Jamie Lee Curtis, então com 20 aninhos de idade. Curtis retornou para um filme da franquia de terror vinte anos depois do original em ‘Halloween H20’, ainda um dos mais queridos da série. Mas repetiria o feito quarenta anos depois também, em 2018, com o lançamento de uma nova trilogia de ‘Halloween’, que dividiu bastante os fãs.
Neve Campbell
Por falar em “rainhas do grito” e musas do terror, agora temos na lista uma icônica atriz do gênero que marcou presença ainda no fim dos anos 90. E se Jamie Lee Curtis é uma das primeiras e mais famosas rainhas do grito, Neve Campbell assumiu o posto na geração seguinte, ao estrelar a franquia ‘Pânico’, uma das favoritas dos fãs. Campbell protagonizaria os três filmes originais, assim como o quarto longa de 2011. Porém, no quinto filme, de 2022, surgiu como coadjuvante para uma nova geração de personagens. Quando a atriz pediu um salário mais justo para participar da continuação ‘Pânico VI’, o estúdio recusou e a tirou do filme. Mas o mundo dá voltas, e Campbell retornará no sétimo filme, esperamos que com um salário justo para reprisar o papel da querida Sidney Prescott.
Carrie-Anne Moss
Existem artistas que ficam conhecidos por um único papel. Esse é o caso com a bela Carrie-Anne Moss, que deu vida à durona Trinity, uma das personagens femininas mais bad-ass e impactantes do fim dos anos 90 – é claro no mega sucesso ‘Matrix’. Moss voltaria ao papel nas continuações de 2003. Mas quando todos achavam que a franquia estava morta e enterrada, eis que surge o quarto exemplar com ‘Matrix Resurrections’, que é claro precisava contar com a volta de Trinity, novamente nas formas de Moss. Mas não apenas isso, pois além do filme de 2021, um quinto longa já está ganhando forma, com a promessa de lançamento para muito em breve.
Carrie Fisher
Por falar em artistas de um só personagem, a saudosa Carrie Fisher teve uma carreira vasta, de inúmeras participações – e ficou conhecida também como roteirista e escritora. Mas o que todos os fãs a associam mesmo é com o papel da icônica Princesa Leia da saga ‘Star Wars’. Seu penteado de coques laterais marcou para sempre, se tornando uma das figuras mais emblemáticas da cultura pop de todos os tempos. Leia até então havia aparecido apenas em três filmes, a trilogia original da saga. Mas a Disney, após a compra da franquia, tratou de tirar a personagem da aposentadoria, ainda nas formas de Fisher, para novas aventuras, já na terceira idade. Nem mesmo a morte da atriz em 2016 impediu a aparição de Leia em ‘Os Últimos Jedi’ no ano seguinte.
Elisabeth Shue
Elisabeth Shue foi uma das atrizes mais interessantes dos anos 80, participando de sucessos e filmes cult como ‘Uma Noite de Aventuras’ (1987), Cocktail (1988) e ‘De Volta para o Futuro 2’ (1989). Esse sucesso continuou para os anos 1990, quando foi indicada ao Oscar por ‘Despedida em Las Vegas’ (1995). Em nova fase de sua carreira, participou de séries atuais badaladas como ‘The Boys’. Mas é impossível falar da atriz sem lembrar de sua participação como Ali Mills em ‘Karatê Kid’, um dos clássicos mais adorados dos anos 80. E foi essa personagem que Shue viria a reprisar em 2021, em sua participação na série de sucesso ‘Cobra Kai’. Esperamos que a apreça novamente na última temporada.
Joanne Whalley
Aqui na lista temos atrizes icônicas dos anos 80 e 90, que muitos fãs de cinema de hoje em dia podem sequer conhecer ou ter ouvido falar. Mas Joanne Whalley foi uma figura marcante da época, tendo sido a esposa na vida real do astro Val Kilmer. A bela morena teve como seu filme mais marcante e conhecido, justamente um trabalho ao lado do companheiro, onde se conheceram nos bastidores. Falamos da aventura de fantasia produzida por George Lucas, ‘Willow – Na Terra da Magia’ (1988), que se tornou cult. Quando a Disney comprou a LucasFilm, tratou de criar uma série de ‘Willow’, que serviu de continuação para o filme clássico, e trouxe Whalley novamente no papel de Sorsha, dessa vez assumindo o trono como rainha.
Beverly D’Angelo
É impossível lembrar das comédias clássicas dos anos 80 e não lembrar de ‘Férias Frustradas’. Assim como é impossível lembrar do filme de 1983 e suas continuações e não lembrar de Beverly D’Angelo no papel da matriarca Ellen Griswold, a bússola moral dos filmes da franquia. A atriz formava uma dupla perfeita com o atrapalhado Clark (Chevy Chase), um bonachão de boas intenções que sempre metia a família nos piores problemas. Então, imagine a alegria que foi ver D’Angelo e Chase reprisando seus personagens clássicos no reboot de ‘Férias Frustradas’, de 2015, mesmo que tenha sido apenas uma participação rápida em uma única cena. Os nostálgicos agradeceram muito.
Karen Allen
Finalizando a lista temos outra atriz que marcou os anos 80. Ao contrário de algumas acima, Karen Allen não foi uma atriz de um filme só. Ela já havia sido revelada em ‘Clube dos Cafajestes’ em 1978, e depois seguiu para estrelar filmes como ‘Parceiros da Noite’ (1980), ‘O Homem das Estrelas’ (1984) e ‘Os Fantasmas Contra-Atacam’ (1988). Mas é claro que quando falamos da atriz, precisamos automaticamente lembrar de seu papel como Marion Ravenwood em ‘Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida’ (1981). A intenção original na franquia era ser como 007, em que a cada episódio o herói tivesse uma nova companheira. Assim vieram a Willie Scott (Kate Capshaw) de ‘O Templo da Perdição’ (1984) e Elsa (Alison Doody) de ‘A Última Cruzada’ (1989). Mas não teve jeito, e Marion foi considerada o grande amor do arqueólogo, retornando já na terceira idade nas partes quatro e cinco da franquia.