sexta-feira, abril 26, 2024

Wolverine | Do Pior ao Melhor – Ranqueamos TODAS as Atuações de Hugh Jackman no grande papel de sua carreira

Os fãs nunca acharam que esse dia chegaria. Mas recentemente foi anunciado através das redes sociais do astro Ryan Reynolds e das do próprio Hugh Jackman, que o ator retornará ao papel do mutante Wolverine em Deadpool 3! O projeto será lançado já pela Marvel Studios, na Disney, marcando assim o primeiro filme dos mutantes no MCU, anteriormente em posse da Fox – e as possibilidades são infinitas. Deadpool 3 tem inclusive data de estreia programada para o dia 6 de setembro de 2024 nos EUA.

O personagem Wolverine foi o responsável por revelar Hugh Jackman ao mundo lá atrás em 2000, no primeiro filme dos X-Men. Deu muito certo e o sucesso foi tanto que rendeu uma das franquias mais longevas do gênero, além, é claro, de transformar Jackman num astro de renome internacional. Esta será a décima vez que o ator interpretará Wolverine, tendo ficado de fora somente de X-Men: Fênix Negra (2019) e dos derivados Deadpool (2016), sua continuação (2018) e Os Novos Mutantes (2020). O que os fãs se perguntam é como o personagem pode estar vivo depois do desfecho de Logan (2017), no qual morreu e foi enterrado. Reynolds e Jackman trataram de responder em outro vídeo dizendo que não irão mexer nisso, e que o personagem morreu mesmo em Logan, mas no ano de 2029 – e o novo filme se passará antes.

Jackman já havia afirmado que sairia da aposentadoria na pele de Logan mais uma vez caso fosse para aparecer ao lado dos Vingadores no MCU. Bem, ainda é cedo para dizer se Deadpool 3 contará com algum dos Vingadores em seu elenco, mas estamos felizes que Jackman reconsiderou tirar as garras mais uma vez a pedido do amigo. Entrando nesse clima desde agora e aquecendo os motores, resolvemos criar essa nova matéria ranqueando da pior à melhor todas as aparições de Hugh Jackman na pele do mutante mais casca grossa do cinema. Aqui, no entanto, não iremos avaliar os filmes em si, apenas as atuações do ator no personagem. Tenham isso em mente. Vamos lá.

09 | X-Men Origens: Wolverine (2009)

Tudo bem, eu disse acima que não estamos avaliando os filmes. Mas calhou do pior filme em que Jackman apareceu como Wolverine ser também um de seus esforços mais fracos na pele do mutante. Não me leve a mal, o ator nasceu para viver esse papel, e ele consegue interpretar o personagem com as mãos nas costas. Essa é uma versão suavizada de Wolverine, no entanto, quase “engomadinha” e até mesmo suas cenas de ação soam domadas e cartunescas. A ideia era contar um pouco das origens do protagonista. Não deu certo. E de quebra ainda temos a versão mais esculachada de Deadpool, que vive sendo alvo das piadas de Ryan Reynolds.

08 | X-Men: Apocalypse (2016)

O universo dos mutantes X-Men é quase tão rico e repleto de personagens quanto toda a Marvel em si. Justamente por isso nos quadrinhos existem diversos títulos apenas para comportar tanta coisa. No cinema, porém, é difícil ver um filme da franquia que fuja de ter Wolverine como o centro das atenções. Mesmo em filmes que não pediam isso, os produtores tratam de enfiar o mutante ranzinza e selvagem na história, mesmo que para uma pontinha – como se não confiassem no filme sem ele. É justamente o que acontece aqui, no longa que introduz um dos maiores vilões da galeria dos X-Men. De forma não creditada, Hugh Jackman aparece como Wolverine fugindo do experimento que o transformou no que é.

07 | X-Men: O Confronto Final (2006)

Dez anos antes do item acima, Hugh Jackman vivia Wolverine pela terceira vez. Este seria o último filme da franquia original da Fox, que já havia perdido seu diretor Bryan Singer para a rival Warner / DC no filme Superman – O Retorno, lançado no mesmo ano. Depois disso, Wolverine ganharia sua própria trilogia solo, e a franquia sofreria um reboot com o elenco mais jovem introduzido em Primeira Classe. Este aqui tem tom de despedida realmente e não consegue trazer uma performance verdadeiramente marcante de Jackman na pele do sujeito de garras afiadas. Tanto que os eventos aqui precisaram ser “consertados” num filme seguinte.

Não deixe de assistir:

06 | X-Men: Primeira Classe (2011)

Novamente seguindo a máxima apresentada dois itens acima: mesmo quando o filme não pedia, os produtores não perdiam a chance de encaixar Wolverine, nem que fosse para uma pontinha rápida. Isso aconteceu duas vezes, e a melhor delas sem dúvidas ocorre aqui. Quando Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) estão recrutando mutantes para o seu time, tentam falar com Logan em um bar, que prontamente sem piscar os manda para aquele lugar. Ficou legal e rendeu risadas.

05 | Wolverine Imortal (2013)

Tudo bem que este filme não saiu como esperado, e incentivou tanto Hugh Jackman quanto o diretor James Mangold a retornarem a este universo para um encerramento satisfatório em Logan (2017). Aqui, no entanto, existem muitos méritos, como por exemplo o exaustivo treinamento do ator, acompanhado pelo colega Dwayne Johnson para apresentar seu melhor físico de todos os filmes no papel. No segundo filme solo do personagem, a escolha foi pela adaptação da história clássica dos quadrinhos em que Logan viaja ao Japão. O interessante é que a trama se comporta muito como um thriller, numa complexa conspiração familiar, onde precisamos descobrir quem está por trás das maquinações.

04 | X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

Estes dois últimos filmes estão interligados na franquia. Aliás, assim que Wolverine Imortal termina, ganhamos uma cena extra nos créditos, mostrando Xavier e Magneto encontrando Logan para alertá-lo do mal iminente das Sentinelas. A continuação dessa história ocorreria no futuro, neste filme aqui. Ou seja, muito do físico extremamente “rasgado” de Jackman no filme anterior é visto aqui, e ainda mais trabalhado. O ator se esforçou para entregar aos fãs o que eles queriam, um Wolverine que é pura força bruta. Apesar disso, Dias de um Futuro Esquecido deixou a desejar pela expectativa não cumprida de misturar o elenco antigo e o novo, dando espaço para todos – enquanto meia dúzia rouba a cena, outros terminaram até mesmo cortados do resultado final, como foi o caso com a vencedora do Oscar Anna Paquin e sua Vampira.

03 | X-Men (2000)

Foi aqui que tudo começou, e se não fosse o primeiro X-Men jamais teríamos Hugh Jackman em nossas vidas, e também o Wolverine mais perfeito que poderíamos imaginar. Jackman não era a primeira opção para o papel, e o ator Dougray Scott já havia sido contratado, mas precisou abandonar o projeto após se acidentar durante as filmagens de Missão: Impossível 2, lançado no mesmo ano. Fato do qual deve se arrepender até hoje. Melhor para Jackman, que foi escolhido e recebeu todo tipo de elogio, dos fãs e dos críticos na pele do herói mutante. O primeiro X-Men também foi responsável por abrir as portas e mostrar que filmes baseados em quadrinhos famosos podiam ser levados a sério novamente. Foi graças a ele que temos hoje o MCU, por exemplo.

02 | X-Men 2 (2003)

E se X-Men (2000) serviu para apresentar Hugh Jackman ao mundo com uma atuação perfeita na pele de Wolverine, essa continuação direta foi ainda mais longe, afinando a performance do ator tanto física quanto psicologicamente. Wolverine está ainda mais selvagem aqui, e o diretor faz questão de demonstrar isso com cenas alucinantes em que o personagem demonstra toda a sua fúria violenta, levando os fãs à loucura. Nessa segunda investida, tanto Jackman quanto o diretor puderam desenvolver ainda mais os conceitos elevando a história, seja pelo orçamento bem mais folgado, ou pelo tempo de duração que passou de 1h30min do primeiro para 2h14min nesta sequência.

01 | Logan (2017)

Não tem jeito, Logan será para sempre considerado o melhor Wolverine da carreira de Hugh Jackman. Em X-Men 2 o ator pôde demonstrar todo o seu potencial, e ir além do já muito elogiado desempenho do filme original. Mas após tantas vezes interpretando o mesmo personagem, Jackman até deu umas cambaleadas em filmes que não faziam jus ao seu talento e sua personificação. Tudo isso foi redimido aqui em Logan, definitivamente um trabalho que ganha muitos pontos pelo valor emotivo que carrega. Já era anunciado que seria a despedida do ator no personagem e isso criou expectativa. Não bastasse, a trama ainda se passa no futuro, onde todos os X-Men estão mortos, e resta para Wolverine cuidar de um professor Xavier senil e com demência. Num cenário caótico a la Mad Max, a dupla disfuncional, com a ajuda do mutante Caliban, veem surgir uma ponta de esperança no futuro dos mutantes com o surgimento de uma menina chamada Laura. Logan é o primeiro de toda a franquia que possui censura alta para maiores, graças ao sucesso de Deadpool, lançado no ano anterior.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS