Segundo a Variety, atriz japonesa Yoko Shimada faleceu na última segunda-feira conhecida por estrelar a minissérie ‘Shogun‘ (1981). Ela tinha 69 anos e morreu de falência múltipla de órgãos devido a um câncer colorretal, conforme divulgado pela mídia japonesa.
Shimada nasceu em 1953 e começou a carreira aos 17 anos com a série ‘Osanazuma‘ (1970). Logo no ano seguinte, seu nome já era popular na televisão japonesa, presente em diversos trabalhos até 1975 como ‘Castelo de Areia‘ (1974), ‘The Family‘ (1974-75) e ‘I Am a Cat‘ (1975).
Contudo, foi em ‘Shogun‘ que nasceu um verdadeiro marco na sua carreira justamente por ter sido a única atriz na produção em meio a tantos homens. Na minissérie, ela interpretou Mariko e contracenou com Richard Chamberlain.
Yoko aprendeu bastante inglês durante as filmagens, o que lhe rendeu outros papéis nos Estados Unidos e Canadá, como ‘Marcado para Morrer‘ (1995) e ‘O Combate‘ (1995).
A atriz chegou a faturar o seu primeiro e único Globo de Ouro da carreira pela performance no projeto. Ela também recebeu uma indicação ao Emmy na categoria de Atriz em Minissérie ou Filme para TV. Quem venceu, no entanto, foi Vanessa Redgrave por Playing for Time.