Há vinte e cinco anos, o gênero de super-heróis adentrava um novo capítulo no cenário cinematográfico com o lançamento do clássico ‘X-Men’.
Dirigido por Bryan Singer, o filme nos apresenta a um mundo em que inúmeras pessoas passam para o próximo estágio da evolução humana e se tornam mutantes – dotados de superpoderes que os tornam párias dentro de uma sociedade extremamente preconceituosa e amedrontada. Não leva muito até que dois grupos de mutantes se envolvam em uma guerra de proporções catastróficas, liderada por Charles Xavier, líder dos X-Men e defensor da igualdade entre humanos e mutantes, e Magneto, líder da Irmandade dos Mutantes que quer se vingar das pessoas sem poderes e subjugá-las como punição.
Contando com um elenco estelar que incluiu Patrick Stewart, Hugh Jackman, Ian McKellen, Halle Berry, Famke Janssen, Anna Paquin, Rebecca Romijn e vários outros, o filme tornou-se um sucesso de crítica e de público, servindo de base para a produção de diversas outras incursões do gênero – e gerando duas sequências diretas e uma trilogia reboot.
Para celebrar seu vindouro 25º aniversário, preparamos uma breve lista elencando algumas curiosidades de bastidores para você conferir.
Veja abaixo:
- Jackman tomou banho gelado todas as manhãs durante as filmagens para ajudar a encarnar seu personagem, Wolveine. Essa tradição começou ao ter entrado no chuveiro às 5 da manhã, antes de perceber que não havia água quente. Acordado e chocado, mas não querendo acordar sua esposa adormecida, ele cerrou os dentes e aguentou antes de perceber que essa mentalidade – querer gritar e atacar alguma coisa, mas ter que se conter – era a mesma mentalidade em que Wolverine estava. Ele então fez de banhos frios sua rotina de preparação como Wolverine para cada filme do personagem.
- Nem Stewart, nem McKellen sabiam jogar xadrez durante as filmagens. Um mestre de xadrez veio ensiná-los para as cenas do filme.
- Para manter seu visual em segredo, Romijn tinha que ficar sentada em uma sala isolada e sem janelas quando não era necessária nas gravações: “quase não tive contato com o resto do elenco, era como se eu estivesse fazendo um filme diferente de todos. Foi um inferno”, ela disse.
- A maioria dos efeitos oculares foi obtida pelos atores e atrizes que usavam lentes de contato especiais. O elenco achou essas lentes desconfortáveis e perigosas de usar. Romijn só conseguia usar suas lentes de Mística por uma hora por vez e tinha apenas dez por cento de visão. Tyler Mane manteve suas lentes de Dentes de Sabre por muito tempo e acabou temporariamente cego por um dia. Berry usou suas lentes de Tempestade, brancas e opacas, apenas uma vez, mas achou-as insuportáveis e insistiu que se usasse CGI para os olhos.
- Stewart foi o primeiro ator a ser escalado como um mutante e, de fato, era o favorito dos fãs para o papel do Professor X desde a década de 1990, especialmente depois da animação ‘X-Men’, de 1992.
- Singer proibiu os quadrinhos no set, não querendo que eles influenciassem o elenco. Os atores e atrizes os leram secretamente, de qualquer forma.
- Esse é o único filme da franquia ‘X-Men’ que funciona principalmente como uma história original. Todos os outros filmes foram livremente baseados em histórias específicas dos quadrinhos.
- A mansão usada como Escola Xavier também serviu como a Mansão Madison em ‘Billy Madison: Um Herdeiro Bobalhão’ (1995), a Mansão Luthor em ‘Smallville: As Aventuras do Superboy’ (2001) e a Mansão Queen em ‘Arrow’ (2012).
- O físico de Jackman parece um pouco diferente em algumas cenas, porque ele foi escalado como Wolverine apenas três semanas após o início das filmagens principais – mas continuou trabalhando extensivamente enquanto as gravações continuavam.
- McKellen inicialmente hesitou em aceitar o papel de Magneto, mas ficou convencido a interpretar o antagonista quando viu o traje.