quinta-feira, abril 18, 2024

10 Atores que Eternizaram seus Personagens

Para um filme ser memorável ou se tornar um clássico não basta um ótimo roteiro, boa produção e direção competente. Também é preciso escalar os atores corretos para não só interpretar, mas dar vida aos personagens na ficção. E, em alguns casos raros, temos um casamento do ator com seu papel de uma forma tão mágica que fica difícil de imaginar outra pessoa interpretando este personagem.

Sendo assim, resolvi montar uma lista com 10 Atores que Eternizaram seus Personagens. Em alguns casos, para personagens que foram criados antes do ator nascer ou ficar famoso, a semelhança é tão grande que daria para pensar até em uma “predestinação”. Já em outras situações, ainda que o personagem não tenha sido escrito já com o ator em mente, é como se fosse.

Apesar de não ser regra, muitas vezes essa situação acaba por “marcar” o ator e dificultar que ele consiga se destacar em outros papéis. Mas é claro que também temos casos de atores extremamente talentosos ou carismáticos e que escapam desse estigma. Dentro deste grupo, temos também a situação que considero a mais rara de todas: um ator que consegue este feito para dois personagens.

Tentei levar tudo isso em consideração nesta lista. Vale lembrar que não se trata de um “Top 10” e encorajo todos os leitores a listarem outros atores ou atrizes de cinema que acreditam fazer parte deste grupo.

 

10. Tom Cruise como Ethan Hunt

missaoimpossivel5_13

Aqui temos um caso curioso, pois o personagem nem existia na série de TV que serviu como base para a os filmes de ‘Missão Impossível’. Mas creio que nem os mais otimistas acreditavam que a série viraria uma franquia de cinema de tamanho sucesso e que produz excelentes filmes até hoje e isso sem dúvidas é mérito deste ator. O último filme da franquia, ‘Operação Fallout‘, foi o melhor dos seis. Se isso não é a prova de que Tom Cruise é a personificação de Ethan Hunt, eu desisto.

 

Não deixe de assistir:

9. Ryan Reynolds como Deadpool

deadpool_23

Este é sem dúvidas o membro mais recente deste grupo e finalmente podemos dizer que a paixão de Reynolds pelo personagem não só valeu à pena como também conseguiu desfazer as atrocidades feitas contra ele no passado recente. O sucesso estrondoso no cinema mostrou que não há ninguém melhor para nos entregar o equilíbrio perfeito entre bom humor ácido e ação desenfreada.

 

8. Michael J. Fox como Marty McFly

devoltaparaofuturo_1

Muitos já devem conhecer a história de como o diretor Robert Zemeckis escalou Eric Stoltz para o papel principal de ‘De Volta para o Futuro’, mas, após algumas semanas de produção, precisou desistir e conciliar suas filmagens para ter o ator que ele sempre quis para o papel de Marty: Michael J. Fox. Ainda bem que ele fez isso, pois era a peça que faltava nesta franquia que está repleta de exemplos de atores bem escalados, ou você consegue pensar em outros atores para interpretar Emmett Brown ou Biff Tannen?

 

7. Hugh Jackman como Wolverine

Quem, assim como eu, é fã ou já leu os quadrinhos do mutante que “é o melhor naquilo que faz”, nunca imaginou que no cinema ele seria o mais alto dos X-Men. Mas esse “impasse físico” virou apenas um mero detalhe logo na primeira cena em que Hugh Jackman interpreta Wolverine. Seu carisma e entrega física foram tão grandes que ele acabou se transformando no grande rosto e líder da franquia, sendo inclusive o primeiro a ter filmes solo. Infelizmente o ator não possui o mesmo poder de cura de seu personagem e a idade está começando a pesar, tanto que ele já disse que ‘Logan‘ foi seu último filme. Esperamos que ele mude de ideia!

 

6. Sigourney Weaver como Helen Ripley

alien-Sigourney Weaver

Em uma época em que não tínhamos tantas mulheres assumindo protagonismos em filmes de ação, Sigourney Weaver encheu as telonas no comando de uma das franquias mais celebradas de ficção científica: ‘Alien’. E foi justamente quando James Cameron, o cineasta que já havia dado o mesmo destaque para Linda Hamilton em ‘O Exterminador do Futuro’, assumiu a franquia e dirigiu o filme que considero o melhor de todos, que ela brilhou de forma magistral e foi inclusive indicada para um Oscar (apesar de ter perdido injustamente), coisa raríssima para este gênero de filmes.

 

5. Robert Downey Junior como Tony Stark

homemdeferro3_26-650x400

Quando a própria pessoa que criou o personagem anos antes de alguém representá-lo no cinema, vem a público dizer que determinado ator “nasceu para interpretar” sua criação, nem precisamos justificar a presença dele nesta lista. Foi justamente isso que aconteceu com Robert Downey Jr. e o criador de Iron Man nos quadrinhos, Stan Lee. Como Tony Stark, Downey Jr. conseguiu não só ressuscitar sua carreira e se tornar um dos atores mais bem pagos do cinema atual como também criar a base para que a Marvel se tornasse a gigante que é hoje nas telonas.

 

4. Arnold Schwarzenegger como Conan e T-800

exterminadordofuturo5_27

A partir daqui vamos ter um “combo” de atores que foram presenteados com mais de um personagem marcante em suas carreiras e ninguém melhor para começar do que o “Governator”. O bárbaro Conan parece ter sido criado para um dia ser interpretado por Arnold devido à assombrosa semelhança física. Já quanto ao cyborg assassino, apesar de já termos visto outros “modelos marcantes” no cinema, como o T-1000 de Robert Patrick, quando qualquer pessoa ouve a palavra “Exterminador”, garanto que é a imagem de Schwarzenegger que vem à sua mente.

 

3. Sylvester Stallone como Rocky e Rambo

Rocky

Outro membro deste seleto grupo já viveu estes dois personagens em mais de 10 filmes e marcou a vida de muitos cinéfilos que, como eu, cresceram vibrando com a determinação de Rocky Balboa e com o poder de destruição de John Rambo. Este é um dos casos em que não se deve tentar seguir a franquia depois que seu protagonista não conseguir mais continuar. Já imaginou um Rocky sem o “jeitão” do Stallone? Já pensou um Rambo que não entorta a boca na hora de atirar? Nem tente, é impossível.

 

2. Harrison Ford como Han Solo e Indiana Jones

starwarsdespertardaforca_62

Duvido que alguém consiga imaginar outro ator que não seja Harrison Ford para viver esses dois personagens, mas o curioso é que nenhum destes papéis seria originalmente dele. No primeiro caso, ele estava apenas ajudando nos testes e lendo falas para escolher quem seria o mercenário piloto da Millenium Falcon e no segundo caso a primeira escolha havia sido Tom Selleck. Ainda bem que os “deuses do cinema” interviram e nos presentearam com dois dos personagens mais icônicos do cinema moderno.

 

1. Christopher Reeve como Superman

superman_1

Temos aqui o que considero o caso mais evidente de um ator que nasceu para viver um personagem específico. Basta olhar algumas fotos de Christopher Reeve como Superman e comparar com os quadrinhos criados antes dele nascer para ver a semelhança espantosa. E de quebra, temos um ator extremamente talentoso que entregou excelentes performances como este super-herói, ainda que tenha sido prejudicado pelas continuações ruins. Já tivemos outros atores vivendo este papel antes e depois dele. Provavelmente teremos vários outros, mas dificilmente alguém chegará aos pés do astro que nos fez acreditar que o homem poderia voar.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS